Cargas por eixo e fatores de veículos obtidos em rodovias federais concessionadas do Estado do Paraná

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Peterlini, Paulo Sergio
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/88317
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil.
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spelling Cargas por eixo e fatores de veículos obtidos em rodovias federais concessionadas do Estado do ParanáEngenharia civilRodoviasParanaPavimentosProjetos e construçãoConfiabilidadeDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil.Na presente dissertação desenvolve-se uma avaliação dos Fatores de Veículos em Rodovias Federais no Estado do Paraná, baseado em pesquisas realizadas através de pesagens em 7 Postos de Pesagens de Veículos, em rodovias federais concessionadas, durante o ano de 2002. O objetivo principal da pesquisa é a criação de um banco de dados, suficiente para permitir avaliações mais atualizadas das cargas por eixo nas rodovias, e, principalmente, propiciar uma atualização dos valores dos Fatores de Veículos. Os atuais valores de FV calculados pelo DNER (atual DNIT), baseados em pesagens de 1986, estão desatualizados, face à introdução de novos tipos de veículos transportadores de cargas que adentraram no mercado nos últimos tempos, além de modificações ocorridas na legislação de trânsito no Brasil. Para calcular os valores atualizados dos Fatores de Veículos buscaram-se equações originais dos Fatores de Equivalência de Cargas das metodologias norte-americanas da American Association of State Highway and Transportation Officials (AASHTO) e da United State Army Corp of Engineers (USACE). Ao todo foram coletadas aproximadamente 150.000 pesagens de veículos da frota circulante nas rodovias federais BR-277 (Guarapuava - Paranaguá) e da BR-376 (Norte do Paraná - Curitiba), que constituem dois dos mais importantes corredores rodoviários do Estado do Paraná. Os dados tabulados fornecerão aos projetistas de pavimentos, valores mais atualizados dos Fatores de Veículos, melhorando a adequação nos projetos de estruturas de pavimentos, principalmente no que se refere ao cálculo do número N. Ainda dentro do trabalho estão contidas duas análises paramétricas mostrando e analisando a modificação do carregamento ocorrido no trecho da BR-277 (Curitiba-Campo Largo) em 1986 e 2002, e avaliação de um dimensionamento do pavimento, reavaliando o tráfego e introduzindo novos valores de Fatores de Veículos, de um trecho construído e entregue ao tráfego no final de 2002. Por último a apresentação do programa computacional MEPDG, conhecido como DG/2002, inserido no Guia da AASHTO/2002, como uma ferramenta mais poderosa e atual no dimensionamento estrutural de pavimentos em geral, baseados em critérios mecanísticos-empíricos.Florianópolis, SCMarcon, Antonio FortunatoUniversidade Federal de Santa CatarinaPeterlini, Paulo Sergio2012-10-22T07:39:31Z2012-10-22T07:39:31Z20062006info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisxxi, 192 f.| il., grafs., tabs.application/pdf235287http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/88317porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-05T01:43:23Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/88317Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-05T01:43:23Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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