A prestação de serviços metrológicos para a Indústria 4.0: Uma avaliação dos laboratórios da rede SIBRATEC RP2M.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Margotti, Emiliana
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/194339
Resumo: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Curso de Administração.
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spelling A prestação de serviços metrológicos para a Indústria 4.0: Uma avaliação dos laboratórios da rede SIBRATEC RP2M.Indústria 4.0Transformação DigitalServiço MetrológicoTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Curso de Administração.A era da transformação digital, conceituada por termos como “4ª Revolução Industrial”, “Indústria 4.0”, “Manufatura Avançada” tem gerado tendências disruptivas nas áreas tecnológica, estratégica e organizacional. Este novo marco das indústrias faz com que os prestadores de serviços devam acompanhá-la buscando suprir novas demandas. Neste sentido pergunta-se: Como pode ser a prestação de serviços metrológicos para a Indústria 4.0? Afim de responder este questionamento o objetivo principal desta pesquisa é sugerir um conjunto de práticas operacionais para laboratórios de serviços metrológicos, visando atender as Indústrias 4.0. Para tal, foi realizada uma pesquisa bibliográfica para selecionar os fatores similares entre a Indústria 4.0 e a prestação de serviços, e por meio de um levantamento foi interpretada a opinião dos integrantes da Rede SIBRATEC RP2M, acerca das características do produto a ser ofertado, operações e tecnologias aplicáveis. Foi possível concluir que dentre as práticas operacionais a atender as Indústrias 4.0, está o monitoramento dos processos produtivos dos clientes, cabendo ao laboratório receber dados em tempo real e prestar um atendimento remoto. Também, ter interface digital de assistência e oferecer serviços remotos são operações que podem estar presentes no processo de suporte ao cliente em todos os laboratórios metrológicos. Por fim, as tecnologias implantadas em um laboratório deverão ser vistas como um ativo que além de otimizar os seus processos também gerarão benefícios a seus clientes. Desta forma, esse trabalho apresentou um conjunto de soluções técnicas, tecnológicas e organizacionais que podem ser avaliadas pelos prestadores de serviços a fim de se manterem competitivos nesse contexto digital.Florianópolis, SCErdmann, Rolf HermannDonatelli, Gustavo DanielUniversidade Federal de Santa Catarina.Margotti, Emiliana2019-03-29T17:56:09Z2019-03-29T17:56:09Z2018-11-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis76application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/194339porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-03-29T17:56:09Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/194339Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-03-29T17:56:09Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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