Esporte escolar: razão e significados
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/102627 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Desportos. Programa de Pós-Graduação em Educação Física. |
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Esporte escolar: razão e significadosEducação físicaEsportesEscolas particularesPelotas (RS)Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Desportos. Programa de Pós-Graduação em Educação Física.O presente estudo, do tipo descritivo exploratório, destinou-se a avaliar o funcionamento, a razão e os significados da implementação das Práticas Esportivas Extracurriculares (PEE) nas escolas da rede particular de Pelotas-RS, a partir da estrutura física e recursos humanos, estrutura pedagógica e financeira existentes em cada instituição. Nove diretores e nove coordenadores do esporte responderam a um questionário com questões pertinentes ao estudo. Após esta etapa, foram selecionadas duas escolas para caracterizar estas atividades de forma mais aprofundada, realizando-se entrevista semi-estruturada com todos os professores - dezesseis - responsáveis pelas modalidades esportivas. Através da análise de conteúdo foi possível constatar que, em geral, a estrutura física e recursos humanos das escolas participantes do estudo são variados, sendo que as duas escolas-caso - segunda etapa - possuem instalações e corpo profissional privilegiados em relação às demais. A estrutura pedagógica das participantes demonstrou a existência de um lento processo de inclusão e otimização das PEE no projeto político pedagógico (PPP) das instituições, embora a maioria das escolas afirme que as PEE estão inseridas no PPP. Os professores que trabalham com as PEE não estão devidamente sintonizados à filosofia pedagógica das instituições, com exceção da escola-caso "E". Vale ressaltar que há uma relação das três estruturas analisadas com a melhor oferta das PEE, sendo que aquelas escolas que apresentaram as estruturas de forma otimizada são as que possuem a maior clientela do mercado pelotense. O estudo deixou claro que a razão das escolas oferecerem as PEE é para se tornarem concorrentes no mercado e por entenderem que auxiliam na formação integral dos jovens, possuindo múltiplos significados para as instituições, quais sejam, marketing, formação, saúde e vínculo escolar. Mesmo que os motivos apontados para a oferta dessas atividades pelos participantes das escolas-caso sejam os mesmos sobrescritos, elas diferenciam-se à medida que o significado atribuído às PEE é de formação integral, demonstrando clareza de entendimento e comprometimento com a formação humana e social. Parte do problema está no fato de que, ao invés de se perceber em primeiro lugar os anseios das crianças - interessadas em suprir as necessidades de sua faixa etária -, são considerados os interesses dos adultos - segundo os quais o aluno é considerado um cliente em potencial. Cumpre dizer que a razão e o significado das PEE são - como lamentavelmente se constatou - primordialmente o capital, embora devessem ser a evolução da sociedade através da formação de suas crianças. Por outro lado, reconhece-se que este é um processo dinâmico e sujeito a constantes transformações, que dependerá muito da intenção daqueles que as implementam e as conduzem. Constatou-se, ainda, que a escola-caso "E" pode ser considerada um caminho para a inserção dessas atividades no contexto escolar. Isto porque está mais próxima de uma proposta coerente e atribui maior valor às PEE. Logo, acredita-se que a transparência entre a implementação e a intenção modifica a forma como essas atividades são percebidas, assim como a coerência entre o objetivo e a ação vai determinar o desenvolvimento do sujeito. O papel do esporte na escola deve se legitimar através de uma argumentação consistente e fundamentada, e não em mitos e chavões que há muito já deveriam estar superados.Florianópolis, SCShigunov, ViktorUniversidade Federal de Santa CatarinaLettnin, Carla da Conceição2013-07-16T01:27:40Z2013-07-16T01:27:40Z20052005info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisxii, 154 f.| tabs.application/pdf221616http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/102627porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-08-27T20:33:30Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/102627Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-08-27T20:33:30Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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