Raciocínio clínico no diagnóstico médico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Stamm, Ana Maria Nunes de Faria
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/90332
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção
id UFSC_dd3fe1266e49d88c08a90e0b31614e40
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/90332
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Universidade Federal de Santa CatarinaStamm, Ana Maria Nunes de FariaFialho, Francisco Antonio Pereira2012-10-23T08:43:23Z2012-10-23T08:43:23Z20072007241054http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/90332Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de ProduçãoEsse estudo teve como objetivo identificar o processo de raciocínio clínico na elaboração de hipóteses diagnósticas, contextualizado a um tema protótipo em Clínica Médica (CM), tendo como pressuposto que a estratégia hipotético-dedutiva é a base do raciocínio clínico e a esquema-indutiva e o reconhecimento de um padrão são estratégias auxiliares ou combinadas. O delineamento foi transversal, com base epistemológica qualitativa, com amostra não-probabilística do tipo intencional. Foi realizado no Hospital Universitário, da UFSC, em Florianópolis - SC, com 30 médicos-professores de um Departamento de Ensino em CM, que exercem ou exerceram atividade clínica por mais de 5 anos. A construção de protótipos em CM pelos participantes permitiu selecionar um caso clínico real, que foi o estímulo para a aplicação da técnica "think aloud" ou "pensando em voz alta". O texto obtido do processo de raciocínio clínico com a verbalização dos participantes foi gravado, transcrito e analisado com a aplicação da técnica de análise temática, do método de análise de conteúdo; para o perfil profissional foi aplicado um questionário estruturado. A estratégia de raciocínio mais freqüente foi a hipotético-dedutiva (HD) (47% (72/153)), com a mesma freqüência para a esquema-indutiva (E-I) (15,6% (24/153)) e o reconhecimento de um padrão (RP) (15,6%(24/153)), seguida pela mista E-I (E-I + HD) e mista RP (RP + HD) (respectivamente, 11,7% (18/153) e 9,8% (15/153), ao estabelecerem 153 hipóteses dentro de 31 tipos distintos. Concomitantemente, foram criados 356 eixos semânticos inseridos em 135 tipos, e os dados processados com 515 interpretações e 290 combinações. O perfil geral da amostra mostrou expressivo tempo de exercício na atividade clínica (27,3 anos) e na docência (24,4 anos), com uma média de especialização latu sensu de 2,3/participante, e mais da metade (53% (16/30) com strictu sensu. Os médicos-professores têm conhecimento formal e tácito diferenciado, com organização e conteúdo, utilizando múltiplas e combinadas estratégias no processo de raciocínio clínico, no qual a estratégia HD é a base. The objective of this study is to identify the clinical reasoning process in the elaboration of the diagnoses hypothesis, inserted in a prototype subject in Medical Clinic (MC), having as presupposition that the hypothetic deductive strategy, is the base of the clinical reasoning, and the inductive-scheme and the pattern recognition are auxiliaries or combined strategies. The outline was cross-sectional, with epistemological qualitative basis, using non-probabilistic sample of intentional type. This research was done in the Hospital from Santa Catarina Federal University, in Florianopolis, Santa Catarina State, with thirty teachers from the Medical Clinic (MC) Teaching Department, which perform or performed the clinical activity for more than five years. The prototype definition in MC by the participants, allow selecting a real clinical case, which was stimulated to apply a think aloud technique. The text gathered from the clinical reasoning process with the participant's verbal stimulation was taped, transcribed and analysed with the application of the thematic analysis technique, this analysis used the content analysis method, for the professional profile was applied a structured questionnaire. The more frequent reasoning strategy was hypothetic-deductive (HD) (47% (72/153)), the inductive-scheme (IE) (15.6% (24/153)) and the recognition of a standard (RS) (15.6% (24/153)) have the same frequency, followed by the mixed IE (IE + HD) and the mixed RS (RS + HD), (respectively, 11.7% (18/153) and 9.8% (15/153)), which established 153 hypothesis into 31 different types. At the same time, was created 356 semantic axis into 135 types, and these dates were processed with 515 interpretations and 290 combinations. The sample general profile showed an expressive time of the clinical activity experience (27.3 years) and in the medical teaching (24.4 years), with a latu sensu specialization average of the 2.3 years/ participant, and more than a half (53%) with strictu sensu. The doctors-teachers as formal and tacit knowledge, with the organization and content, using multiple and combined strategies in the clinical reasoning process, in which the HD strategy is the basis.1 v.| il., grafs., tabs.porFlorianópolis, SCEngenharia de produçãoSolução de problemasRaciocinioDiagnosticoClinica medicaRaciocínio clínico no diagnóstico médicoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL241054.pdfapplication/pdf5221121https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/90332/1/241054.pdf47fc54981ae7596b9ac9d2be2f8b936dMD51TEXT241054.pdf.txt241054.pdf.txtExtracted Texttext/plain368060https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/90332/2/241054.pdf.txtc621f54dd628001c2976eedd330c33d0MD52THUMBNAIL241054.pdf.jpg241054.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg707https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/90332/3/241054.pdf.jpg673eb773a1c9a281ec2c260b6a341261MD53123456789/903322013-05-02 21:58:29.021oai:repositorio.ufsc.br:123456789/90332Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-03T00:58:29Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Raciocínio clínico no diagnóstico médico
title Raciocínio clínico no diagnóstico médico
spellingShingle Raciocínio clínico no diagnóstico médico
Stamm, Ana Maria Nunes de Faria
Engenharia de produção
Solução de problemas
Raciocinio
Diagnostico
Clinica medica
title_short Raciocínio clínico no diagnóstico médico
title_full Raciocínio clínico no diagnóstico médico
title_fullStr Raciocínio clínico no diagnóstico médico
title_full_unstemmed Raciocínio clínico no diagnóstico médico
title_sort Raciocínio clínico no diagnóstico médico
author Stamm, Ana Maria Nunes de Faria
author_facet Stamm, Ana Maria Nunes de Faria
author_role author
dc.contributor.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Stamm, Ana Maria Nunes de Faria
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Fialho, Francisco Antonio Pereira
contributor_str_mv Fialho, Francisco Antonio Pereira
dc.subject.classification.pt_BR.fl_str_mv Engenharia de produção
Solução de problemas
Raciocinio
Diagnostico
Clinica medica
topic Engenharia de produção
Solução de problemas
Raciocinio
Diagnostico
Clinica medica
description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção
publishDate 2007
dc.date.submitted.pt_BR.fl_str_mv 2007
dc.date.issued.fl_str_mv 2007
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2012-10-23T08:43:23Z
dc.date.available.fl_str_mv 2012-10-23T08:43:23Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/90332
dc.identifier.other.pt_BR.fl_str_mv 241054
identifier_str_mv 241054
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/90332
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 v.| il., grafs., tabs.
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/90332/1/241054.pdf
https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/90332/2/241054.pdf.txt
https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/90332/3/241054.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 47fc54981ae7596b9ac9d2be2f8b936d
c621f54dd628001c2976eedd330c33d0
673eb773a1c9a281ec2c260b6a341261
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1766805316508319744