Os impactos pós-combinação de negócios na rentabilidade das empresas brasileiras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Isaac Pacheco
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/197897
Resumo: TCC (Graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Socioeconômico. Curso de Ciências Contábeis
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spelling Os impactos pós-combinação de negócios na rentabilidade das empresas brasileirasCombinação de NegóciosRentabilidadeMétodo AquisiçãoContabilidade FinanceiraDisclosureGoodwillTCC (Graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Socioeconômico. Curso de Ciências ContábeisEm busca de cenários de hegemonia, a Combinação de Negócios tem se demonstrado um interessante método de se posicionar no mercado. O objetivo desde estudo foi verificar possíveis impactos das Combinações de Negócios na rentabilidade de empresas de capital aberto. Para isto, selecionou-se 289 empresas listadas na B3 a fim de observar a realização de operações de Combinações de Negócios e o comportamento de suas rentabilidades em um período pós-aquisição. Também foi analisado o nível de evidenciação (diclosure) das Combinaçoes de Negócios estabelecendo uma métrica com base na análise descritiva das informações das Combinações de Negócios em notas explicativas. A pesquisa compreendeu desde o período de vigência do CPC 15 (R1), 2010, até o ano de 2017. A pesquisa classificase como descritiva e em relação a abordagem do problema é considerada qualitativa e quantitativa. Forem identificadas 386 Combinações de Negócios durante o período analisado. Os resultados obtidos por meio de Regressão com dados em Painel apontaram que, em um primeiro momento, a Combinação de Negócios impacta negativamente na rentabilidade das empresas. Os resultados também demonstram que o goodwill reconhecido nas Combinações de Negócios impacta de forma positiva, embora minimamente, a rentabilidade das empresas em um período pós-aquisição.Florianópolis, SCRover, SulianiUniversidade Federal de Santa CatarinaSilva, Isaac Pacheco2019-07-19T12:12:19Z2019-07-19T12:12:19Z2019-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis67application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/197897info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2023-06-12T18:58:27Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/197897Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732023-06-12T18:58:27Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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