Da mitologia à ciência: entrelaçamentos entre o enfoque ciência, tecnologia e sociedade e a relação universidade-empresa
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/205617 |
Resumo: | Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2018. |
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Da mitologia à ciência: entrelaçamentos entre o enfoque ciência, tecnologia e sociedade e a relação universidade-empresaEducação científica e tecnológicaCiência e tecnologiaUniversidades e faculdadesUniversidade e industriaTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2018.Durante muito tempo, especialmente nos seus primórdios, a universidade centrou esforços basicamente nas atividades de ensino e, mesmo na contemporaneidade, este tipo de função tem ocupado a maior parte do tempo dos professores e da estrutura universitária, essencialmente no desempenho do papel de formar profissionais requeridos pelo mercado de trabalho. A partir das ideias de Humboldt, na Universidade de Berlim na Alemanha, no século XIX, uma concepção de ensino superior alicerçada nas ideias de investigação e de docência, começou a emergir, consolidando o que se convencionou chamar Universidade da Pesquisa. Há alguns anos, no entanto, as inovações tecnológicas e a complexidade mercadológica acentuaram a relevância da ciência e tecnologia (C&T) no cenário mundial, exacerbando sua necessidade e importância para a geração de riqueza e a melhoria da qualidade de vida de regiões e países. Este fato, vem incitando as universidades a contribuir com o desenvolvimento das indústrias e, no Brasil, do parque produtivo nacional e das áreas consideradas estratégicas para o país (engenharias, ciências da computação, física, química, biologia e saúde) com vistas a consolidação e expansão do Sistema Brasileiro de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I). Ainda que esta configuração aponte, sob a ótica de alguns autores, muitas vantagens tanto para empresas como para as universidades, não se pode desconsiderar que, é papel desta segunda, discutir os aspectos sociais do desenvolvimento científico-tecnológico e refletir sobre os benefícios que este poderá trazer como também sobre as consequências sociais e ambientais que poderá causar. Por isso, é considerada de suma importância a discussão sobre o enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS), no cenário educacional. Assim, o presente trabalho consistirá na apresentação de uma análise acerca da percepção de docentes sobre a realização de atividades de ensino pautadas no enfoque CTS em universidades que estimulam a relação Universidade- Empresa (U-E). A pesquisa efetuada para a obtenção dos dados, de natureza qualitativa, delineou-se como um estudo de caso com a utilização de variadas técnicas metodológicas, como a análise bibliográfica, documental e entrevistas semiestruturadas. Para o tratamento analítico foi utilizada a análise de conteúdo. Preliminarmente, os resultados e análises da pesquisa apontaram que os docentes avaliam a relação U-E como importante e vantajosa sob muitos aspectos, mas mesmo diante desta constatação, consideram que a formação acadêmica técnico-científica realizada em sala de aula e em outros ambientes de aprendizagem da universidade, deve abordar os aspectos histórico-epistemológicos e as implicações humanístico-sociais da ciência e da tecnologia; por meio de uma educação humanizadora.Abstract : For a long time, especially in its early days, the university has focused its efforts primarily on teaching activities and, even today, this type of function has occupied most of the time of teachers and university structure, essentially in the role of training professionals required by the labor market. From the ideas of Humboldt at the University of Berlin in Germany in the nineteenth century, a conception of higher education based on ideas of research and teaching began to emerge, consolidating what has been called the Research University. A few years ago, however, technological innovations and market complexity accentuated the relevance of Science and Technology (S&T) on the world stage, exacerbating their need and importance for wealth generation and improving the quality of life of regions and countries. Universities contribute to the development of industries and, in Brazil, the national productive park and some areas considered strategic for the country (engineering, computer sciences, physics, chemistry, biology and health) with a view the consolidation and expansion of the Brazilian System of Science, Technology and Innovation (ST&I). Although this configuration points out, from the perspective of some authors, many advantages for both companies and universities, it is not possible to disregard that it is the latter's role to discuss the social aspects of scientific and technological development and to reflect on the benefits that this the social and environmental consequence it may cause. Therefore, the discussion about the Science, Technology and Society (STS) approach in the educational scenario is considered of paramount importance. Thus, the present work will consist in the presentation of an analysis about the perception of teachers about the accomplishment of teaching activities based on the STS approach in universities that stimulate the University-Company relationship (U-C). The qualitative research was conducted as a case study using a variety of methodological techniques, such as bibliographic, documentary and semi- structured interviews. For the analytical treatment, the content analysis was used. Preliminarily, the results and analyzes of the research pointed out that teachers evaluate the U-C relationship as important and advantageous in many aspects, but even in the face of this finding, they consider that the technical-scientific academic training carried out in the classroom and in other learning environments of the university, must address the historical- epistemological aspects and the humanistic-social implications of science and technology; through a humanizing education.Bazzo, Walter AntonioUniversidade Federal de Santa CatarinaFelipe, Luciana Flôr Correa2020-03-31T13:53:42Z2020-03-31T13:53:42Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis228 p.| il., gráfs.application/pdf360215https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/205617porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-03-31T13:53:42Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/205617Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-03-31T13:53:42Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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