O ensino de antropologia no Brasil: um estudo sobre as formas institucionalizadas de transmissão da cultura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sanabria, Guillermo Vega
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/102383
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social.
id UFSC_ddab50263194922b00fab3a77cbce954
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/102383
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Universidade Federal de Santa CatarinaSanabria, Guillermo VegaHartung, Miriam Furtado2013-07-16T00:48:43Z2013-07-16T00:48:43Z20052005229516http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/102383Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social.This dissertation explores the relationships between curriculum features in six Postgraduate Programs in Social Anthropology (PPGAS) in Brazil and the institutional conditions in which anthropological knowledge is transmitted in the country. The start point is the belief that the formal organization of the Curriculum as well as some identifiable tendencies in the programs of compulsory subjects convey a classification of anthropological knowledge. This classification would refer, not only to a canon for the formation of new Anthropologists in Brazil, but also to idiosyncratic features in Anthropology courses. The research involved an statistical analysis of the programs for the compulsory subjects taught in 2001, 2002 and 2003, looking for the identification of tendencies regarding the proposed authors, texts and topics. It involved, also, new data investigation, using "in situ" procedures, through interviews and files review, aimed to gather those elements that would allow me to contrast the results from the statistical analysis with some aspects of social life in the postgraduate courses. Topics such as the intergenerational relationships, the interinstitutional relationships, the division of labour and the social reproduction emerge as the main questions, in the light of some notions about the "classic", the "history" and the formation in Anthropology as an "initiatic experience".A pesquisa explora relações entre características do currículo em seis Programas de Pós-graduação em Antropologia Social (PPGAS) no Brasil e condições institucionais em que conhecimentos antropológicos são "recortados" e transmitidos no país. Parte-se da idéia de que a organização formal de grades curriculares e certas tendências identificáveis nos programas de disciplinas obrigatórias expressam uma classificação do conhecimento antropológico destinado ao ensino. Essa classificação remeteria a um cânone para a formação dos novos antropólogos no Brasil, mas também a traços idiossincráticos das relações sociais nos cursos de antropologia neste contexto. A pesquisa envolveu a análise estatística dos programas das disciplinas obrigatórias oferecidas em 2001, 2002 e 2003, visando identificar tendências a respeito dos autores, textos e temas neles propostos. Envolveu também o levantamento de informações in situ, através de entrevistas e revisão de arquivos, buscando reunir elementos que permitissem contrastar os resultados da análise estatística com aspectos da vida social nos cursos de pós-graduação participantes. Temas como relações intergeracionais, relações interinstitucionais, divisão do trabalho e reprodução social surgem como questões centrais, à luz de noções sobre o "clássico", a "história" e a formação em antropologia como "experiência iniciática". This dissertation explores the relationships between curriculum features in six Postgraduate Programs in Social Anthropology (PPGAS) in Brazil and the institutional conditions in which anthropological knowledge is transmitted in the country. The start point is the belief that the formal organization of the Curriculum as well as some identifiable tendencies in the programs of compulsory subjects convey a classification of anthropological knowledge. This classification would refer, not only to a canon for the formation of new Anthropologists in Brazil, but also to idiosyncratic features in Anthropology courses. The research involved an statistical analysis of the programs for the compulsory subjects taught in 2001, 2002 and 2003, looking for the identification of tendencies regarding the proposed authors, texts and topics. It involved, also, new data investigation, using "in situ" procedures, through interviews and files review, aimed to gather those elements that would allow me to contrast the results from the statistical analysis with some aspects of social life in the postgraduate courses. Topics such as the intergenerational relationships, the interinstitutional relationships, the division of labour and the social reproduction emerge as the main questions, in the light of some notions about the "classic", the "history" and the formation in Anthropology as an "initiatic experience".113 f.| grafs., tabs.porFlorianópolis, SCAntropologiaEstudo e ensino (Pós-graduação)CurriculosBrasilAntropologia socialO ensino de antropologia no Brasil: um estudo sobre as formas institucionalizadas de transmissão da culturainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL229516.pdfapplication/pdf1848957https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/102383/1/229516.pdfae6b7f06edb5df0252ad498131c7a822MD51TEXT229516.pdf.txt229516.pdf.txtExtracted texttext/plain312989https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/102383/2/229516.pdf.txtfef5137b3bbfda52bb96ef93cf8d8572MD52123456789/1023832022-10-20 12:29:48.659oai:repositorio.ufsc.br:123456789/102383Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-10-20T15:29:48Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.en.fl_str_mv O ensino de antropologia no Brasil: um estudo sobre as formas institucionalizadas de transmissão da cultura
title O ensino de antropologia no Brasil: um estudo sobre as formas institucionalizadas de transmissão da cultura
spellingShingle O ensino de antropologia no Brasil: um estudo sobre as formas institucionalizadas de transmissão da cultura
Sanabria, Guillermo Vega
Antropologia
Estudo e ensino (Pós-graduação)
Curriculos
Brasil
Antropologia social
title_short O ensino de antropologia no Brasil: um estudo sobre as formas institucionalizadas de transmissão da cultura
title_full O ensino de antropologia no Brasil: um estudo sobre as formas institucionalizadas de transmissão da cultura
title_fullStr O ensino de antropologia no Brasil: um estudo sobre as formas institucionalizadas de transmissão da cultura
title_full_unstemmed O ensino de antropologia no Brasil: um estudo sobre as formas institucionalizadas de transmissão da cultura
title_sort O ensino de antropologia no Brasil: um estudo sobre as formas institucionalizadas de transmissão da cultura
author Sanabria, Guillermo Vega
author_facet Sanabria, Guillermo Vega
author_role author
dc.contributor.en.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Sanabria, Guillermo Vega
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Hartung, Miriam Furtado
contributor_str_mv Hartung, Miriam Furtado
dc.subject.classification.en.fl_str_mv Antropologia
Estudo e ensino (Pós-graduação)
Curriculos
Brasil
Antropologia social
topic Antropologia
Estudo e ensino (Pós-graduação)
Curriculos
Brasil
Antropologia social
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social.
publishDate 2005
dc.date.submitted.en.fl_str_mv 2005
dc.date.issued.fl_str_mv 2005
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-07-16T00:48:43Z
dc.date.available.fl_str_mv 2013-07-16T00:48:43Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/102383
dc.identifier.other.en.fl_str_mv 229516
identifier_str_mv 229516
url http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/102383
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 113 f.| grafs., tabs.
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/102383/1/229516.pdf
https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/102383/2/229516.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv ae6b7f06edb5df0252ad498131c7a822
fef5137b3bbfda52bb96ef93cf8d8572
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1766805169806245888