Fluxo de informação em uma empresa do segmento publicitário
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/115680 |
Resumo: | TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Curso de Biblioteconomia. |
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Fluxo de informação em uma empresa do segmento publicitárioFluxo de informaçãoPublicidadeInformaçãoTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Curso de Biblioteconomia.A informação é considerada e utilizada como fator estruturante e um instrumento de gestão para as organizações. Somando-se aos estudos acerca do tema, o presente trabalho expõe uma contextualização do fluxo de informação em agência de publicidade, tendo como objetivo principal analisar o fluxo de informação no processo de desenvolvimento de materiais publicitários em uma agência do segmento publicitário. Dentre os objetivos específicos estão: evidenciar a importância da informação nas organizações; caracterizar os departamentos e o sistema de informação que compõem a agência onde ocorre o fluxo informacional; e diagnosticar o fluxo de informação por meio da utilização de TICs, das fontes e canais de informação utilizados, das barreiras enfrentadas na busca e acesso à informação, das determinantes de escolha das fontes e dos fatores que motivam a busca por informação. Como embasamento teórico, foram utilizados subsídios da literatura nacional relativos ao tema, cujo conteúdo apontou como foco o fluxo de informação. Do ponto de vista metodológico, para o desenvolvimento da pesquisa foi selecionada uma empresa de médio porte do setor publicitário de Florianópolis, na qual foram aplicados questionários para os profissionais atuantes nos departamentos de criação e atendimento. As perguntas visaram explicitar a atuação dos profissionais relacionando-a ao tema. Os resultados obtidos possibilitaram diagnosticar ocorrências que compõem o fluxo de informação na agência; caracterizar os respondentes e explicitar fatores de suas rotinas de trabalho que influenciam no fluxo informacional da empresa que em síntese é composta por informações provenientes do ambiente externo à organização, informações produzidas pela empresa para utilização própria e informações produzidas pela empresa destinadas ao público externo. Nesse sentido, esse trabalho aborda a importância da informação e como ocorre o fluxo de informações em uma agência de publicidade.Information is considered and used as a structural factor and a management tool for organizations. In addition to studies on the subject, this paper exposes a contextualization of information flow in an advertising agency, having as main objective to analyze the flow of information in the development of advertising materials in a segment of the advertising agency process. Among the specific objectives are: highlight the importance of information in organizations; characterize the departments and information system that comprise the agency where the information flow occurs; and diagnosing the flow of information through the use of Information and communications technologies, the used sources and channels of information, the barriers faced in the search and information access, the determinants of choice of sources and factors that motivate the search for information. As a theoretical foundation, subsidies from the national literature related to the topic were used, whose the content indicated as a focus the flow of information. From the methodological point of view, for the development of research was selected a medium-sized company's advertising industry of Florianópolis, in which questionnaires for professionals working in creative departments and care were applied. The questions aimed to clarify the action of professionals and relating it to the theme. The results allowed to diagnose occurrences that compose the flow of information within the Agency; describe who responded and explain their work routines that influence the information flow of the company that, in brief, is comprised of information from the external environment to the organization, information produced by the company for its own use and information produced by the company to the foreign public factors. Thus, this paper discusses the importance of information and how the information flow in an advertising agency occurs.Varvakis, GregórioUniversidade Federal de Santa CatarinaAlmeida, Talitha Mônica2014-03-11T17:47:38Z2014-03-11T17:47:38Z2014-02-242014-02-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis80 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/115680Florianópolis, SCporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-03-16T03:00:43Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/115680Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-03-16T03:00:43Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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