As (De)Pendências Das Empregadas: exemplos de representações de domésticas no cinema contemporâneo brasileiro
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/204322 |
Resumo: | TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Filosofia e Ciências Humanas. História |
id |
UFSC_ddc3282dd954ceb4fedfbb20eb3f68eb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/204322 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
As (De)Pendências Das Empregadas: exemplos de representações de domésticas no cinema contemporâneo brasileiroDomésticasGêneroCinemaHistóriaTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Filosofia e Ciências Humanas. HistóriaEm vista de avanços na busca de direitos de mulheres relativos aos seus serviços como empregadas domésticas remuneradas, e comparando permanências estruturais de precarização relativas ao mercado de trabalho no Brasil, neste estudo abordaremos os filmes brasileiros: Casa Grande (2014) e Que Horas Ela Volta (2015), que apresentam representações de empregadas domésticas. A partir de suas análises, procuramos compreender seus caráteres históricos levando em conta as noções de gênero, raça e classe a partir das perspectivas de História Social, Cinema, Gênero e Interseccionalidade. Como metodologia para a análise fílmica, utilizamos a decupagem completa de ambas produções. Tendo em vista que filmes são agentes sociais, pretendemos localizá-los dentro de sua teia social e histórica. Apesar de atingirem relativo grande número de espectadores, o cinema nem sempre possui uma acessibilidade democrática. Entretanto, podemos perceber que em diferentes níveis de profundidade, os filmes conseguiram gerar diferentes discussões e críticas levantadas, seja pela crítica especializada, seja pelo público geral. Essas discussões abrem espaço para que as mudanças da legislação de domésticas sejam efetivadas.Florianópolis, SCValim, Alexandre BuskoUniversidade Federal de Santa CatarinaRamos, Vitória Tiscoski2020-02-20T14:20:15Z2020-02-20T14:20:15Z2019-12-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis74 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/204322info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2020-02-20T14:20:15Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/204322Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-02-20T14:20:15Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
As (De)Pendências Das Empregadas: exemplos de representações de domésticas no cinema contemporâneo brasileiro |
title |
As (De)Pendências Das Empregadas: exemplos de representações de domésticas no cinema contemporâneo brasileiro |
spellingShingle |
As (De)Pendências Das Empregadas: exemplos de representações de domésticas no cinema contemporâneo brasileiro Ramos, Vitória Tiscoski Domésticas Gênero Cinema História |
title_short |
As (De)Pendências Das Empregadas: exemplos de representações de domésticas no cinema contemporâneo brasileiro |
title_full |
As (De)Pendências Das Empregadas: exemplos de representações de domésticas no cinema contemporâneo brasileiro |
title_fullStr |
As (De)Pendências Das Empregadas: exemplos de representações de domésticas no cinema contemporâneo brasileiro |
title_full_unstemmed |
As (De)Pendências Das Empregadas: exemplos de representações de domésticas no cinema contemporâneo brasileiro |
title_sort |
As (De)Pendências Das Empregadas: exemplos de representações de domésticas no cinema contemporâneo brasileiro |
author |
Ramos, Vitória Tiscoski |
author_facet |
Ramos, Vitória Tiscoski |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Valim, Alexandre Busko Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ramos, Vitória Tiscoski |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Domésticas Gênero Cinema História |
topic |
Domésticas Gênero Cinema História |
description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Filosofia e Ciências Humanas. História |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-06 2020-02-20T14:20:15Z 2020-02-20T14:20:15Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/204322 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/204322 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
74 f. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652092367175680 |