Uma reflexão sobre as possibilidades de leitores críticos dos meios de comunicação de massa: tanto visuais quanto textuais
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Data de Publicação: | 2002 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/82847 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. |
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Universidade Federal de Santa CatarinaAlmeida, Maria Suely RodriguesFialho, Francisco Antonio Pereira2012-10-19T18:51:14Z2012-10-19T18:51:14Z20022002188228http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/82847Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.A presente dissertação constitui-se de um estudo sobre as possibilidades da escola em formar leitores críticos. Por leitor crítico, entende-se o indivíduo capaz de fazer uma leitura do mundo que o cerca, de seu tempo, de sua história contextualizada. O leitor crítico é aquele capaz de reler a mensagem, alcançar o intertexto, a metalinguagem. A formação de leitores críticos, permite vislumbrar uma sociedade com possibilidades concretas de libertar-se de ideologias de dominação, do subjugo, da exploração, da expropriação. Analisados sob a perspectiva do método em Marx, foi possível demonstrar a importância de se conhecer a dimensão social e ideológica da comunicação, o poder que esta detém de agregar, bem como de segregar pequenas e grandes parcelas da sociedade. É nesta perspectiva que se tem definido o papel da escola, enquanto aparelho ideológico contraditório, que pode instrumentalizar para vencer as barreiras da dominação, levando o indivíduo a libertar-se do poder da comunicação manipulada, ou a segregá-lo pela via da alienação. Ao analisar as respostas da pesquisa de campo, pretendeu-se estabelecer metas para a certeza de que a leitura é o processo de passar da consciência fragmentada para uma visão crítica, englobadora. É, portanto, passar da emoção para o conceito.ii, 82 f.| tabs., grafs.porFlorianópolis, SCEngenharia de produçãoComunicacao de massa na educacaoLeituraCriticaUma reflexão sobre as possibilidades de leitores críticos dos meios de comunicação de massa: tanto visuais quanto textuaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALPEPS2443-D.pdfPEPS2443-D.pdfapplication/pdf8648639https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/82847/1/PEPS2443-D.pdffff407ef8a2174d33d26e3ab7f718ffcMD51123456789/828472012-10-19 15:51:14.093oai:repositorio.ufsc.br:123456789/82847Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732012-10-19T18:51:14Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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