Uma reflexão sobre as possibilidades de leitores críticos dos meios de comunicação de massa: tanto visuais quanto textuais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Maria Suely Rodrigues
Data de Publicação: 2002
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/82847
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
id UFSC_de505c3cda32545dd20602dc9e471109
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/82847
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Universidade Federal de Santa CatarinaAlmeida, Maria Suely RodriguesFialho, Francisco Antonio Pereira2012-10-19T18:51:14Z2012-10-19T18:51:14Z20022002188228http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/82847Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.A presente dissertação constitui-se de um estudo sobre as possibilidades da escola em formar leitores críticos. Por leitor crítico, entende-se o indivíduo capaz de fazer uma leitura do mundo que o cerca, de seu tempo, de sua história contextualizada. O leitor crítico é aquele capaz de reler a mensagem, alcançar o intertexto, a metalinguagem. A formação de leitores críticos, permite vislumbrar uma sociedade com possibilidades concretas de libertar-se de ideologias de dominação, do subjugo, da exploração, da expropriação. Analisados sob a perspectiva do método em Marx, foi possível demonstrar a importância de se conhecer a dimensão social e ideológica da comunicação, o poder que esta detém de agregar, bem como de segregar pequenas e grandes parcelas da sociedade. É nesta perspectiva que se tem definido o papel da escola, enquanto aparelho ideológico contraditório, que pode instrumentalizar para vencer as barreiras da dominação, levando o indivíduo a libertar-se do poder da comunicação manipulada, ou a segregá-lo pela via da alienação. Ao analisar as respostas da pesquisa de campo, pretendeu-se estabelecer metas para a certeza de que a leitura é o processo de passar da consciência fragmentada para uma visão crítica, englobadora. É, portanto, passar da emoção para o conceito.ii, 82 f.| tabs., grafs.porFlorianópolis, SCEngenharia de produçãoComunicacao de massa na educacaoLeituraCriticaUma reflexão sobre as possibilidades de leitores críticos dos meios de comunicação de massa: tanto visuais quanto textuaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALPEPS2443-D.pdfPEPS2443-D.pdfapplication/pdf8648639https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/82847/1/PEPS2443-D.pdffff407ef8a2174d33d26e3ab7f718ffcMD51123456789/828472012-10-19 15:51:14.093oai:repositorio.ufsc.br:123456789/82847Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732012-10-19T18:51:14Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Uma reflexão sobre as possibilidades de leitores críticos dos meios de comunicação de massa: tanto visuais quanto textuais
title Uma reflexão sobre as possibilidades de leitores críticos dos meios de comunicação de massa: tanto visuais quanto textuais
spellingShingle Uma reflexão sobre as possibilidades de leitores críticos dos meios de comunicação de massa: tanto visuais quanto textuais
Almeida, Maria Suely Rodrigues
Engenharia de produção
Comunicacao de massa na educacao
Leitura
Critica
title_short Uma reflexão sobre as possibilidades de leitores críticos dos meios de comunicação de massa: tanto visuais quanto textuais
title_full Uma reflexão sobre as possibilidades de leitores críticos dos meios de comunicação de massa: tanto visuais quanto textuais
title_fullStr Uma reflexão sobre as possibilidades de leitores críticos dos meios de comunicação de massa: tanto visuais quanto textuais
title_full_unstemmed Uma reflexão sobre as possibilidades de leitores críticos dos meios de comunicação de massa: tanto visuais quanto textuais
title_sort Uma reflexão sobre as possibilidades de leitores críticos dos meios de comunicação de massa: tanto visuais quanto textuais
author Almeida, Maria Suely Rodrigues
author_facet Almeida, Maria Suely Rodrigues
author_role author
dc.contributor.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Maria Suely Rodrigues
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Fialho, Francisco Antonio Pereira
contributor_str_mv Fialho, Francisco Antonio Pereira
dc.subject.classification.pt_BR.fl_str_mv Engenharia de produção
Comunicacao de massa na educacao
Leitura
Critica
topic Engenharia de produção
Comunicacao de massa na educacao
Leitura
Critica
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
publishDate 2002
dc.date.submitted.pt_BR.fl_str_mv 2002
dc.date.issued.fl_str_mv 2002
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2012-10-19T18:51:14Z
dc.date.available.fl_str_mv 2012-10-19T18:51:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/82847
dc.identifier.other.pt_BR.fl_str_mv 188228
identifier_str_mv 188228
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/82847
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv ii, 82 f.| tabs., grafs.
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/82847/1/PEPS2443-D.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv fff407ef8a2174d33d26e3ab7f718ffc
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1766805481173549056