Sustentabilidade em projetos criativos: contribuições da biofilia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sá, Alice Araujo Marques de
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Viana, Dianne Magalhães
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/228970
Resumo: A biofilia é um campo do conhecimento que enfoca o vínculo dos seres humanos com o meio natural, visando a promoção de bem-estar. Tendo em vista tais pressupostos, foi conduzida uma revisão da literatura com o intuito de investigar suas contribuições para estimular a sustentabilidade em projetos criativos. Assim, empregaram-se os descritores “biophilia” e “sustainability” para levantamento na base de dados Scopus no período de 2003 a 2020. Após várias filtragens, foram identificados 22 artigos, os quais contemplaram as temáticas: espaços verdes urbanos; biodiversidade urbana; jardins; infraestruturas verdes; gestão e economia de recursos do espaço; políticas e certificações sustentáveis e projetos de ambientes comunitários. Concluiu-se que a aplicação de noções e princípios biofílicos enseja projetos arquitetônicos e urbanísticos ‘restauradores’ do corpo e da mente, e que também se revelam sustentáveis e integrados aos ecossistemas. Sugerem-se investigações em outras bases de dados para melhor compreensão do assunto no cenário brasileiro.
id UFSC_dee508151cf55dfbcf42e57e1c5eb1a8
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/228970
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Sustentabilidade em projetos criativos: contribuições da biofiliaSustainability in creative projects: biophilia contributionsBiofiliaBioinspiraçãoSustentabilidadeDesign RegenerativoProjetos CriativosA biofilia é um campo do conhecimento que enfoca o vínculo dos seres humanos com o meio natural, visando a promoção de bem-estar. Tendo em vista tais pressupostos, foi conduzida uma revisão da literatura com o intuito de investigar suas contribuições para estimular a sustentabilidade em projetos criativos. Assim, empregaram-se os descritores “biophilia” e “sustainability” para levantamento na base de dados Scopus no período de 2003 a 2020. Após várias filtragens, foram identificados 22 artigos, os quais contemplaram as temáticas: espaços verdes urbanos; biodiversidade urbana; jardins; infraestruturas verdes; gestão e economia de recursos do espaço; políticas e certificações sustentáveis e projetos de ambientes comunitários. Concluiu-se que a aplicação de noções e princípios biofílicos enseja projetos arquitetônicos e urbanísticos ‘restauradores’ do corpo e da mente, e que também se revelam sustentáveis e integrados aos ecossistemas. Sugerem-se investigações em outras bases de dados para melhor compreensão do assunto no cenário brasileiro.Biophilia is a field that focuses on the connection between humans and nature, and aims to promote well-being. In view of these assumptions, a literature review was conducted in order investigate its contributions to stimulate sustainability in creative projects. Thus, the descriptors "biophilia" and "sustainability" were used to survey the Scopus database from 2003 to 2020. After several filters, 22 articles were identified, which covered the themes: urban green spaces; urban biodiversity; gardens; green infrastructures; management of space resources; sustainable policies and certifications; and community projects. It was concluded that the application of biophilic notions and principles provides opportunities for architectural and urban projects that are ‘restorers’ of the body and mind, as well as proving to be sustainable and integrated with ecosystems. Investigations in other databases are suggested for a better understanding of the subject in the Brazilian scenario.2021-10-11T19:08:07Z2021-10-11T19:08:07Z2021-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/228970Sá, Alice Araujo Marques deViana, Dianne Magalhãesporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-10-11T19:08:07Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/228970Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732021-10-11T19:08:07Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Sustentabilidade em projetos criativos: contribuições da biofilia
Sustainability in creative projects: biophilia contributions
title Sustentabilidade em projetos criativos: contribuições da biofilia
spellingShingle Sustentabilidade em projetos criativos: contribuições da biofilia
Sá, Alice Araujo Marques de
Biofilia
Bioinspiração
Sustentabilidade
Design Regenerativo
Projetos Criativos
title_short Sustentabilidade em projetos criativos: contribuições da biofilia
title_full Sustentabilidade em projetos criativos: contribuições da biofilia
title_fullStr Sustentabilidade em projetos criativos: contribuições da biofilia
title_full_unstemmed Sustentabilidade em projetos criativos: contribuições da biofilia
title_sort Sustentabilidade em projetos criativos: contribuições da biofilia
author Sá, Alice Araujo Marques de
author_facet Sá, Alice Araujo Marques de
Viana, Dianne Magalhães
author_role author
author2 Viana, Dianne Magalhães
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sá, Alice Araujo Marques de
Viana, Dianne Magalhães
dc.subject.por.fl_str_mv Biofilia
Bioinspiração
Sustentabilidade
Design Regenerativo
Projetos Criativos
topic Biofilia
Bioinspiração
Sustentabilidade
Design Regenerativo
Projetos Criativos
description A biofilia é um campo do conhecimento que enfoca o vínculo dos seres humanos com o meio natural, visando a promoção de bem-estar. Tendo em vista tais pressupostos, foi conduzida uma revisão da literatura com o intuito de investigar suas contribuições para estimular a sustentabilidade em projetos criativos. Assim, empregaram-se os descritores “biophilia” e “sustainability” para levantamento na base de dados Scopus no período de 2003 a 2020. Após várias filtragens, foram identificados 22 artigos, os quais contemplaram as temáticas: espaços verdes urbanos; biodiversidade urbana; jardins; infraestruturas verdes; gestão e economia de recursos do espaço; políticas e certificações sustentáveis e projetos de ambientes comunitários. Concluiu-se que a aplicação de noções e princípios biofílicos enseja projetos arquitetônicos e urbanísticos ‘restauradores’ do corpo e da mente, e que também se revelam sustentáveis e integrados aos ecossistemas. Sugerem-se investigações em outras bases de dados para melhor compreensão do assunto no cenário brasileiro.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-10-11T19:08:07Z
2021-10-11T19:08:07Z
2021-05
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/228970
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/228970
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652232406597632