Rurouni Kenshin e a ocidentalização do Japão: o mangá como fonte de ensino da história japonesa
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/253365 |
Resumo: | TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, História. |
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Rurouni Kenshin e a ocidentalização do Japão: o mangá como fonte de ensino da história japonesamangá Rurouni Kenshinocidentalizaçãoobjeto de ensinoTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, História.O objetivo central deste trabalho é o de analisar como os mangás da coleção “Rurouni Kenshin: crônicas da Era Meiji”, criados por Nobuhiro Watsuki, contribuem para o estudo da história japonesa, e verificar a possibilidade de serem utilizados como objeto de ensino na disciplina de História. Trata-se de uma pesquisa exploratória de um estudo de caso, que busca inserir um novo material didático na prática de ensino-aprendizagem. Entende-se a princípio que os mangás japoneses podem ser considerados como instrumentos de transmissão cultural. Para atingir o objetivo traçado, foram analisados os volumes publicados, a partir da confrontação de seus conteúdos com o contexto histórico do Japão na década de 1990, e do processo de ocidentalização sofrido pelo país durante a Revolução Meiji, época onde se situa a história de Kenshin, assim como as influências que ocorreram após a 2ª Grande Guerra, períodos que foram objetos de pesquisa bibliográfica. O estudo conclui que sob a perspectiva da consciência histórica, os mangás Rurouni Kenshin, apesar de serem uma obra de ficção voltada para o entretenimento, retratam com propriedade e veracidade vários aspectos importantes da sociedade nipônica na época da Restauração Meiji, assim como a influência dos países ocidentais na reestruturação do poder político, militar, econômico e social, podendo ser integrados na didática acadêmica.Florianópolis, SC.Degan, AlexUniversidade Federal de Santa Catarina.Carmo, Daniel de Castro Bacellar do2023-12-15T20:46:19Z2023-12-15T20:46:19Z2023-12-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis65 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/253365Open Access.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2023-12-15T20:46:19Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/253365Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732023-12-15T20:46:19Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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