Avaliação do ensino de ergonomia para o design aplicando a teoria da resposta ao item (TRI)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vergara, Lizandra Garcia Lupi
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/102916
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
id UFSC_df2382443058b7baa30499f7c90287e0
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/102916
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Avaliação do ensino de ergonomia para o design aplicando a teoria da resposta ao item (TRI)Engenharia de produçãoErgonomiaEstudo e ensinoProjeto de produtoEnsinoAvaliaçãoDesenho industrialTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.A partir da avaliação do desempenho de alunos de Design em Ergonomia, o presente trabalho de pesquisa propõe modificações no processo de ensino-aprendizagem, que possam vir a contribuir com a melhor aplicação dos conceitos ergonômicos durante o processo de desenvolvimento de produtos industriais. Para tanto, são levantadas informações de caracterização e estruturação curricular das Instituições de Ensino Superior da área de Design existentes no país, assim como são comparadas as particularidades de uma amostra de cursos de Design de Produto, especificamente na Região Sul, para o conhecimento das condições gerais de ensino e avaliação do desempenho dos alunos. A metodologia adotada pela pesquisa utiliza uma ferramenta estatística de análise de itens - a Teoria de Resposta ao Item (TRI), normalmente aplicada em avaliações educacionais na análise do nível de aprendizagem dos alunos. A partir da associação entre as condições de ensino das Instituições e o desempenho em Ergonomia apresentado pelos alunos em diferentes etapas do processo de ensino-aprendizagem, foi possível identificar aspectos significativos relacionados aos conteúdos programáticos da disciplina de Ergonomia, assim como estabelecer um modelo de recomendação mínima de estruturação curricular dos cursos de Design de Produto. Foram sugeridas ainda mudanças no processo pedagógico utilizado, principalmente no que diz respeito à aplicação dos princípios da interdisciplinaridade, que propõe maior interação entre as disciplinas do curso. A intenção é permitir que a Relação Design-Ergonomia possa ocorrer desde o início do processo de desenvolvimento projetual, melhorando a qualidade de ensino-aprendizagem dos alunos dos cursos de Design de Produto.Florianópolis, SCGontijo, Leila AmaralUniversidade Federal de Santa CatarinaVergara, Lizandra Garcia Lupi2013-07-16T02:19:16Z2013-07-16T02:19:16Z20052005info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis186 f.| grafs., tabs.application/pdf223711http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/102916porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-01-19T02:39:16Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/102916Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-01-19T02:39:16Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação do ensino de ergonomia para o design aplicando a teoria da resposta ao item (TRI)
title Avaliação do ensino de ergonomia para o design aplicando a teoria da resposta ao item (TRI)
spellingShingle Avaliação do ensino de ergonomia para o design aplicando a teoria da resposta ao item (TRI)
Vergara, Lizandra Garcia Lupi
Engenharia de produção
Ergonomia
Estudo e ensino
Projeto de produto
Ensino
Avaliação
Desenho industrial
title_short Avaliação do ensino de ergonomia para o design aplicando a teoria da resposta ao item (TRI)
title_full Avaliação do ensino de ergonomia para o design aplicando a teoria da resposta ao item (TRI)
title_fullStr Avaliação do ensino de ergonomia para o design aplicando a teoria da resposta ao item (TRI)
title_full_unstemmed Avaliação do ensino de ergonomia para o design aplicando a teoria da resposta ao item (TRI)
title_sort Avaliação do ensino de ergonomia para o design aplicando a teoria da resposta ao item (TRI)
author Vergara, Lizandra Garcia Lupi
author_facet Vergara, Lizandra Garcia Lupi
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gontijo, Leila Amaral
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Vergara, Lizandra Garcia Lupi
dc.subject.por.fl_str_mv Engenharia de produção
Ergonomia
Estudo e ensino
Projeto de produto
Ensino
Avaliação
Desenho industrial
topic Engenharia de produção
Ergonomia
Estudo e ensino
Projeto de produto
Ensino
Avaliação
Desenho industrial
description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005
2005
2013-07-16T02:19:16Z
2013-07-16T02:19:16Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 223711
http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/102916
identifier_str_mv 223711
url http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/102916
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 186 f.| grafs., tabs.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652097618444288