O gestus, as palavras e as imagens: o olhar cinematográfico de Alain Resnais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Büchele, Maria Amália Carneiro
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/193831
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Literatura, Florianópolis, 2018
id UFSC_df3d7d60e61e23bed3cf6031084956a3
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/193831
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling O gestus, as palavras e as imagens: o olhar cinematográfico de Alain ResnaisLiteraturaTeatroCinema e literaturaTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Literatura, Florianópolis, 2018Pretende-se, nesta tese, abordar os filmes Hiroshima, Meu Amor (Hiroshima, mon amour, 1959), O Ano Passado em Marienbad (L´année dernière a Marienbad, 1961), Noite e Neblina (Nuit et brouillard, 1956), Medos Privados em Lugares públicos (Coeurs, 1993), assim como os documentários de Resnais sobre arte aqui examinados através do olhar benjaminiamo e Deleuziano como neles se observa diferentes modos de passagens à modernidade, e suas montagens cinematográficas e seus gestos (ao olhar de Brecht) enquanto despertar. Reinventar o próprio cinema, para Resnais, vem da experiência do deslocamento de antigos olhares para outros, e outros e outros ... ao pensar o tempo da memória. Todos esses modos parecem reciclar um filme ampliado, ou uma unidade de discurso que se dilata e se fragmenta, pois em Hiroshima há Noite e neblina e também Marienbad, ou em Marienbad há Medos Privados em Lugares Públicos, todos formando uma constelação de arte, ou uma rede, que se abre como um leque de experimentações, ampliando seus temas e variando seus modos de narrar, e cada vez mais abordando diferentes possibilidades de ser Outro. Resnais junta um filme dentro do outro como se fossem bonecas russas, tão semelhantes, mas, ao mesmo tempo, tão diferentes em tamanho, estilo e percepção, como as bonecas. O cineasta, dá-nos um cinema que se constrói, a cada visualização por lampejos de pensamento não linear, descontínuo, fragmentado, seus eixos temáticos se refuncionalizando à medida em que vão sendo ressignificados.Andrade, Ana Luiza Britto Cezar deUniversidade Federal de Santa CatarinaBüchele, Maria Amália Carneiro2019-03-16T04:02:26Z2019-03-16T04:02:26Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis353 p.application/pdf355626https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/193831porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-03-16T04:02:26Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/193831Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-03-16T04:02:26Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv O gestus, as palavras e as imagens: o olhar cinematográfico de Alain Resnais
title O gestus, as palavras e as imagens: o olhar cinematográfico de Alain Resnais
spellingShingle O gestus, as palavras e as imagens: o olhar cinematográfico de Alain Resnais
Büchele, Maria Amália Carneiro
Literatura
Teatro
Cinema e literatura
title_short O gestus, as palavras e as imagens: o olhar cinematográfico de Alain Resnais
title_full O gestus, as palavras e as imagens: o olhar cinematográfico de Alain Resnais
title_fullStr O gestus, as palavras e as imagens: o olhar cinematográfico de Alain Resnais
title_full_unstemmed O gestus, as palavras e as imagens: o olhar cinematográfico de Alain Resnais
title_sort O gestus, as palavras e as imagens: o olhar cinematográfico de Alain Resnais
author Büchele, Maria Amália Carneiro
author_facet Büchele, Maria Amália Carneiro
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Andrade, Ana Luiza Britto Cezar de
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Büchele, Maria Amália Carneiro
dc.subject.por.fl_str_mv Literatura
Teatro
Cinema e literatura
topic Literatura
Teatro
Cinema e literatura
description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Literatura, Florianópolis, 2018
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2019-03-16T04:02:26Z
2019-03-16T04:02:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 355626
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/193831
identifier_str_mv 355626
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/193831
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 353 p.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652207056224256