O gestus, as palavras e as imagens: o olhar cinematográfico de Alain Resnais
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/193831 |
Resumo: | Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Literatura, Florianópolis, 2018 |
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O gestus, as palavras e as imagens: o olhar cinematográfico de Alain ResnaisLiteraturaTeatroCinema e literaturaTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Literatura, Florianópolis, 2018Pretende-se, nesta tese, abordar os filmes Hiroshima, Meu Amor (Hiroshima, mon amour, 1959), O Ano Passado em Marienbad (L´année dernière a Marienbad, 1961), Noite e Neblina (Nuit et brouillard, 1956), Medos Privados em Lugares públicos (Coeurs, 1993), assim como os documentários de Resnais sobre arte aqui examinados através do olhar benjaminiamo e Deleuziano como neles se observa diferentes modos de passagens à modernidade, e suas montagens cinematográficas e seus gestos (ao olhar de Brecht) enquanto despertar. Reinventar o próprio cinema, para Resnais, vem da experiência do deslocamento de antigos olhares para outros, e outros e outros ... ao pensar o tempo da memória. Todos esses modos parecem reciclar um filme ampliado, ou uma unidade de discurso que se dilata e se fragmenta, pois em Hiroshima há Noite e neblina e também Marienbad, ou em Marienbad há Medos Privados em Lugares Públicos, todos formando uma constelação de arte, ou uma rede, que se abre como um leque de experimentações, ampliando seus temas e variando seus modos de narrar, e cada vez mais abordando diferentes possibilidades de ser Outro. Resnais junta um filme dentro do outro como se fossem bonecas russas, tão semelhantes, mas, ao mesmo tempo, tão diferentes em tamanho, estilo e percepção, como as bonecas. O cineasta, dá-nos um cinema que se constrói, a cada visualização por lampejos de pensamento não linear, descontínuo, fragmentado, seus eixos temáticos se refuncionalizando à medida em que vão sendo ressignificados.Andrade, Ana Luiza Britto Cezar deUniversidade Federal de Santa CatarinaBüchele, Maria Amália Carneiro2019-03-16T04:02:26Z2019-03-16T04:02:26Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis353 p.application/pdf355626https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/193831porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-03-16T04:02:26Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/193831Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-03-16T04:02:26Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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