O DUPLO ASPECTO EDUCATIVO DOS JOGOS DIGITAIS COMO VIVÊNCIA DE LAZER DE CRIANÇAS E JOVENS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/238945 |
Resumo: | Os jogos digitais incorporaram se nas vivências de lazer de crianças e jovens. São importantes mediadores da cultura contemporânea e apresentam indícios de potencial educativo nas experiências lúdicas que produzem. Nesse sentido, o objetivo do estudo foi compreender por quais vias ocorre a educação para os games e identificar expressões de aprendizagem por meio da vivência dos jogos digitais. Aplicamos um questionário com 21 alunos e 14 alunas de 6° ano do ensino fundamental, com faixa etária entre 10 e 14 anos. Identificamos a mediação familiar e domiciliar no princípio da educação para os jogos digitais, bem como a presença dos círculos de amizades e das tecnologias nesse processo. Neste ponto chamamos atenção para a ausência da escola, da Educação Física e, principalmente, do Estado como instituições e ambiências mediadoras da formação cultural infanto juvenil para, com e sobre o universo lúdico digital. |
id |
UFSC_df6a2d9da2deb3a8a21106af175df4f4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/238945 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Monteiro, Vinic ius Augusto do Nascimento MonteiroSantos, Silvan Menezes dos Santos2022-09-13T13:49:43Z2022-09-13T13:49:43Z2021https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/238945Os jogos digitais incorporaram se nas vivências de lazer de crianças e jovens. São importantes mediadores da cultura contemporânea e apresentam indícios de potencial educativo nas experiências lúdicas que produzem. Nesse sentido, o objetivo do estudo foi compreender por quais vias ocorre a educação para os games e identificar expressões de aprendizagem por meio da vivência dos jogos digitais. Aplicamos um questionário com 21 alunos e 14 alunas de 6° ano do ensino fundamental, com faixa etária entre 10 e 14 anos. Identificamos a mediação familiar e domiciliar no princípio da educação para os jogos digitais, bem como a presença dos círculos de amizades e das tecnologias nesse processo. Neste ponto chamamos atenção para a ausência da escola, da Educação Física e, principalmente, do Estado como instituições e ambiências mediadoras da formação cultural infanto juvenil para, com e sobre o universo lúdico digital.Jogos DigitaisCultura DigitalTecnologiasO DUPLO ASPECTO EDUCATIVO DOS JOGOS DIGITAIS COMO VIVÊNCIA DE LAZER DE CRIANÇAS E JOVENSinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81383https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/238945/2/license.txt11ee89cd31d893362820eab7c4d46734MD52ORIGINAL5.pdf5.pdfArtigoapplication/pdf334816https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/238945/1/5.pdfb90465fd7aa223b8dc971d3152b22fcaMD51123456789/2389452022-09-13 10:49:43.396oai:repositorio.ufsc.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-09-13T13:49:43Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O DUPLO ASPECTO EDUCATIVO DOS JOGOS DIGITAIS COMO VIVÊNCIA DE LAZER DE CRIANÇAS E JOVENS |
title |
O DUPLO ASPECTO EDUCATIVO DOS JOGOS DIGITAIS COMO VIVÊNCIA DE LAZER DE CRIANÇAS E JOVENS |
spellingShingle |
O DUPLO ASPECTO EDUCATIVO DOS JOGOS DIGITAIS COMO VIVÊNCIA DE LAZER DE CRIANÇAS E JOVENS Monteiro, Vinic ius Augusto do Nascimento Monteiro Jogos Digitais Cultura Digital Tecnologias |
title_short |
O DUPLO ASPECTO EDUCATIVO DOS JOGOS DIGITAIS COMO VIVÊNCIA DE LAZER DE CRIANÇAS E JOVENS |
title_full |
O DUPLO ASPECTO EDUCATIVO DOS JOGOS DIGITAIS COMO VIVÊNCIA DE LAZER DE CRIANÇAS E JOVENS |
title_fullStr |
O DUPLO ASPECTO EDUCATIVO DOS JOGOS DIGITAIS COMO VIVÊNCIA DE LAZER DE CRIANÇAS E JOVENS |
title_full_unstemmed |
O DUPLO ASPECTO EDUCATIVO DOS JOGOS DIGITAIS COMO VIVÊNCIA DE LAZER DE CRIANÇAS E JOVENS |
title_sort |
O DUPLO ASPECTO EDUCATIVO DOS JOGOS DIGITAIS COMO VIVÊNCIA DE LAZER DE CRIANÇAS E JOVENS |
author |
Monteiro, Vinic ius Augusto do Nascimento Monteiro |
author_facet |
Monteiro, Vinic ius Augusto do Nascimento Monteiro Santos, Silvan Menezes dos Santos |
author_role |
author |
author2 |
Santos, Silvan Menezes dos Santos |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Monteiro, Vinic ius Augusto do Nascimento Monteiro Santos, Silvan Menezes dos Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Jogos Digitais Cultura Digital Tecnologias |
topic |
Jogos Digitais Cultura Digital Tecnologias |
description |
Os jogos digitais incorporaram se nas vivências de lazer de crianças e jovens. São importantes mediadores da cultura contemporânea e apresentam indícios de potencial educativo nas experiências lúdicas que produzem. Nesse sentido, o objetivo do estudo foi compreender por quais vias ocorre a educação para os games e identificar expressões de aprendizagem por meio da vivência dos jogos digitais. Aplicamos um questionário com 21 alunos e 14 alunas de 6° ano do ensino fundamental, com faixa etária entre 10 e 14 anos. Identificamos a mediação familiar e domiciliar no princípio da educação para os jogos digitais, bem como a presença dos círculos de amizades e das tecnologias nesse processo. Neste ponto chamamos atenção para a ausência da escola, da Educação Física e, principalmente, do Estado como instituições e ambiências mediadoras da formação cultural infanto juvenil para, com e sobre o universo lúdico digital. |
publishDate |
2021 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-09-13T13:49:43Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-09-13T13:49:43Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/238945 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/238945 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/238945/2/license.txt https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/238945/1/5.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
11ee89cd31d893362820eab7c4d46734 b90465fd7aa223b8dc971d3152b22fca |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1766805452152111104 |