Planejamento de Sistemas de Informação aplicado a inserção de softwares de startups no mercado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gouveia, Beatriz Faust
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/187945
Resumo: TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Tecnológico. Sistemas de Informação.
id UFSC_dfcf4ada027cac176445fefa539f507d
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/187945
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Planejamento de Sistemas de Informação aplicado a inserção de softwares de startups no mercadoStartupEmpreendedorPlanejamento de Sistemas de InformaçãoFatores Críticos de SucessoTCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Tecnológico. Sistemas de Informação.Planejamento Estratégico de Sistemas de Informação (PSI) é uma metodologia de engenharia de sistemas que visa identificar as TIC que melhor efetivam o plano estratégico de uma organização. Quando essas se tratam de empresas produtoras de software, o PSI tem duas contribuições potenciais: pode tanto ajudar a empresa a selecionar os SI mais adequados à sua efetividade (como em qualquer organização) quanto ser um instrumento de difusão de suas soluções nos clientes. Quando se tratam de startups, o primeiro resultado do PSI é menos relevante do que a possibilidade de alinhar sua solução com a estratégia de seu cliente, já que a empresa ainda está em fase de crescimento e uma das principais necessidades (e um dos principais desafios) é conhecer o seu cliente e entrar no mercado. Assim, neste trabalho, propõe-se a adoção do método de PSI para apoiar empresas startups produtoras de software na inserção de sua solução na estratégia de seus clientes. Para tal, aplica-se o método Fatores Críticos de Sucesso (FCS), que permite à startup identificar as necessidades e valor da demanda de seus clientes e avaliar o grau de contribuição de suas soluções. Além da adaptação do método FCS, o trabalho realizou uma aplicação em startup produtora de software para intermediação de serviços de compra para o setor alimentício. Os resultados indicam que a aplicação do método proposto pode ajudar uma startup tanto em sua estratégia de marketing como na gestão de sua inovação de produto.Strategic Planning for Information Systems is a Systems Engineering methodology that aims to identify the ICT that improve an organization's strategic plan. When these are software companies, ISP has two potential contributions: it can either help the company to select the most appropriate IS for its effectiveness (as in any organization) or be an instrument for disseminating its solutions to the customers. When it comes to startups, the first ISP result is less relevant than the ability to align your solution with your customer's strategy, since the company is still growing and one of its main needs is to know your customer and entry the market. Thus, in this work, it is proposed to adopt a ISP method to support startup software companies when inserting their solutions in the strategy of their clients. Therefore, the Critical Success Factors (CSF) method is applied, which allows the startup to identify the needs and value of its customers' demand and to evaluate the degree of contribution of its solutions. In addition to the adaptation of the CSF method, the work carried out an application in a startup that develops softwares for intermediating purchase services for the food sector. The results indicate that the proposed method can help a startup both in its marketing strategy and management of its product innovation.Florianópolis, SCPacheco, Roberto Carlos dos SantosUniversidade Federal de Santa CatarinaGouveia, Beatriz Faust2018-07-09T21:34:12Z2018-07-09T21:34:12Z2018-06-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis85 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/187945porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-07-09T21:34:12Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/187945Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732018-07-09T21:34:12Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Planejamento de Sistemas de Informação aplicado a inserção de softwares de startups no mercado
title Planejamento de Sistemas de Informação aplicado a inserção de softwares de startups no mercado
spellingShingle Planejamento de Sistemas de Informação aplicado a inserção de softwares de startups no mercado
Gouveia, Beatriz Faust
Startup
Empreendedor
Planejamento de Sistemas de Informação
Fatores Críticos de Sucesso
title_short Planejamento de Sistemas de Informação aplicado a inserção de softwares de startups no mercado
title_full Planejamento de Sistemas de Informação aplicado a inserção de softwares de startups no mercado
title_fullStr Planejamento de Sistemas de Informação aplicado a inserção de softwares de startups no mercado
title_full_unstemmed Planejamento de Sistemas de Informação aplicado a inserção de softwares de startups no mercado
title_sort Planejamento de Sistemas de Informação aplicado a inserção de softwares de startups no mercado
author Gouveia, Beatriz Faust
author_facet Gouveia, Beatriz Faust
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pacheco, Roberto Carlos dos Santos
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Gouveia, Beatriz Faust
dc.subject.por.fl_str_mv Startup
Empreendedor
Planejamento de Sistemas de Informação
Fatores Críticos de Sucesso
topic Startup
Empreendedor
Planejamento de Sistemas de Informação
Fatores Críticos de Sucesso
description TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Tecnológico. Sistemas de Informação.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-07-09T21:34:12Z
2018-07-09T21:34:12Z
2018-06-29
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/187945
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/187945
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 85 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652345866715136