Uma proposta de jovo voltado a reabilitação terapêutica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Linhares, Renan Plínio
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/132191
Resumo: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Araranguá. Curso de Tecnologias da Informação e Comunicação.
id UFSC_dfd7808472f60b8df7ce5dc4f5c5af33
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/132191
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Universidade Federal de Santa CatarinaLinhares, Renan PlínioGonçalves, Alexandre Leopoldo2015-04-22T20:13:59Z2015-04-22T20:13:59Z2015-04-22https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/132191TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Araranguá. Curso de Tecnologias da Informação e Comunicação.Atualmente, a tecnologia vem proporcionando importante ferramental para lidar com problemas relacionados à saúde. Entre estes problemas encontram-se os pacientes que sofreram algum tipo de lesão e que tenham que passar por um processo de reabilitação e/ou condicionamento físico. Graças a algumas tecnologias, como os sensores de movimento, é possível tratar tais problemas através da interação do paciente com o computador por meio de jogos eletrônicos. Uma das vantagens dos jogos eletrônicos é a sua capacidade de entreter o usuário, o que pode ser utilizado para fazer com que o paciente de determinado processo de reabilitação não se sinta desmotivado e desista. Baseado nessa ideia, o presente trabalho propõe um jogo ao nível de protótipo com características que podem auxiliar no processo de reabilitação e/ou condicionamento físico. O jogo foi desenvolvido para interagir através do sensor Kinect® da Microsoft® e possui 5 (cinco) fases que aumentam de complexidade a medida que o jogo evolui. Cada fase é composta por um conjunto de objetos numerados sequencialmente e distribuídos aleatoriamente na tela. Para a avaliação do jogo foi solicitada a participação de um conjunto de usuários sem problemas motores ou cognitivos visando obter insumos para uma análise. Os resultados, ainda que iniciais, permitem afirmar que a quantidade de erros e o tempo de execução de cada fase estão atrelados a atenção dispendida durante cada sessão. Por fim, foi possível verificar que o jogo é útil e tem potencial para ser aplicado em pacientes com problemas cógnito-motores. Neste sentido, a evolução deste trabalho pode propiciar informações detalhadas que conduzam a avaliações clínicas mais precisas.Nowadays, technology has provided important tools for dealing with problems related to health. Among these problems are the patients who have suffered some type of injury and have to go through a process of rehabilitation and/or fitness. Thanks to some technologies such as motion sensors, it is possible to treat such problems through patient interaction with your computer by means of electronic games. One of the advantages of electronic games is their ability to entertain the user, which can be used to make certain the patient rehabilitation process not feel discouraged and give up. Based on this idea, this paper proposes a game-level prototype with features that can assist in the rehabilitation process and/or fitness. The game was developed to interact via Microsoft ® Kinect ® sensor and has five (5) stages that increase in complexity as the game evolves. Each stage consists of a set of objects sequentially numbered and randomly distributed on the screen. For the evaluation of the game was asked the participation of a set of users without cognitive impairment in order to obtain inputs for an analysis. The results, although initial, let us state that the amount of errors and execution time of each phase are linked to attention expended during each session. Finally, we found that the game is useful and has potential to be applied in patients with some cognitive impairment. In this sense, the evolution of this work can provide detailed information that will lead to more accurate clinical assessments.58 f.ReabilitaçãoJogos sériosJogos eletrônicosRehabilitationSerious gamesElectronic gamesUma proposta de jovo voltado a reabilitação terapêuticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALRenan_Linhares.pdfRenan_Linhares.pdfapplication/pdf853191https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/132191/1/Renan_Linhares.pdf62ff7357d0b1ae12d82cafd4e65ef452MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81383https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/132191/2/license.txt11ee89cd31d893362820eab7c4d46734MD52123456789/1321912015-04-22 17:14:00.002oai:repositorio.ufsc.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732015-04-22T20:14Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Uma proposta de jovo voltado a reabilitação terapêutica
title Uma proposta de jovo voltado a reabilitação terapêutica
spellingShingle Uma proposta de jovo voltado a reabilitação terapêutica
Linhares, Renan Plínio
Reabilitação
Jogos sérios
Jogos eletrônicos
Rehabilitation
Serious games
Electronic games
title_short Uma proposta de jovo voltado a reabilitação terapêutica
title_full Uma proposta de jovo voltado a reabilitação terapêutica
title_fullStr Uma proposta de jovo voltado a reabilitação terapêutica
title_full_unstemmed Uma proposta de jovo voltado a reabilitação terapêutica
title_sort Uma proposta de jovo voltado a reabilitação terapêutica
author Linhares, Renan Plínio
author_facet Linhares, Renan Plínio
author_role author
dc.contributor.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Linhares, Renan Plínio
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Gonçalves, Alexandre Leopoldo
contributor_str_mv Gonçalves, Alexandre Leopoldo
dc.subject.por.fl_str_mv Reabilitação
Jogos sérios
Jogos eletrônicos
Rehabilitation
Serious games
Electronic games
topic Reabilitação
Jogos sérios
Jogos eletrônicos
Rehabilitation
Serious games
Electronic games
description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Araranguá. Curso de Tecnologias da Informação e Comunicação.
publishDate 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-04-22T20:13:59Z
dc.date.available.fl_str_mv 2015-04-22T20:13:59Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-04-22
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/132191
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/132191
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 58 f.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/132191/1/Renan_Linhares.pdf
https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/132191/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 62ff7357d0b1ae12d82cafd4e65ef452
11ee89cd31d893362820eab7c4d46734
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1766805192553005056