Brincar e aprender: a concepção de lúdico do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/205087 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2018. |
id |
UFSC_dfddfeb17058f51d847706398e19fbc1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/205087 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Brincar e aprender: a concepção de lúdico do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC)EducaçãoInfânciaCriançasDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2018.Esta Dissertação de Mestrado está vinculada à linha de pesquisa em Educação e Infância do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativo, realizada por meio de pesquisa bibliográfica e documental e teve como objetivo identificar e analisar as concepções de lúdico presentes no Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), com base nos quatro cadernos que compõem a unidade quatro do material de formação de alfabetizadores dos três primeiros anos do ensino fundamental, produzidos em 2012. Realizou-se, inicialmente, um levantamento bibliográfico que permitiu identificar o estado do conhecimento das produções acadêmicas referentes ao PNAIC no período de 2013 a 2018. Em seguida, procedeu-se a uma contextualização do Programa e a uma descrição detalhada dos cadernos do PNAIC que compõem a unidade quatro. Utilizou-se como referencial teórico para análise do material os estudos da Teoria Histórico-Cultural, de Vigotski e seus colaboradores, com destaque para os seguintes conceitos: a linguagem como elemento cultural, a pré-história da linguagem escrita e o desenvolvimento do simbolismo, o brinquedo, a brincadeira de faz-de-conta e o processo de imaginação e criação. Os resultados da pesquisa evidenciam indícios que denotam diferenças na maneira de conceber o conceito de lúdico: como instrumento ou recurso didático que favorece e potencializa a alfabetização, com o intuito de atender ao objetivo principal da escolarização, que é fazer com que todas as crianças possam se alfabetizar; como algo prazeroso, que desperta a criatividade e promove benefícios do ponto de vista físico, cognitivo e social e, por isso, a ênfase em uma metodologia que use jogos, brincadeiras e literatura, abrindo possibilidades para interações entre as crianças e apresentando o professor como peça importante que planeja, organiza e medeia os processos de aprendizagem; como possibilidade de imaginação e criação que, de certa forma, amplia a concepção de lúdico para além do processo de escolarização, pois remete a uma ideia de desenvolvimento das potencialidades humanas (criar, imaginar, produzir o novo), em uma aproximação muito intensa com a teoria histórico-cultural.Abstract : This Masters Degree final dissertation paperwork relates to research in the Education and Childhood expertise fields, according to the requirements of the post-graduation program in Education of Universidade de Santa Catarina UFSC. This is a qualitative type of research, conducted by bibliographic and documental means, and it has as its goals to identify and analyze the conceptions of ludicity within the four notebooks which are part of the fourth unit of the Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa* PNAIC, material which was produced in 2012 for first, second and third grades elementary school teachers who teach to read and write to improve their teaching skills. The Historical-Cultural work of Vygotsky and his co-researchers has been used in this dissertation paperwork as therorical reference, which provided important concepts for analyzes, such as: language as a cultural element, the pre-history of written language, the development of symbolism, toys, role-play games and the processes of imagination and creation. First of all, a bibliographic research was conducted in order to quantify the amount of academic work produced about the PNAIC program between the years 2013 and 2018. Next, I describe and analyze the four notebooks of the fourth unit of the PNAIC program. The results of the research point out evidences that there are several ways to understand the concept of ludicity: as a didactic tool which improves the reading and writing processes, as long as the main purpose of basics education is that all the children learn how to read and write in proper age; as a pleasant activity which helps the development of creative processes, and provides physical, cognitive and social benefits. This justify the emphasis on teaching methodologies which use games, playtime and literature to promote interaction among students and present the teacher as an important subject who plans, organizes and mediates the teaching-learning process; and as possibility for imagination and creation, which in a certain way expands the concept of ludicity far beyond the schooling process, as long as it is related to the idea of developing human and social skills (imagining and creating the new) closely related to the Historical-Cultural Theory. It is understandable that the PNAIC program has considered a reading and writing learning process which thinks the child as a being in its natural ways, justifying so the focus on the ludicity concepts, the main subject of this final dissertation paperwork.Carvalho, Diana Carvalho deAguiar, Maria Aparecida Lapa deUniversidade Federal de Santa CatarinaBrichi, Caren Cristina2020-03-31T13:27:07Z2020-03-31T13:27:07Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis160 p.| il.application/pdf360135https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/205087porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-03-31T13:27:07Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/205087Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-03-31T13:27:07Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Brincar e aprender: a concepção de lúdico do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) |
title |
Brincar e aprender: a concepção de lúdico do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) |
spellingShingle |
Brincar e aprender: a concepção de lúdico do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) Brichi, Caren Cristina Educação Infância Crianças |
title_short |
Brincar e aprender: a concepção de lúdico do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) |
title_full |
Brincar e aprender: a concepção de lúdico do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) |
title_fullStr |
Brincar e aprender: a concepção de lúdico do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) |
title_full_unstemmed |
Brincar e aprender: a concepção de lúdico do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) |
title_sort |
Brincar e aprender: a concepção de lúdico do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) |
author |
Brichi, Caren Cristina |
author_facet |
Brichi, Caren Cristina |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Carvalho, Diana Carvalho de Aguiar, Maria Aparecida Lapa de Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Brichi, Caren Cristina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Infância Crianças |
topic |
Educação Infância Crianças |
description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2018. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018 2020-03-31T13:27:07Z 2020-03-31T13:27:07Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
360135 https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/205087 |
identifier_str_mv |
360135 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/205087 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
160 p.| il. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652293868879873 |