Relação entre a personalidade paterna e a abertura ao mundo em pais de criança de 4 a 6 anos
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/182739 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Florianópolis, 2017. |
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Relação entre a personalidade paterna e a abertura ao mundo em pais de criança de 4 a 6 anosPsicologiaPai e filhosAspectos psicológicosDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Florianópolis, 2017.A presente pesquisa teve como objetivo investigar a relação entre personalidade e abertura ao mundo de pais de crianças entre quatro a seis anos. Foram realizados dois estudos: o primeiro trata-se de uma revisão sistemática sobre personalidade parental e parentalidade cujo objetivo foi revisar artigos empíricos que relacionaram a personalidade de pais e/ou mães e a parentalidade. Analisou-se 18 artigos internacionais selecionados nas bases de dados Capes Periódicos, PubMed e BVS-Psi. Por meio da análise dos artigos encontrados, constatou-se que as características extroversão e amabilidade se relacionam a uma parentalidade calorosa e responsiva; a extroversão ao envolvimento do pai em atividades lúdicas; o neuroticismo à rigidez ou permissividade; a abertura a uma parentalidade flexível e aberta ao novo; e a conscienciosidade à imposição de limites na educação dos filhos. O segundo estudo teve delineamento exploratório, descritivo, inferencial e transversal. Acessou dados de 171 famílias biparentais heteroafetivas com pelo menos um(a) filho(a) com idades entre 4 a 6 anos. Foram utilizados três instrumentos: Questionário Sociodemográfico, Inventário dos Cinco Grandes Fatores da Personalidade e Questionário de Abertura ao Mundo, os quais foram respondidos pelo pai. Os dados obtidos foram submetidos a programas estatísticos e a análise de dados foi quantitativa, realizada a partir de estatística descritiva e inferencial. Realizou-se análise de cluster e modelagem de equação estrutural. Foram identificados quatro perfis de personalidade que foram relacionados com a abertura ao mundo por meio da modelagem de equação estrutural. Esses perfis foram caracterizados por: 1) Pais perseverantes e emocionalmente envolvidos; 2) Pais inconsistentes ou ambivalentes; 3) Pais envolvidos e estimuladores; e 4) Pais distantes e pouco envolvidos. Pode-se concluir que a personalidade é um fator que pode interferir nos comportamentos do pai que visam a abertura ao mundo da criança, embora essa relação possa envolver outros determinantes. Assim, recomenda-se que estudos futuros investiguem a relação entre personalidade paterna e a abertura ao mundo considerando a relação conjugal, a coparentalidade e as características da criança.Abstract : The current paper was developed aiming at analyzing the connection between personality and openness to the world in fathers of children between four and six years Two studies were undertaken. The first one is a systematic literature review about parental personality and parenting which intends to reassess a variety of empirical articles that had investigated the relation between parent?s personality and parenthood. It was analyzed a total of 18 articles selected among 138 which were founded in Capes Periódicos, PubMed and BVS-Psi data bases. The main outcomes from this analysis are: it wasn?t found Brazilian paper or article about the relation between parent?s personality and parenting, some characteristics as extroversion and agreeableness are associated to a warm and nurturance parenting; Extroversion is relational to how much the father is engaged in playing activities; Neuroticism is connected to rigidity and permissiveness; the openness to a flexible and open to new experiences parenting; and conscientiousness is connected to how parents impose limits and rules to their children during the education process. The second study is characterized as investigative, descriptive, inferential, cross-sectional and data collecting. It has involved information from 171 two-parent, hetero-affective families with at least one child aged 4 to 6 years. The used instruments were: a Sociodemographic Questionnaire, Inventory of the Five Great Personality Factors and the Opening to the World Questionnaire (OWQ). The data were submitted to statistical programs and the data analysis was quantitative, based on descriptive and inferential statistics. We performed cluster analysis and structural equation modeling. Four personality profiles were identified that were related to an openness to the world through the modeling of the structural equation These profiles ware named as 1) Persevering, and emotionally involved parents; 2) Inconsistent or Ambivalent parents; 3) Involved and encouraging parents and IV) Distant and careless parents. It can be concluded that personality is a factor that can interfere in the father?s behavior that wishes opening the children to the world, although this relation may involve other determinants. Thus, it is recommended that future studies investigate the the relationship between paternal personality and openness to the world considering other variables, like the marital relationship, co-parenting and the characteristics of the child.Vieira, Mauro LuísUniversidade Federal de Santa CatarinaSilva, Maria Luiza Iusten da2018-01-16T03:23:30Z2018-01-16T03:23:30Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis136 p.| il., tabs.application/pdf349128https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/182739porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-01-16T03:23:30Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/182739Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732018-01-16T03:23:30Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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