A Educação Cooperativa como área temática do ensino da Administração: um estudo de caso no Sistema de Cooperativas de Crédito SICOOB/SC.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/74639 |
Resumo: | O Cooperativismo ocupa um lugar tão importante no mundo que é impossível compreender a realidade econômico-social de hoje sem o seu estudo. Em seu caráter de entidades sócioeconômicas, que satisfazem diversas necessidades de seus associados mediante serviços de distribuição, colocação da produção e de trabalho, as cooperativas são atualmente apreciadas em todos os quadrantes do mundo. As cooperativas têm demonstrado ser, efetivamente, formas construtivas de proteção, defesa ou reação, capazes de multiplicar sua ação através dos esforços mancomunados de ilimitada quantidade de pessoas, eficazes instrumentos contra a intermediação supérflua, os monopólios e outras manifestações de caráter especulativo e aptas para preservar a solidariedade, igualdade, justiça, eqüidade e liberdade. Neste artigo, procurou-se relacionar diretrizes para a educação em organizações cooperativas do Cooperativismo de Crédito Catarinense. Assim sendo, o conteúdo deste abrange diversas contribuições que cientistas, historiadores, juristas e teóricos emprestam à vasta literatura principalmente internacional sobre o cooperativismo e o ensino. Faz-se também uma abordagem analítica sobre as diferentes manifestações do cooperativismo de crédito, assim como do surgimento e evolução dos Princípios Cooperativos com ênfase no da Educação Cooperativa. Para tanto, o presente trabalho foi baseado em pesquisa aplicada, descritiva (estudo exploratório, de caso, histórica e documental), qualitativa, e estudo de caso. As diretrizes apresentadas serviram em conjunto ou isoladamente como fonte de informações aos dirigentes do Sistema SICOOB/SC Central, para o desenvolvimento de estudos ou elaboração políticas que melhorem os processos que compõem o Sistema Educacional, de Informação e Formação do mesmo. |
id |
UFSC_e09119d90b97eb95fee55af350ad0d58 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/74639 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
A Educação Cooperativa como área temática do ensino da Administração: um estudo de caso no Sistema de Cooperativas de Crédito SICOOB/SC.O Cooperativismo ocupa um lugar tão importante no mundo que é impossível compreender a realidade econômico-social de hoje sem o seu estudo. Em seu caráter de entidades sócioeconômicas, que satisfazem diversas necessidades de seus associados mediante serviços de distribuição, colocação da produção e de trabalho, as cooperativas são atualmente apreciadas em todos os quadrantes do mundo. As cooperativas têm demonstrado ser, efetivamente, formas construtivas de proteção, defesa ou reação, capazes de multiplicar sua ação através dos esforços mancomunados de ilimitada quantidade de pessoas, eficazes instrumentos contra a intermediação supérflua, os monopólios e outras manifestações de caráter especulativo e aptas para preservar a solidariedade, igualdade, justiça, eqüidade e liberdade. Neste artigo, procurou-se relacionar diretrizes para a educação em organizações cooperativas do Cooperativismo de Crédito Catarinense. Assim sendo, o conteúdo deste abrange diversas contribuições que cientistas, historiadores, juristas e teóricos emprestam à vasta literatura principalmente internacional sobre o cooperativismo e o ensino. Faz-se também uma abordagem analítica sobre as diferentes manifestações do cooperativismo de crédito, assim como do surgimento e evolução dos Princípios Cooperativos com ênfase no da Educação Cooperativa. Para tanto, o presente trabalho foi baseado em pesquisa aplicada, descritiva (estudo exploratório, de caso, histórica e documental), qualitativa, e estudo de caso. As diretrizes apresentadas serviram em conjunto ou isoladamente como fonte de informações aos dirigentes do Sistema SICOOB/SC Central, para o desenvolvimento de estudos ou elaboração políticas que melhorem os processos que compõem o Sistema Educacional, de Informação e Formação do mesmo.INPEAU2012-10-15T18:41:37Z2012-10-15T18:41:37Z2006-12-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/74639Benetti, Kelly CristinaCosta, Alexandre MarinoKlaes, Luiz Salgadoporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-04-29T22:13:10Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/74639Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-04-29T22:13:10Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Educação Cooperativa como área temática do ensino da Administração: um estudo de caso no Sistema de Cooperativas de Crédito SICOOB/SC. |
title |
A Educação Cooperativa como área temática do ensino da Administração: um estudo de caso no Sistema de Cooperativas de Crédito SICOOB/SC. |
spellingShingle |
A Educação Cooperativa como área temática do ensino da Administração: um estudo de caso no Sistema de Cooperativas de Crédito SICOOB/SC. Benetti, Kelly Cristina |
title_short |
A Educação Cooperativa como área temática do ensino da Administração: um estudo de caso no Sistema de Cooperativas de Crédito SICOOB/SC. |
title_full |
A Educação Cooperativa como área temática do ensino da Administração: um estudo de caso no Sistema de Cooperativas de Crédito SICOOB/SC. |
title_fullStr |
A Educação Cooperativa como área temática do ensino da Administração: um estudo de caso no Sistema de Cooperativas de Crédito SICOOB/SC. |
title_full_unstemmed |
A Educação Cooperativa como área temática do ensino da Administração: um estudo de caso no Sistema de Cooperativas de Crédito SICOOB/SC. |
title_sort |
A Educação Cooperativa como área temática do ensino da Administração: um estudo de caso no Sistema de Cooperativas de Crédito SICOOB/SC. |
author |
Benetti, Kelly Cristina |
author_facet |
Benetti, Kelly Cristina Costa, Alexandre Marino Klaes, Luiz Salgado |
author_role |
author |
author2 |
Costa, Alexandre Marino Klaes, Luiz Salgado |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Benetti, Kelly Cristina Costa, Alexandre Marino Klaes, Luiz Salgado |
description |
O Cooperativismo ocupa um lugar tão importante no mundo que é impossível compreender a realidade econômico-social de hoje sem o seu estudo. Em seu caráter de entidades sócioeconômicas, que satisfazem diversas necessidades de seus associados mediante serviços de distribuição, colocação da produção e de trabalho, as cooperativas são atualmente apreciadas em todos os quadrantes do mundo. As cooperativas têm demonstrado ser, efetivamente, formas construtivas de proteção, defesa ou reação, capazes de multiplicar sua ação através dos esforços mancomunados de ilimitada quantidade de pessoas, eficazes instrumentos contra a intermediação supérflua, os monopólios e outras manifestações de caráter especulativo e aptas para preservar a solidariedade, igualdade, justiça, eqüidade e liberdade. Neste artigo, procurou-se relacionar diretrizes para a educação em organizações cooperativas do Cooperativismo de Crédito Catarinense. Assim sendo, o conteúdo deste abrange diversas contribuições que cientistas, historiadores, juristas e teóricos emprestam à vasta literatura principalmente internacional sobre o cooperativismo e o ensino. Faz-se também uma abordagem analítica sobre as diferentes manifestações do cooperativismo de crédito, assim como do surgimento e evolução dos Princípios Cooperativos com ênfase no da Educação Cooperativa. Para tanto, o presente trabalho foi baseado em pesquisa aplicada, descritiva (estudo exploratório, de caso, histórica e documental), qualitativa, e estudo de caso. As diretrizes apresentadas serviram em conjunto ou isoladamente como fonte de informações aos dirigentes do Sistema SICOOB/SC Central, para o desenvolvimento de estudos ou elaboração políticas que melhorem os processos que compõem o Sistema Educacional, de Informação e Formação do mesmo. |
publishDate |
2006 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2006-12-10 2012-10-15T18:41:37Z 2012-10-15T18:41:37Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/74639 |
url |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/74639 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INPEAU |
publisher.none.fl_str_mv |
INPEAU |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652149951823872 |