INICIAÇÃO CIENTÍFICA VIVENCIAL: PESQUISA APLICADA NO LABORATÓRIO DE GESTÃO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SAUAIA, ANTONIO CARLOS AIDAR
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: CERVI, MARIA LUISA
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/37199
Resumo: Os métodos expositivos, tão disseminados em IES, revelam-se limitados quando o aluno, no papel de autor, apenas replica o conhecimento dos livros-texto. Revisitaram-se aqui métodos tradicionais de ensino, métodos voltados para a pesquisa e o Laboratório de Gestão, um novo ambiente para iniciação científica vivencial. Alunos de Administração e Ciências Contábeis foram agrupados para competir em jogos de empresas onde assumiram papéis funcionais: planejamento, marketing, produção, RH, finanças e presidência. Além de gerenciarem sua empresa para obter parte da nota coletiva, cada aluno foi estimulado a identificar em sua área funcional um problema de pesquisa e produzir um artigo científico para obter outra parte da nota individual, sendo orientado pelo professor e seus monitores, mestrandos e doutorandos. A iniciação científica vivencial vem produzindo artigos em larga escala e propiciando a criação de conhecimentos dinâmicos, em lugar da simples replicação dos conteúdos de livros-texto. A qualidade dos textos tem superado as expectativas no ambiente que aproxima graduandos e pós-graduandos como preconiza a CAPES ao avaliar os programas de mestrado e doutorado. Recomenda-se a adoção do Laboratório de Gestão nos programas interessados em desenvolver uma cultura voltada para a pesquisa.
id UFSC_e0d4f7ef8e20b36174a8d8a8c5d48c47
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/37199
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling INICIAÇÃO CIENTÍFICA VIVENCIAL: PESQUISA APLICADA NO LABORATÓRIO DE GESTÃOOs métodos expositivos, tão disseminados em IES, revelam-se limitados quando o aluno, no papel de autor, apenas replica o conhecimento dos livros-texto. Revisitaram-se aqui métodos tradicionais de ensino, métodos voltados para a pesquisa e o Laboratório de Gestão, um novo ambiente para iniciação científica vivencial. Alunos de Administração e Ciências Contábeis foram agrupados para competir em jogos de empresas onde assumiram papéis funcionais: planejamento, marketing, produção, RH, finanças e presidência. Além de gerenciarem sua empresa para obter parte da nota coletiva, cada aluno foi estimulado a identificar em sua área funcional um problema de pesquisa e produzir um artigo científico para obter outra parte da nota individual, sendo orientado pelo professor e seus monitores, mestrandos e doutorandos. A iniciação científica vivencial vem produzindo artigos em larga escala e propiciando a criação de conhecimentos dinâmicos, em lugar da simples replicação dos conteúdos de livros-texto. A qualidade dos textos tem superado as expectativas no ambiente que aproxima graduandos e pós-graduandos como preconiza a CAPES ao avaliar os programas de mestrado e doutorado. Recomenda-se a adoção do Laboratório de Gestão nos programas interessados em desenvolver uma cultura voltada para a pesquisa.INPEAU2012-10-01T22:08:09Z2012-10-01T22:08:09Z2009-11-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/37199SAUAIA, ANTONIO CARLOS AIDARCERVI, MARIA LUISAporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-05-20T13:16:12Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/37199Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-05-20T13:16:12Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv INICIAÇÃO CIENTÍFICA VIVENCIAL: PESQUISA APLICADA NO LABORATÓRIO DE GESTÃO
title INICIAÇÃO CIENTÍFICA VIVENCIAL: PESQUISA APLICADA NO LABORATÓRIO DE GESTÃO
spellingShingle INICIAÇÃO CIENTÍFICA VIVENCIAL: PESQUISA APLICADA NO LABORATÓRIO DE GESTÃO
SAUAIA, ANTONIO CARLOS AIDAR
title_short INICIAÇÃO CIENTÍFICA VIVENCIAL: PESQUISA APLICADA NO LABORATÓRIO DE GESTÃO
title_full INICIAÇÃO CIENTÍFICA VIVENCIAL: PESQUISA APLICADA NO LABORATÓRIO DE GESTÃO
title_fullStr INICIAÇÃO CIENTÍFICA VIVENCIAL: PESQUISA APLICADA NO LABORATÓRIO DE GESTÃO
title_full_unstemmed INICIAÇÃO CIENTÍFICA VIVENCIAL: PESQUISA APLICADA NO LABORATÓRIO DE GESTÃO
title_sort INICIAÇÃO CIENTÍFICA VIVENCIAL: PESQUISA APLICADA NO LABORATÓRIO DE GESTÃO
author SAUAIA, ANTONIO CARLOS AIDAR
author_facet SAUAIA, ANTONIO CARLOS AIDAR
CERVI, MARIA LUISA
author_role author
author2 CERVI, MARIA LUISA
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv SAUAIA, ANTONIO CARLOS AIDAR
CERVI, MARIA LUISA
description Os métodos expositivos, tão disseminados em IES, revelam-se limitados quando o aluno, no papel de autor, apenas replica o conhecimento dos livros-texto. Revisitaram-se aqui métodos tradicionais de ensino, métodos voltados para a pesquisa e o Laboratório de Gestão, um novo ambiente para iniciação científica vivencial. Alunos de Administração e Ciências Contábeis foram agrupados para competir em jogos de empresas onde assumiram papéis funcionais: planejamento, marketing, produção, RH, finanças e presidência. Além de gerenciarem sua empresa para obter parte da nota coletiva, cada aluno foi estimulado a identificar em sua área funcional um problema de pesquisa e produzir um artigo científico para obter outra parte da nota individual, sendo orientado pelo professor e seus monitores, mestrandos e doutorandos. A iniciação científica vivencial vem produzindo artigos em larga escala e propiciando a criação de conhecimentos dinâmicos, em lugar da simples replicação dos conteúdos de livros-texto. A qualidade dos textos tem superado as expectativas no ambiente que aproxima graduandos e pós-graduandos como preconiza a CAPES ao avaliar os programas de mestrado e doutorado. Recomenda-se a adoção do Laboratório de Gestão nos programas interessados em desenvolver uma cultura voltada para a pesquisa.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-11-27
2012-10-01T22:08:09Z
2012-10-01T22:08:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/37199
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/37199
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INPEAU
publisher.none.fl_str_mv INPEAU
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652270589444096