ESTRATÉGIAS E TÉCNICAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM NO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA, CAMPUS DE PORTO VELHO: PERCEPÇÃO DOS GRADUANDOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Melo, Aline Fagundes de
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Souza, Raísa Gabrielle Marques de, Lima, Juocerlee Tavares Guadalupe Pereira de, Santos, Gilberto Aparecido dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/181091
Resumo: A presente pesquisa objetivou verificar quais as principais estratégias e técnicas de ensino-aprendizagem utilizadas na educação contábil e que proporcionam maior eficácia ao aprendizado, na percepção dos alunos do curso de Ciências Contábeis. A pesquisa se caracteriza quanto ao objetivo como descritiva, quanto à abordagem de problema como quali-quatitativa, quanto aos procedimentos realizou-se pesquisa bibliográfica e levantamento de dados com aplicação de questionário. A pesquisa foi realizada na Universidade Federal de Rondônia – UNIR-localizada no Campus José Ribeiro Filho em Porto Velho. Foi considerado sujeito da pesquisa os alunos dos cursos de Ciências Contábeis. Através da análise de frequência e Ranking Médio os resultados mostram que as estratégias que geram maior eficácia para o aprendizado são: Aula Expositiva, Leitura/Estudo Dirigido, Trabalho em Grupo/Seminário, Discussão/ Debates/Grupos de oposição, Aulas com vídeo, Método do caso/estudo de caso, Aula pratica e de Laboratório e Aprendizagem experimental/ Estágio. Tais resultados foram convergentes com os estudos abordados no contexto do trabalho.
id UFSC_e126d96778371a9a37cb8ee101de3110
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/181091
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling ESTRATÉGIAS E TÉCNICAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM NO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA, CAMPUS DE PORTO VELHO: PERCEPÇÃO DOS GRADUANDOSEstratégiasProcesso de ensino-aprendizagemEducação contábilA presente pesquisa objetivou verificar quais as principais estratégias e técnicas de ensino-aprendizagem utilizadas na educação contábil e que proporcionam maior eficácia ao aprendizado, na percepção dos alunos do curso de Ciências Contábeis. A pesquisa se caracteriza quanto ao objetivo como descritiva, quanto à abordagem de problema como quali-quatitativa, quanto aos procedimentos realizou-se pesquisa bibliográfica e levantamento de dados com aplicação de questionário. A pesquisa foi realizada na Universidade Federal de Rondônia – UNIR-localizada no Campus José Ribeiro Filho em Porto Velho. Foi considerado sujeito da pesquisa os alunos dos cursos de Ciências Contábeis. Através da análise de frequência e Ranking Médio os resultados mostram que as estratégias que geram maior eficácia para o aprendizado são: Aula Expositiva, Leitura/Estudo Dirigido, Trabalho em Grupo/Seminário, Discussão/ Debates/Grupos de oposição, Aulas com vídeo, Método do caso/estudo de caso, Aula pratica e de Laboratório e Aprendizagem experimental/ Estágio. Tais resultados foram convergentes com os estudos abordados no contexto do trabalho.2017-11-17T17:59:29Z2017-11-17T17:59:29Z2017-11-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-68618-03-5https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/181091Melo, Aline Fagundes deSouza, Raísa Gabrielle Marques deLima, Juocerlee Tavares Guadalupe Pereira deSantos, Gilberto Aparecido dosporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-11-17T17:59:29Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/181091Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732017-11-17T17:59:29Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv ESTRATÉGIAS E TÉCNICAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM NO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA, CAMPUS DE PORTO VELHO: PERCEPÇÃO DOS GRADUANDOS
title ESTRATÉGIAS E TÉCNICAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM NO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA, CAMPUS DE PORTO VELHO: PERCEPÇÃO DOS GRADUANDOS
spellingShingle ESTRATÉGIAS E TÉCNICAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM NO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA, CAMPUS DE PORTO VELHO: PERCEPÇÃO DOS GRADUANDOS
Melo, Aline Fagundes de
Estratégias
Processo de ensino-aprendizagem
Educação contábil
title_short ESTRATÉGIAS E TÉCNICAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM NO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA, CAMPUS DE PORTO VELHO: PERCEPÇÃO DOS GRADUANDOS
title_full ESTRATÉGIAS E TÉCNICAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM NO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA, CAMPUS DE PORTO VELHO: PERCEPÇÃO DOS GRADUANDOS
title_fullStr ESTRATÉGIAS E TÉCNICAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM NO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA, CAMPUS DE PORTO VELHO: PERCEPÇÃO DOS GRADUANDOS
title_full_unstemmed ESTRATÉGIAS E TÉCNICAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM NO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA, CAMPUS DE PORTO VELHO: PERCEPÇÃO DOS GRADUANDOS
title_sort ESTRATÉGIAS E TÉCNICAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM NO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA, CAMPUS DE PORTO VELHO: PERCEPÇÃO DOS GRADUANDOS
author Melo, Aline Fagundes de
author_facet Melo, Aline Fagundes de
Souza, Raísa Gabrielle Marques de
Lima, Juocerlee Tavares Guadalupe Pereira de
Santos, Gilberto Aparecido dos
author_role author
author2 Souza, Raísa Gabrielle Marques de
Lima, Juocerlee Tavares Guadalupe Pereira de
Santos, Gilberto Aparecido dos
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Melo, Aline Fagundes de
Souza, Raísa Gabrielle Marques de
Lima, Juocerlee Tavares Guadalupe Pereira de
Santos, Gilberto Aparecido dos
dc.subject.por.fl_str_mv Estratégias
Processo de ensino-aprendizagem
Educação contábil
topic Estratégias
Processo de ensino-aprendizagem
Educação contábil
description A presente pesquisa objetivou verificar quais as principais estratégias e técnicas de ensino-aprendizagem utilizadas na educação contábil e que proporcionam maior eficácia ao aprendizado, na percepção dos alunos do curso de Ciências Contábeis. A pesquisa se caracteriza quanto ao objetivo como descritiva, quanto à abordagem de problema como quali-quatitativa, quanto aos procedimentos realizou-se pesquisa bibliográfica e levantamento de dados com aplicação de questionário. A pesquisa foi realizada na Universidade Federal de Rondônia – UNIR-localizada no Campus José Ribeiro Filho em Porto Velho. Foi considerado sujeito da pesquisa os alunos dos cursos de Ciências Contábeis. Através da análise de frequência e Ranking Médio os resultados mostram que as estratégias que geram maior eficácia para o aprendizado são: Aula Expositiva, Leitura/Estudo Dirigido, Trabalho em Grupo/Seminário, Discussão/ Debates/Grupos de oposição, Aulas com vídeo, Método do caso/estudo de caso, Aula pratica e de Laboratório e Aprendizagem experimental/ Estágio. Tais resultados foram convergentes com os estudos abordados no contexto do trabalho.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-11-17T17:59:29Z
2017-11-17T17:59:29Z
2017-11-24
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-68618-03-5
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/181091
identifier_str_mv 978-85-68618-03-5
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/181091
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652227704782848