Grupo de formação de ciências no Movimento de Reorientação Curricular na RME de Florianópolis
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2000 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/79010 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. |
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Universidade Federal de Santa CatarinaBritto, Néli Suzana QuadrosDelizoicov, DemetrioDelizoicov, Nadir Castilho2012-10-17T22:11:27Z2012-10-17T22:11:27Z20002000171701http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/79010Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação.O Movimento de Reorientação Curricular - MRC, particularmente o Grupo de Formação (GF) de Ciências, e sua influência na prática educativa cotidiana de um grupo de professoras de 5ª à 8ª séries, da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis (RME), constituiu o objeto de estudo desta dissertação de mestrado em Educação e Ciência. O principal objetivo foi investigar como este processo vivenciado no período de 1993/96 pelos professores vem se traduzindo, atualmente, e como os mesmos estão lidando com as mudanças de encaminhamento da SME, devido à mudança de Administração Municipal. Foi preciso contextualizar este processo de formação continuada realizado na RME para evidenciar como foi proposta e realizada essa trama de ações que compôs o MRC, destacando-se os GF de Ciências como uma dessas ações e jamais como algo isolado desse amplo contexto. A pesquisa implicou em análise de textos e documentos produzidos durante a Administração Popular, no sentido de investigar as concepções que pautaram esse processo, descrito pelo discurso oficial da SME. Ao finalizar o trabalho, faço algumas considerações de indicativos que possam favorecer a manutenção de um processo de formação continuada, assim como destaco características que nortearam o MRC, e que poderão respaldar futuros processos de formação continuada.porFlorianópolis, SCCienciaCurriculosCiencia -Estudo e ensinoPratica de ensinoProfessores -FormaçãoFlorianopolis (SC)Grupo de formação de ciências no Movimento de Reorientação Curricular na RME de Florianópolisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL171701.pdfapplication/pdf7081008https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/79010/1/171701.pdf82f5f85307b11e2e9abb5ef0495eabd8MD51123456789/790102013-07-16 15:07:19.474oai:repositorio.ufsc.br:123456789/79010Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-07-16T18:07:19Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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