Fatores de risco modificáveis para doenças crônicas não transmissíveis em docentes que atuam na educação brasileira
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/224157 |
Resumo: | TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Biológicas. Biologia. |
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Fatores de risco modificáveis para doenças crônicas não transmissíveis em docentes que atuam na educação brasileiraEpidemiologiaEpidemiaDoenças crônicasFatores de riscoSaúde do professorTCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Biológicas. Biologia.As doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) são um grupo de enfermidades caracteristicamente multifatoriais, não-infecciosas em sua origem e que estão particularmente associadas ao estilo de vida moderno. Elas são basicamente divididas entre aquelas relacionadas a fatores de risco não modificáveis, como idade, sexo e genética, e a fatores de risco modificáveis, que podem ser evitados e/ou atenuados conforme o estilo de vida da pessoa. Entre os tipos mais comuns de DCNT, estão as doenças cardiovasculares, os cânceres, as doenças respiratórias crônicas e o diabetes. De um modo geral, professores fazem parte de um grupo que tem alta carga de trabalho, baixa valorização salarial e trabalham em condições estressantes. Somando-se a isso, também é possível acrescentar a exposição aos fatores de risco modificáveis associados aos estilos de vida comuns nas sociedades ocidentais modernas. A combinação destas causas faz dos docentes um grupo com grande potencial para desenvolver DCNT, de modo que torna-se crucial traçar o perfil do estilo de vida deste grupo com o intuito de analisar o grau de prevalência dos fatores de risco modificáveis para tais doenças. Sendo assim, o presente trabalho buscou, através de uma revisão integrativa, analisar os estudos que investigaram o estilo de vida de docentes que atuam no contexto mais recente da educação brasileira a fim de caracterizar a prevalência dos fatores de risco modificáveis para DCNT. Para tanto, foram realizadas pesquisas em diferentes bases de dados com o intuito de selecionar o que foi produzido sobre esta temática entre os anos de 2010 e 2020. Partindo de uma análise exploratória e estatística descritiva, observou-se que, entre os 21 estudos selecionados, 81% levantaram informações sobre sedentarismo, 61,9% sobre tabagismo, 52,4% sobre consumo abusivo de álcool e 47,6% sobre os hábitos alimentares de professores. Dos 17 artigos (81%) que endereçavam pelo menos uma DCNT, todos tratavam de alguma doença cardiovascular, 10 artigos abordaram a obesidade e 8 o diabetes. Entre os fatores de risco modificáveis mais prevalentes no estilo de vida dos docentes, foram identificados o sedentarismo e a má alimentação, os quais acarretam elevadas taxas de sobrepeso e obesidade. Em um país com dimensões continentais como o Brasil, o baixo número de trabalhos produzidos, detectados em apenas 10 estados, conforme constatado por esta pesquisa, foi um dos principais resultados encontrados. Desse modo, a necessidade de estudos que investiguem essa problemática foi considerada uma das mais urgentes para que possamos ter um retrato mais real e abrangente a respeito da saúde do professor brasileiro.Noncommunicable diseases (NCD’s) are a group of illnesses that are characteristically multifactorial, non-infectious in it's origin and particularly related to the modern lifestyle. They are basically divided among those related to non-modifiable risk factors, such as age, sex and genetics, as well as to modifiable risk factors, which can be avoided and/or mitigated according to the subject's lifestyle. Among the most common types of NCD’s are cardiovascular diseases, cancers, chronic respiratory diseases and diabetes mellitus. In general, teachers are part of a group that has a high workload, low wage appreciation and work in stressful conditions. Adding to this, there is also the exposure to the modifiable risk factors associated with the modern Western societies lifestyle. The combination of these causes makes teachers a group with great potential to develop NCD’s, so it is imperative to outline the lifestyle profile of this group in order to analyze the degree of modifiable risk factors prevalence for such diseases. Thus, the present study aimed, through an integrative review, to evaluate the publications that investigated the teachers’ lifestyle who work in the recent context of Brazilian education in order to characterize the modifiable risk factors prevalence for NCD’s. In this way, researches were carried out in different databases with the aim of selecting what was produced about this theme between the years of 2010 and 2020. Starting from an exploratory analysis and descriptive statistics, it was observed that, among the 21 selected studies, 81% collected information about physical inactivity, 61.9% about smoking, 52.4% about alcoholism and 47.6% about eating habits in teachers. On the 17 articles (81%) that addressed at least one NCD, all of them addressed some cardiovascular disease, 10 articles addressed obesity and 8 diabetes. Among the most prevalent modifiable risk factors in teachers' lifestyle are sedentary lifestyle and poor diet, which lead to high rates of overweight and obesity. In a continental-size country like Brazil the low number of studies produced, carried out in only 10 states, as evidenced by this research, was one of the main results found. Thus, the need for studies that investigate this issue was considered one of the most urgent so that we can have a more real and wide picture about the health of the Brazilian teachers.Florianópolis, SC.Charão, Carla Cristina ThoberUniversidade Federal de Santa CatarinaVieira, Thiago Sarmento2021-06-02T03:35:10Z2021-06-02T03:35:10Z2021-05-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis67 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/224157info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2021-06-02T03:35:10Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/224157Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732021-06-02T03:35:10Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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