EFEITOS DE DIFERENTES EXERCÍCIOS DE FONAÇÃO EM TUBOS NA VOZ DO PROFESSOR: REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pires, Maria Eduarda
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/218066
Resumo: TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Saúde. Fonoaudiologia.
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spelling EFEITOS DE DIFERENTES EXERCÍCIOS DE FONAÇÃO EM TUBOS NA VOZ DO PROFESSOR: REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURADocente. Voz. Qualidade da Voz. Treinamento da Voz. Disfonia.TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Saúde. Fonoaudiologia.Objetivo: Analisar os efeitos dos Exercícios de Trato Vocal Semiocluído com tubos na voz do professor por meio de uma revisão integrativa da literatura. Estratégia de pesquisa: A busca e seleção dos artigos foi realizada nas bases de dados Scopus, Public Medicine Library (PubMed), Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Scientific Electronic Library Online (SciELO) e Google Scholar (Google Acadêmico), sem delimitação de data para a publicação dos artigos pesquisados. Foram selecionados artigos em Inglês, Português e Espanhol, que respondessem à pergunta norteadora: “Quais são os efeitos dos exercícios de fonação em tubos na qualidade vocal, nos parâmetros acústicos da voz e da autopercepção vocal dos professores?”. Após a seleção dos artigos, os dados foram categorizados para posterior análise. Resultado: Foram encontrados, ao todo, 1.089 resultados e cinco artigos atenderam plenamente aos critérios de inclusão. Os cinco estudos foram analisados e descritos em forma de tabelas e quadros e, classificados quanto ao nível de evidência segundo o sistema GRADE. Conclusão: Os Exercícios de Trato Vocal Semiocluído com tubo de fonação demonstram promover efeitos positivos na qualidade vocal dos professores, favorecendo a diminuição da rugosidade e da rouquidão, além de promover o conforto fonatório, facilidade ao falar, maior percepção da voz e melhor projeção vocal.Florianópolis, SCGhirardi, Ana Carolina de Assis MouraUniversidade Federal de Santa CatarinaPires, Maria Eduarda2020-12-04T21:58:20Z2020-12-04T21:58:20Z2020-11-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/218066info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2020-12-04T21:58:21Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/218066Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-12-04T21:58:21Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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