Atributos funcionais que contribuem com o desenvolvimento da modelagem do ambiente virtual de aprendizagem moodle para o ensino presencial: Instituto Federal Catarinense-Campus Camboriú

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Fernanda Borges Vaz
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/171715
Resumo: Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Administração Universitária, Florianópolis, 2016.
id UFSC_e26ae8c9ad6cabbce04017a9b6263d21
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/171715
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Universidade Federal de Santa CatarinaRibeiro, Fernanda Borges VazTodescat, Marilda2016-12-20T03:15:37Z2016-12-20T03:15:37Z2016342975https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/171715Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Administração Universitária, Florianópolis, 2016.A presente dissertação de mestrado foi desenvolvida junto ao Programa de Pós-Graduação em Administração Universitária (PPGAU), na área de concentração Gestão Universitária e na linha de pesquisa de Gestão Acadêmica e Administrativa, com o objetivo de identificar atributos funcionais quanto à usabilidade, interação, colaboração e aprendizagem que contribuem com a modelagem de um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), no ensino presencial, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense (IFC) ? Campus Camboriú, por meio da análise das funcionalidades e ferramentas do ambiente moodle, já utilizado pela Instituição, no curso de Pós-Graduação a distância (EAD), do Programa de integração da educação profissional, com a educação básica, na modalidade de educação de jovens e adultos (PROEJA), com base nas seguintes categorias de análise, quais sejam: usabilidade, interação, colaboração e aprendizagem. A abordagem deste estudo é qualitativa. Quanto aos fins, a pesquisa é descritiva, e quanto aos meios, bibliográfica, e se enquadra em um estudo de caso. A fim de alcançar os objetivos desta pesquisa, realizou-se uma revisão bibliográfica nas áreas de Gestão Universitária, Ambientes Virtuais de Aprendizagem, em especial, sobre o software moodle, suas ferramentas e funcionalidades. Os instrumentos de coleta escolhidos, para análise de dados, foram a entrevista semi-estruturada, junto ao Grupo 1 (Coordenador de suporte EAD e Profissionais de Tecnologia da Informação (TI) do IFC, e da Universidade Federal de Santa Catarina) (UFSC) e Grupo 2 (Coordenador de curso, Professores e Tutores) que fizeram parte da infraestrutura técnica e pedagógica do curso de Pós-Graduação EAD, em Proeja. E o questionário, foi aplicado ao Grupo 3 (Discentes) do referido curso. Como resultados desta pesquisa, identificaram-se as principais ferramentas utilizadas pelos tutores, professores e discentes do curso EAD PROEJA do IFC ? Campus Camboriú, quais sejam: Fórum, Chat, Glossário, Questionário, E-Mail, Mensagem, Tarefa, Wiki, Ferramenta externa, Pastas com arquivos das disciplinas, Livro texto, Arquivos com disponibilização de conteúdo, Página Web e Vídeo. Também, constatou-se pontos fortes e fracos do moodle; utilizado pela educação a distância do IFC - Campus Camboriú, em relação à usabilidade, interação, colaboração e aprendizagem. Outrossim, verificaram-se ferramentas essenciais para otimizar o processo de aprendizagem no moodle, a saber: Arquivo, Livro, Página, Pasta, URL, Rótulo, Chat, Fórum, Ferramenta externa, Glossário, Lição, Questionário, Tarefa e Wiki e, por fim, detectou-se atributos funcionais do moodle que contribuem como ferramenta de suporte tecnológico e educacional ao processo de aprendizagem, quanto à usabilidade, interação, colaboração e aprendizagem, no ensino presencial, junto aos profissionais da educação a distância do IFC Campus Camboriú e aos profissionais de Tecnologia da Informação que gerenciam o moodle da UFSC, a fim de ofertar um AVA que proporcione mudanças no processo de aprendizagem por meio da construção do conhecimento interativo e colaborativo.<br>Abstract : This master thesis was developed by the Graduate Diploma in University Management Program (PPGAU) in the area of concentration University Management and Academic Management and administrative research line, in order to identify functional attributes as usability, interaction , collaboration and learning that contribute to the modeling of a Virtual learning environment (VLE) in the classroom teaching of the Federal Institute of Education, Science and Technology Santa Catarina (IFC) - Campus Camboriú, through the analysis of the features and environment tools moodle, already used by the institution in the course of Postgraduate distance learning (ODL), the vocational education integration program, with basic education, in the form of adult education (PROEJA), based on the following categories analysis, such as: usability, interaction, collaboration and learning. The approach of this study is qualitative. As for the purpose, the research is descriptive, and as the media, literature, and fits into a case study. In order to achieve the objectives of this research, we carried out a literature review in the areas of university management, Virtual Learning Environments, especially on the Moodle software, its tools and features. collection instruments chosen for data analysis were the semi-structured interview with the Group 1 (Support Coordinator Distance Learning and Professional Information Technology (TI) of the IFC, and the Federal University of Santa Catarina) (UFSC) and Group 2 (Course Coordinator, Teachers and Tutors) who were part of the technical and educational infrastructure of the course Graduate EAD in Proeja. And the questionnaire was applied to Group 3 (Learners) of that course. As a result of this research, we identified the main tools used by tutors, teachers and students of the course EAD PROEJA IFC - Campus Camboriú, which are: Forum Chat Glossary, Quiz, E-Mail, Message, Task, Wiki, Tool external, Folders disciplines files, book text files with content delivery, Web Page and Video. Also, it was found strengths and weaknesses moodle; used by distance IFC - Campus Camboriú, for usability, interaction, collaboration and learning. Furthermore, there were essential tools to optimize the learning process in moodle, namely: Archives, Book, Page, Folder, URL, label, Chat, Forum, external tool, Glossary, Lesson, Quiz, Task and Wiki, and Finally detected a functional moodle attributes that contribute to technological tool support and education to the learning process, as usability, interaction, collaboration and learning, classroom teaching, with professionals from distance IFC - Campus Camboriú and Information Technology professionals who manage moodle of UFSC in order to offer a VLE to provide changes in the learning process by building the interactive and collaborative knowledge.267 p.| il., grafs.porAdministraçãoMoodle (Programa de computador)Ensino à distânciaCamboriu (SC)Atributos funcionais que contribuem com o desenvolvimento da modelagem do ambiente virtual de aprendizagem moodle para o ensino presencial: Instituto Federal Catarinense-Campus Camboriúinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL342975.pdfapplication/pdf2924941https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/171715/1/342975.pdf7a93f65145d9e87193494ca3a2a63816MD51123456789/1717152016-12-20 01:15:37.192oai:repositorio.ufsc.br:123456789/171715Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-12-20T03:15:37Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Atributos funcionais que contribuem com o desenvolvimento da modelagem do ambiente virtual de aprendizagem moodle para o ensino presencial: Instituto Federal Catarinense-Campus Camboriú
title Atributos funcionais que contribuem com o desenvolvimento da modelagem do ambiente virtual de aprendizagem moodle para o ensino presencial: Instituto Federal Catarinense-Campus Camboriú
spellingShingle Atributos funcionais que contribuem com o desenvolvimento da modelagem do ambiente virtual de aprendizagem moodle para o ensino presencial: Instituto Federal Catarinense-Campus Camboriú
Ribeiro, Fernanda Borges Vaz
Administração
Moodle (Programa de computador)
Ensino à distância
Camboriu (SC)
title_short Atributos funcionais que contribuem com o desenvolvimento da modelagem do ambiente virtual de aprendizagem moodle para o ensino presencial: Instituto Federal Catarinense-Campus Camboriú
title_full Atributos funcionais que contribuem com o desenvolvimento da modelagem do ambiente virtual de aprendizagem moodle para o ensino presencial: Instituto Federal Catarinense-Campus Camboriú
title_fullStr Atributos funcionais que contribuem com o desenvolvimento da modelagem do ambiente virtual de aprendizagem moodle para o ensino presencial: Instituto Federal Catarinense-Campus Camboriú
title_full_unstemmed Atributos funcionais que contribuem com o desenvolvimento da modelagem do ambiente virtual de aprendizagem moodle para o ensino presencial: Instituto Federal Catarinense-Campus Camboriú
title_sort Atributos funcionais que contribuem com o desenvolvimento da modelagem do ambiente virtual de aprendizagem moodle para o ensino presencial: Instituto Federal Catarinense-Campus Camboriú
author Ribeiro, Fernanda Borges Vaz
author_facet Ribeiro, Fernanda Borges Vaz
author_role author
dc.contributor.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Fernanda Borges Vaz
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Todescat, Marilda
contributor_str_mv Todescat, Marilda
dc.subject.classification.pt_BR.fl_str_mv Administração
Moodle (Programa de computador)
Ensino à distância
Camboriu (SC)
topic Administração
Moodle (Programa de computador)
Ensino à distância
Camboriu (SC)
description Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Administração Universitária, Florianópolis, 2016.
publishDate 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-12-20T03:15:37Z
dc.date.available.fl_str_mv 2016-12-20T03:15:37Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/171715
dc.identifier.other.pt_BR.fl_str_mv 342975
identifier_str_mv 342975
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/171715
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 267 p.| il., grafs.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/171715/1/342975.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 7a93f65145d9e87193494ca3a2a63816
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1766805206393159680