REFLEXÕES SOBRE A IMAGEM E A FOTOGRAFIA: possibilidades na pesquisa e no ensino da Educação Física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lisboa, Mariana Mendonça
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Pires, Giovani De Lorenzi
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/237095
Resumo: Partindo de contribuições teóricas como as de Guy Debord e Susan Sontag para o entendimento crítico da realidade mediada por imagens, pretendemos refletir ao longo deste artigo, algumas possibilidades de se trabalhar com imagens em processos educativos e na pesquisa, especialmente na Educação Física. É possível usá-las? Com que interesses? Como a fotografia pode ser potencializada e pensada teoricometodologicamente em práticas educativas e científicas comprometidas com mudanças sociais? São as principais reflexões realizadas em diálogo com outros trabalhos da área, que deixamos como desafio a ser assumido por pesquisadores/ professores, em contraposição ao Mundo-Imagem, à banalização da imagem, sobretudo a fotográfica.
id UFSC_e28cfa2923f56e3ef8a79e893d8a5712
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/237095
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling REFLEXÕES SOBRE A IMAGEM E A FOTOGRAFIA: possibilidades na pesquisa e no ensino da Educação FísicaImagemFotografiaPesquisa e ensinoEducação FísicaPartindo de contribuições teóricas como as de Guy Debord e Susan Sontag para o entendimento crítico da realidade mediada por imagens, pretendemos refletir ao longo deste artigo, algumas possibilidades de se trabalhar com imagens em processos educativos e na pesquisa, especialmente na Educação Física. É possível usá-las? Com que interesses? Como a fotografia pode ser potencializada e pensada teoricometodologicamente em práticas educativas e científicas comprometidas com mudanças sociais? São as principais reflexões realizadas em diálogo com outros trabalhos da área, que deixamos como desafio a ser assumido por pesquisadores/ professores, em contraposição ao Mundo-Imagem, à banalização da imagem, sobretudo a fotográfica.2022-07-25T12:22:19Z2022-07-25T12:22:19Z2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/237095Lisboa, Mariana MendonçaPires, Giovani De Lorenziporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-07-25T12:22:19Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/237095Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-07-25T12:22:19Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv REFLEXÕES SOBRE A IMAGEM E A FOTOGRAFIA: possibilidades na pesquisa e no ensino da Educação Física
title REFLEXÕES SOBRE A IMAGEM E A FOTOGRAFIA: possibilidades na pesquisa e no ensino da Educação Física
spellingShingle REFLEXÕES SOBRE A IMAGEM E A FOTOGRAFIA: possibilidades na pesquisa e no ensino da Educação Física
Lisboa, Mariana Mendonça
Imagem
Fotografia
Pesquisa e ensino
Educação Física
title_short REFLEXÕES SOBRE A IMAGEM E A FOTOGRAFIA: possibilidades na pesquisa e no ensino da Educação Física
title_full REFLEXÕES SOBRE A IMAGEM E A FOTOGRAFIA: possibilidades na pesquisa e no ensino da Educação Física
title_fullStr REFLEXÕES SOBRE A IMAGEM E A FOTOGRAFIA: possibilidades na pesquisa e no ensino da Educação Física
title_full_unstemmed REFLEXÕES SOBRE A IMAGEM E A FOTOGRAFIA: possibilidades na pesquisa e no ensino da Educação Física
title_sort REFLEXÕES SOBRE A IMAGEM E A FOTOGRAFIA: possibilidades na pesquisa e no ensino da Educação Física
author Lisboa, Mariana Mendonça
author_facet Lisboa, Mariana Mendonça
Pires, Giovani De Lorenzi
author_role author
author2 Pires, Giovani De Lorenzi
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lisboa, Mariana Mendonça
Pires, Giovani De Lorenzi
dc.subject.por.fl_str_mv Imagem
Fotografia
Pesquisa e ensino
Educação Física
topic Imagem
Fotografia
Pesquisa e ensino
Educação Física
description Partindo de contribuições teóricas como as de Guy Debord e Susan Sontag para o entendimento crítico da realidade mediada por imagens, pretendemos refletir ao longo deste artigo, algumas possibilidades de se trabalhar com imagens em processos educativos e na pesquisa, especialmente na Educação Física. É possível usá-las? Com que interesses? Como a fotografia pode ser potencializada e pensada teoricometodologicamente em práticas educativas e científicas comprometidas com mudanças sociais? São as principais reflexões realizadas em diálogo com outros trabalhos da área, que deixamos como desafio a ser assumido por pesquisadores/ professores, em contraposição ao Mundo-Imagem, à banalização da imagem, sobretudo a fotográfica.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
2022-07-25T12:22:19Z
2022-07-25T12:22:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/237095
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/237095
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652388273225728