Percepção da qualidade do apego parental e da amizade entre pares como fatores preditores da autopercepção em pré-adolescentes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Manfroi, Edi Cristina
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/99265
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Psicologia
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spelling Percepção da qualidade do apego parental e da amizade entre pares como fatores preditores da autopercepção em pré-adolescentesPsicologiaCriançasDesenvolvimentoPai e filhosAmizadeAutopercepçãoComportamento de apego em criançasTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em PsicologiaA autopercepção, um construto central da personalidade, tem sido associado de forma consistente ao funcionamento social da criança, tanto no ambiente familiar como no grupo de pares facilitando/ dificultando o estabelecimento de relacionamentos e interações sociais de qualidade. Particularmente, na pré-adolescência, quando a rede de interações sociais se amplia, os pares e amigos passam a representar, além da família, uma importante fonte de referencia, de trocas sociais, de aprendizado, de afeto e de amizade, contribuindo para adaptação e o bem estar psicossocial da criança. Nesse sentido, o objetivo desse estudo foi investigar como a percepção da qualidade do vínculo de apego parental e da qualidade das amizades predizem, de forma independente e combinada, a autopercepção na pré-adolescência. Para responder a este propósito foi realizada uma pesquisa descritiva e correlacional. Os dados foram obtidos de um total de 289 crianças selecionadas em quatro escolas públicas (grande Porto Alegre e Santa Catarina). Os participantes responderam a Escala de Segurança de Apego e ao questionário da Qualidade da Amizade e a Escala da Autopercepção. Os resultados apontam que as crianças que percebem como satisfatória a relação de vínculo de apego com ambos os pais, descrevem como positiva as suas relações de amizade, e ainda, caracterizam como positiva a autopercepção. Análises de correlação indicam que quanto mais satisfatório é percebido o vínculo de apego com a mãe e com o pai, mais positivo elas percebem a qualidade das amizades e a autopercepção. A percepção positiva da qualidade das amizades se relacionou com a percepção positiva da competência acadêmica, atlética, aceitação social e avaliação global. Por fim, análises de regressão indicaram que a percepção positiva das amizades foi preditora da autopercepção nos domínios: competência acadêmica, competência atlética, aceitação social e avaliação global. Qualidade do apego com a mãe media apenas a percepção de competência acadêmica enquanto que qualidade do apego com o pai media a autopercepção global da criança. Portanto, conclui-se que a amizade percebida pela criança em relação aos pares e a percepção da qualidade do apego parental contribuem de modo diferenciado na autopercepção de pré-adolescentes.Self-perception, a central construct of personality, has been consistently associated with social functioning of children, both in family and peer group in facilitating/hampering the establishment of relationships and social interactions of quality. Particularly, in pre-adolescence, when the network of social interactions expands, peers and friends will become to represent, beyond the family, an important source of reference, social exchange, learning, affection and friendship, contributing for the adaptation and psychosocial well-being of the child. In this sense, the objective of this study was to investigate how the perception of the quality of the bond of parental attachment and the quality of friendships independently and combined predict self-perception in pre-adolescence. To answer this question, a descriptive and correlational study was carried out. Data were obtained from a total of 289 children selected from four public schools in Rio Grande do Sul and Santa Catarina States, Brazil. The participants answered the Attachment Security Scale, the Friendship Quality Questionnaire (FQQ) and the Self-Perception Scale. The descriptive results suggest that those children which perceive the relationship as satisfactory bond of attachment with both parents, describe as positive the relations of friendship, and also characterize self-perception as positive. Correlation analyzes indicate that the more satisfactory was perceived the bond attachment to mother and father, the more positive they perceive the quality of friendships and selfperception. The positive perception of the quality of friendships was related to positive perceptions of academic and athletic competence, social acceptance and overall assessment. Finally, regression analyzes indicated that positive perceptions of friendships was a predictor of selfperception in the areas of academic competence, athletic competence, social acceptance and overall assessment. The attachment quality to the mother mediates only the perception of academic competence whiles the quality of attachment with the father the self-perception of the child. Therefore, it can be concluded that the friendship perceived by the child in the peer group and the quality of parental attachment contribute in different ways, to adolescent´s self-perception.FlorianópolisVieira, Mauro LuisFaraco, Ana Maria XavierUniversidade Federal de Santa CatarinaManfroi, Edi Cristina2013-03-04T18:21:51Z2013-03-04T18:21:51Z20122012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis156 p.| il., tabs.application/pdf305459http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/99265porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-05T23:39:02Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/99265Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-05T23:39:02Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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