Educação política em Caio Prado Júnior: uma defesa da dialética do conhecimento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Azevedo, Caroline Bellaguarda de
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/252580
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2023.
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spelling Educação política em Caio Prado Júnior: uma defesa da dialética do conhecimentoEducaçãoEducação políticaDialéticaDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2023.Dissertação de mestrado no Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Federal de Santa Catarina, na linha ?Trabalho Educação e Política?, vinculada ao Laboratório de estudos ?Sobre as Transformações do Mundo do Trabalho?. O texto é a expressão das inquietações sobre a educação na sociedade capitalista e o potencial que a educação política, orientada pela dialética materialista histórica, de produzir conhecimento e orientar as transformações críticas e criativas na produção do ser social tanto nos espaços formais quanto nos informais de ensino. A pesquisa é teórica e tem como cerne a obra de autoria do brasileiro Caio Prado Júnior: ?Dialética do conhecimento? (1969) em dois tomos, que apresenta a produção do conhecimento desde as origens da metafísica ao processo histórico que gerou a dialética materialista. Pode-se afirmar que Caio Prado Júnior é autor que disputa a educação no caminho do socialismo científico e que a obra Dialética do conhecimento (1969) em seus dois tomos é a fundamentação teórica, a fim de mostrar a possibilidade do pensamento dialético para a interpretação e produção do conhecimento para o desenvolvimento histórico da sociedade e da natureza. Defende-se a necessidade de uma educação política para a atualidade e o ensino pautado pela lógica dialética materialista torna possível pensar uma educação voltada para o futuro, para a transformação social.Abstract: Master's dissertetion in the Graduate Program in Education at the Federal University of Santa Catarina, in the line \"Work Education and Politics\", linked to the Laboratory of studies \"On the Transformations of the World of Work\". The text is the expression of the apprehensive about education in capitalist society and the potential that political education, guided by the historical materialist dialectic, to produce knowledge and guide the critical and creative transformations in the production of the social being both in the formal and informal spaces of teaching. The research is theoretical and has as its core the work authored by the Brazilian Caio Prado Júnior: \"Dialectics of knowledge\" (1969) in two volumes, a work that presents the production of knowledge from the origins of metaphysics to the historical process that generated the materialist dialectic. It can be affirmed that Caio Prado Júnior is an author who disputes education on the path of scientific socialism and that the work Dialectics of knowledge (1969) in its two tomes is the theoretical foundation, in order to show the possibility of dialectical thinking for the interpretation and production of knowledge for the historical development of society and nature. The need for a political education for the present is defended and the teaching guided by the materialist dialectical logic makes it possible to think of an education focused on the future, on social transformation.D'Agostini, AdrianaNascimento, Carolina PichettiUniversidade Federal de Santa CatarinaAzevedo, Caroline Bellaguarda de2023-12-07T23:29:28Z2023-12-07T23:29:28Z2023info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis77 p.application/pdf385282https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/252580porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-07T23:29:28Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/252580Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732023-12-07T23:29:28Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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