A atuação de docentes de Ciências da Natureza dos Anos Finais do Ensino Fundamental nos processos curriculares no contexto da Rede Municipal de Ensino de São José, Santa Catarina.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pitz, Iago Weber
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/233036
Resumo: TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Biológicas. Biologia.
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spelling A atuação de docentes de Ciências da Natureza dos Anos Finais do Ensino Fundamental nos processos curriculares no contexto da Rede Municipal de Ensino de São José, Santa Catarina.TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Biológicas. Biologia.O presente Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo central examinar de que forma docentes da disciplina de Ciências da Natureza dos Anos Finais do Ensino Fundamental estão atuando os processos curriculares na Rede Municipal de Ensino de São José, Santa Catarina. A pesquisa tem interesse ainda em reconhecer possíveis desdobramentos associados ao currículo em virtude da homologação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) em território nacional. Para tanto, foram realizados questionários on-line com docentes da área de Ciências da Natureza dos Anos Finais do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino de São José-SC. As respostas foram analisadas perante a perspectiva da Análise Relacional, com uso da metodologia da Análise Temática. Os dados analisados estão associados com as condições de trabalho docente identificadas. Ao analisar os materiais que os docentes utilizam para organizar o currículo da sua disciplina, destacam-se a internet, os livros didáticos e os documentos curriculares oficiais. Todos os docentes apontaram usar o livro didático nos seus planejamentos curriculares, sendo avaliado como um grande auxílio ao preencher as insuficiências do trabalho docente. A centralidade que este elemento parece ocupar nos planejamentos curriculares, é todavia, algo a ser observado. Conforme os dados coletados, os livros didáticos têm sido estruturantes no processo curricular, e têm figurado como principal tradutor da BNCC para os e as docentes. Além disso, os achados apontaram alguns efeitos dos atuais documentos curriculares oficiais. Todas as respostas continham ao menos o uso ou a influência de três documentos distintos: a BNCC, o Currículo Base do Território Catarinense e o Currículo Base da Educação Josefense. As principais considerações docentes acerca destes documentos se configuraram em quatro eixos. O primeiro é a falta de relação dos conteúdos curriculares presentes na BNCC com o cotidiano dos estudantes; o segundo, é retirada e/ou alteração de conteúdos da grade curricular percebida pelos/as docentes; o terceiro, é a falta de infraestrutura das escolas e a impossibilidade de trabalhar as propostas da BNCC; e o quarto é a falta de lógica na sequência entre os conteúdos curriculares na BNCC. A pesquisa evidenciou como, apesar do caráter prescritivo dos documentos, as e os docentes entrevistados apresentam a possibilidade de moldar seus planejamentos curriculares, se esforçando para preencher as lacunas que consideram estar presentes nos documentos curriculares vigentes, atuando nos processos curriculares a nível local. Na ausência de elementos que consideram importantes para o ensino de Ciências da Natureza nos documentos curriculares ou diante de insuficiências diversas, como a falta de recursos e infraestrutura nos contextos escolares que estão inseridos, os docentes tomam diferentes decisões ao produzir seus planejamentos curriculares. Neste processo podem modificar os documentos curriculares que utilizam, rejeitar parte das orientações ou aceitá-las integralmente. Logo, é inegável o processo de atuação docente dos Professores e Professoras de Ciências da Natureza dos Anos Finais da Rede Municipal de Ensino de São José-SC em relação às políticas curriculares vigentes. Entretanto, os elementos expostos nesta pesquisa demonstram também a capacidade das políticas curriculares de influenciar a tomada de decisão dos/das docentes sobre os planejamentos curriculares, interferindo no processo de atuação das e dos profissionais entrevistados.Florianópolis, SC.Santos, Graziella Souza dosUniversidade Federal de Santa CatarinaPitz, Iago Weber2022-03-25T19:21:52Z2022-03-25T19:21:52Z2021-12-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis76 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/233036info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2022-03-25T19:21:53Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/233036Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-03-25T19:21:53Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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