O (ex)orbitar do ato de ler: um estudo sobre vivências de estudantes com a escrita em contexto de ambientação rural

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Daga, Aline Cassol
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/168175
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Linguística, Florianópolis, 2016.
id UFSC_e2e59e5568dfa4e188947d132fc4ebc4
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/168175
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Universidade Federal de Santa CatarinaDaga, Aline CassolCerutti-Rizzatti, Mary Elizabeth2016-09-20T04:59:54Z2016-09-20T04:59:54Z2016341963https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/168175Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Linguística, Florianópolis, 2016.O objeto de estudo desta tese são vivências com o ato de ler de estudantes em finalização de Ensino Fundamental e de Ensino Médio e de graduandos do Ensino Superior com inserção familiar e escolaridade básica em ambientação rural, estudadas sob a dimensão da historicidade dos sujeitos e das implicações de tais vivências consolidadas em espaços institucionalizados de educação no que respeita à ampliação das práticas de letramento desses estudantes. Partindo desse objeto, busca-se responder à seguinte questão de pesquisa: Em se tratando de alunos em finalização de Ensino Fundamental e de Ensino Médio e de graduandos do Ensino Superior participantes desta pesquisa, com inserção familiar e escolaridade básica em ambientação rural no município de Realeza ? PR, como se caracterizam suas vivências com o ato de ler, considerando a natureza situada das relações que instituem nas esferas familiar e escolar/acadêmica? Os objetivos de pesquisa correspondem ao delineamento da caracterização que constitui o eixo da questão de pesquisa. Com ancoragem teórica de base histórico-cultural, a tese articula estudos do letramento, ideário bakhtiniano e ideário vigotskiano, considerando concepções de sujeito e de língua/linguagem postas em diálogo nessas três vertentes teóricas. Sob essas bases, concebe-se leitura como o ato de ler textos nos diferentes gêneros do discurso (BAKHTIN, 2010 [1920-24]; 2011 [1952-53]). Nesse sentido, ler implica ?dar um passo? (PONZIO, 2010a), assumir-se, posicionar-se, abrir-se para o encontro da outra palavra e da palavra outra (PONZIO, 2010b). Trata-se de pesquisa qualitativa, cujo processo de geração de dados envolveu nove participantes de pesquisa ? três do 9º ano do Ensino Fundamental, três do 3º ano do Ensino Médio e três do Ensino Superior ? implicações longitudinais ?, e contemplou entrevistas, observações com notas em diário de campo, rodas de conversa, interação sobre artefatos constitutivos dos eventos de letramento e pesquisa documental. Nos resultados, infere-se que a historicidade familiar dos participantes de pesquisa caracteriza-se por imersão pontual na cultura escrita, suscitando dois movimentos principais: rarefação de eventos de letramento no ambiente domiciliar; e pontualidade ? como tomadas episódicas ? nos usos da escrita via dispositivos eletrônicos. Em se tratando das vivências com o ato de ler textos em gêneros do discursonas esferas escolar e acadêmica, há convergência na forma como essas vivências se configuram, contribuindo para a manutenção do que se nomeia órbita do idêntico (PONZIO, 2013). Dessa forma, a ecologia dos usos da leitura na família e na escola/universidade permanece circunscrita a movimentos que giram em torno do pequeno tempo, dissociados de um efetivo tensionamento com/integração ao grande tempo. Essa órbita do idêntico tende a manter o encapsulamento dos sujeitos em um tempo e espaço específicos, com práticas de uso da escrita também específicas, cuja exorbitação demanda ampliação de repertório cultural, em favor do que a leitura, quando ato, coloca-se como especialmente importante.<br>Abstract : The objects of study in this thesis are the experiences with the act of reading in students that are about to graduate from Elementary Education, High School, as well as college undergraduates (Ensino Fundamental, Médio e Superior), whose family and basic schooling were set in a rural environment. These experiences are studied under the historicity of the subjects and of the implications from such experiences when consolidated in institutionalized spaces for education as it relates to the enlargement in the literacy practices of these students. From those objects we try to answer the following research question: In the case of the students in this research who are about to graduate from Elementary School, High School or are college undergraduates, whose family and basic schooling were set in a rural environment in Realeza county PR, how are their experiences characterized in the act of reading, considering the instantiated nature of the relationships that take place in the family and school/academic spheres? The goals of the research correspond to the outlining of the characterization which constitutes the axis of the research question. Based on a historicalcultural theoretical approach, the thesis reflects on literacy studies, bakhtinian ideation and vigotskian ideation, considering the concepts of subject and language discussed by three theoretical currents. From these, we understand reading as the act of reading texts in different discorse genres (BAKHTIN, 2010 [192024]; 2011 [1952-53]). In this sense, reading implies ?taking a step? (PONZIO, 2010a), taking a stance, positioning oneself and opening up to the encounter with the other word and the word of the other (PONZIO, 2010b). It is a qualitative research that involved nine research participants in the data gathering process three in the 9th grade of Elementary School, three in the last year of High School, and three who were in college longitudinal implications , and contemplated interviews, observations with notes from a field journal, roundtables, interactions about artefacts that constitute literacy events and document research. From the results, we infer that the historicity of the family of the research participants is characterized by a punctual immersion in the culture of writing, evoking two main movements: literacy events rarefaction in the home enviroment; and punctuality such as episodic staces in the usage of writting with electronic devices. As it relates to the experiences with theact of reading texts in discourse genres in the school and academic spheres, there is a convergence in the way in which those experiences are set, contributing to the maintenance of what is called the orbit of the identical (PONZIO, 2013). In this way, the ecology of the uses of reading in the family and in the school/college remains limited to movements that gravitate around the short time, disassociated from an effective tensioning or integration with the larger time. This orbit of the identical tends to maintain the encapsulation of the subjects in a specific time and space, with usage practices of writting that are also specific, exorbitation from which demands the enlargement of the cultural repertoire, considering that reading, as an act, is especially important.368 p.| il.porLingüísticaLeituraEducação ruralO (ex)orbitar do ato de ler: um estudo sobre vivências de estudantes com a escrita em contexto de ambientação ruralinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL341963.pdfapplication/pdf5695945https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/168175/1/341963.pdf35ff2f62b294d6f5004594644176af69MD51123456789/1681752016-09-20 01:59:54.245oai:repositorio.ufsc.br:123456789/168175Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-09-20T04:59:54Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O (ex)orbitar do ato de ler: um estudo sobre vivências de estudantes com a escrita em contexto de ambientação rural
title O (ex)orbitar do ato de ler: um estudo sobre vivências de estudantes com a escrita em contexto de ambientação rural
spellingShingle O (ex)orbitar do ato de ler: um estudo sobre vivências de estudantes com a escrita em contexto de ambientação rural
Daga, Aline Cassol
Lingüística
Leitura
Educação rural
title_short O (ex)orbitar do ato de ler: um estudo sobre vivências de estudantes com a escrita em contexto de ambientação rural
title_full O (ex)orbitar do ato de ler: um estudo sobre vivências de estudantes com a escrita em contexto de ambientação rural
title_fullStr O (ex)orbitar do ato de ler: um estudo sobre vivências de estudantes com a escrita em contexto de ambientação rural
title_full_unstemmed O (ex)orbitar do ato de ler: um estudo sobre vivências de estudantes com a escrita em contexto de ambientação rural
title_sort O (ex)orbitar do ato de ler: um estudo sobre vivências de estudantes com a escrita em contexto de ambientação rural
author Daga, Aline Cassol
author_facet Daga, Aline Cassol
author_role author
dc.contributor.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Daga, Aline Cassol
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Cerutti-Rizzatti, Mary Elizabeth
contributor_str_mv Cerutti-Rizzatti, Mary Elizabeth
dc.subject.classification.pt_BR.fl_str_mv Lingüística
Leitura
Educação rural
topic Lingüística
Leitura
Educação rural
description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Linguística, Florianópolis, 2016.
publishDate 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-09-20T04:59:54Z
dc.date.available.fl_str_mv 2016-09-20T04:59:54Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/168175
dc.identifier.other.pt_BR.fl_str_mv 341963
identifier_str_mv 341963
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/168175
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 368 p.| il.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/168175/1/341963.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 35ff2f62b294d6f5004594644176af69
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1766805009086808064