As relações internacionais do Estado de Santa Catarina

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Borba, Alice Helena Heil de
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/190098
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais, Florianópolis, 2018.
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spelling As relações internacionais do Estado de Santa CatarinaRelações internacionaisParadiplomaciaDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais, Florianópolis, 2018.O objeto desta dissertação é as relações internacionais do Estado de Santa Catarina coordenadas pela Secretaria Executiva de Assuntos Internacionais (SAI). Com isto, o objetivo desta pesquisa é responder de que maneiras a SAI tem conseguido articular com outras instâncias (dentro e fora do governo de SC), ao longo do tempo, a atuação internacional do estado? E, em que medida a agenda paradiplomática da SAI é semelhante à de outros órgãos de outros estados federados brasileiros? Para alcançar estas respostas, os dados coletados foram analisados por meio do método de estudo de caso único, que contribui para compreender um objeto ou fenômeno específico a partir de múltiplas fontes. Desta feita, esta dissertação está estruturada da seguinte maneira, primeiramente foi explanado a respeito do tema da paradiplomacia e algumas experiências paradiplomáticas ao redor do mundo, na América Latina e no Brasil. Esta primeira parte é importante pois fornece elementos basilares para a compreensão acerca do tema da paradiplomacia. Em sequência, foi analisada a paradiplomacia desenvolvida pelo Estado de Santa Catarina no período de 2003 a 2017, a criação e evolução institucional da SAI, respondendo a primeira pergunta de pesquisa deste trabalho. Em seguida, o último capítulo analisou a agenda paradiplomática catarinense no período mencionado em relação a agenda de outros estados federados brasileiros. Foram escolhidos os estados do Acre (AC), Bahia (BA), Minas Gerais (MG) e Mato Grosso (MT), representam as regiões do Norte, Nordeste, Sudeste, Centro-Oeste, respectivamente. De maneira geral, as respostas das perguntas de pesquisa desta dissertação apontaram que a coordenação da agenda paradiplomática do Estado de Santa Catarina é única, pois foi identificado que seu início se deu por causa de visão entusiasmada e cosmopolita a respeito da interação com outros povos, ou seja, sua motivação era além do tradicional aporte teórico da paradiplomacia. Já a coordenação da agenda é similar à de outros estados federados. Considerando as respectivas diferenças e competências dos órgãos, os entes subnacionais brasileiros se utilizam de estratégias similares para o desenvolvimento das suas relações internacionais, correspondendo aos preceitos teóricos consagrados na paradiplomacia. Apesar disto, a medida que se verificou as semelhanças da experiência catarinense com outros estados federados, a pesquisa identificou que o Estado de Santa Catarina se diferencia dos demais entes subnacionais e destaca-se do tradicional aporte-teórico da paradiplomacia na execução da agenda paradiplomática. Isto levou ao modo de atuação que foi conceituado nesta pesquisa como Estratégias Inside out. No final, pode-se afirmar que esta pesquisa corroborou a teoria e a prática e contribuiu para alvitrar novas conjecturas sobre as relações internacionais catarinenses e a respeito do tema da paradiplomacia no Brasil.Abstract : The object of this dissertation is the international relations of the State of Santa Catarina coordinated by the Executive Secretariat of International Affairs (SIA). Therefore, the objective of this research is to answer in which ways the SIA has been able to coordinate with other instances (inside and outside the government of SC), over time, the international performance of the state? To what extent is the paradiplomatic agenda of SIA similar to that of other subnational entities of other Brazilian states? In order to find out these answers, the analysis of the collected data were made through the single case study method, which helps to understand a specific object or phenomena from multiple sources. The structure of this dissertation go as follows: first, an explanation about the topic of paradiplomacy and some paradiplomatic experiences around the world, in Latin America and Brazil. This part is important because it provides basic elements for understanding paradiplomacy. Second, the paradiplomacy developed by the State of Santa Catarina from 2003 to 2017; the creation and institutional evolution of the SIA was analyzed, answering the first question of this work. Then third, the last chapter that analyzed the paradiplomatic agenda of Santa Catarina in the period mentioned and compared it to the agenda of other Brazilian federal states. The states chosen were Acre (AC), Bahia (BA), Minas Gerais (MG) and Mato Grosso (MT), representing the North, Northeast, Southeast and Midwest regions respectively. Generally, the answers to the research questions of this essay pointed out that the coordination of the paradiplomatic agenda of the State of Santa Catarina is unique, since it was identified that its beginning was due to an enthusiastic and cosmopolitan vision regarding the interaction with other nations, meaning that their motivation was beyond the traditional theoretical motivations of paradiplomacy. The coordination of the agenda is similar to that of other federal states. Considering the respective differences and competences of the organs, the Brazilian subnational entities use similar strategies for the development of their international relations, corresponding to the theoretical precepts embodied in paradiplomacy. Yet, verifying the similarities of the experience of Santa Catarina with other federal states it was possible to identify that the State of Santa Catarina differed from the other subnational entities in the way to implement the paradiplomatic agenda. That led to the way of action conceptualized in this research as Strategies Inside out, standing out from the traditional motivations in paradiplomacy theory. In the end, we can stated that this research corroborated the theory and practice of paradiplomacy and contributed to suggest new conjectures about the international relations of Santa Catarina and about paradiplomacy in Brazil.Salomón Gonzales, MónicaUniversidade Federal de Santa CatarinaBorba, Alice Helena Heil de2018-09-21T04:05:59Z2018-09-21T04:05:59Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis260 p.| il., gráfs., tabs.application/pdf356021https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/190098porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-09-21T04:06:00Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/190098Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732018-09-21T04:06Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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