Criação de personagens do folclore nacional com estética da fauna brasileira
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/252913 |
Resumo: | TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Design. |
id |
UFSC_e3a2bea19aba9885174bc0e55ce089c3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/252913 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Criação de personagens do folclore nacional com estética da fauna brasileiraFolcloreFauna BrasileiraPersonagensModelagem 3DTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Design.Este trabalho tem como objetivo detalhar o processo de criação de personagens que representam o folclore nacional para estilo de série animada 3D, adaptando suas características à fauna brasileira. O projeto visa promover a imersão na riqueza cultural brasileira, explorando as referências encontradas na vida selvagem e na história da arte do país, para dar maior destaque aos protagonistas de nosso folclore. Os personagens foram concebidos seguindo uma metodologia Lima e Meurer (2011), que foi adaptada às necessidades do projeto. Foram realizadas análises de obras de artistas brasileiros e de animais da fauna para desenvolver uma releitura dos personagens. Inicialmente, foram criados desenhos em 2D para servir de base na modelagem em 3D, seguida da aplicação de texturas e da produção de vídeos de visualização em 360 graus dos personagens.This work aims to detail the process of creating three-dimensional characters that represent Brazilian folklore, adapting their characteristics to the Brazilian fauna. The project seeks to promote immersion in the richness of Brazilian culture, exploring references found in wildlife and the country's art history, in order to give greater prominence to the protagonists of our folklore. The characters were conceived following a methodology by Lima and Meurer (2011), which was adapted to the project's needs. Analyses of works by Brazilian artists and fauna were conducted to develop a reinterpretation of the characters. Initially, 2D drawings were created as a basis for 3D modeling, followed by the application of textures and the production of 360-degree view videos of the characters.Florianópolis, SC.Menegazzi, Douglas LuizUniversidade Federal de Santa Catarina.Melo, Douglas Wilson Lisboa de2023-12-12T18:54:41Z2023-12-12T18:54:41Z2023-11-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis48 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/252913Open Access.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2023-12-12T18:54:42Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/252913Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732023-12-12T18:54:42Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Criação de personagens do folclore nacional com estética da fauna brasileira |
title |
Criação de personagens do folclore nacional com estética da fauna brasileira |
spellingShingle |
Criação de personagens do folclore nacional com estética da fauna brasileira Melo, Douglas Wilson Lisboa de Folclore Fauna Brasileira Personagens Modelagem 3D |
title_short |
Criação de personagens do folclore nacional com estética da fauna brasileira |
title_full |
Criação de personagens do folclore nacional com estética da fauna brasileira |
title_fullStr |
Criação de personagens do folclore nacional com estética da fauna brasileira |
title_full_unstemmed |
Criação de personagens do folclore nacional com estética da fauna brasileira |
title_sort |
Criação de personagens do folclore nacional com estética da fauna brasileira |
author |
Melo, Douglas Wilson Lisboa de |
author_facet |
Melo, Douglas Wilson Lisboa de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Menegazzi, Douglas Luiz Universidade Federal de Santa Catarina. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Melo, Douglas Wilson Lisboa de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Folclore Fauna Brasileira Personagens Modelagem 3D |
topic |
Folclore Fauna Brasileira Personagens Modelagem 3D |
description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Design. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-12-12T18:54:41Z 2023-12-12T18:54:41Z 2023-11-23 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/252913 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/252913 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Open Access. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Open Access. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
48 f. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC. |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC. |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652096377978880 |