Uma proposta para o ensino da relativilidade restrita através de simulações desenvolvidas a partir da ferramenta computacional Easy Java Simulations

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Walendowsky, João Francisco
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/214740
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Blumenau, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física, Blumenau, 2019.
id UFSC_e3ddf9241e0b7b96cfe29693c41460df
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/214740
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Uma proposta para o ensino da relativilidade restrita através de simulações desenvolvidas a partir da ferramenta computacional Easy Java SimulationsFísicaRelatividade (Física)Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Blumenau, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física, Blumenau, 2019.O presente trabalho tem por objetivo principal descrever a aplicação de um laboratório virtual voltado para o ensino da relatividade restrita no ensino médio. A ideia é fazer uso dos smartphones como um aliado do professor e não um vilão como é visto nas escolas. Assim, surgiu a proposta da construção de simuladores virtuais para complementar o ensino referente a um tema que desperta grande interesse, mas é de difícil compreensão por parte dos alunos. Todas as simulações computacionais que compõem o laboratório, desenvolvidas através da ferramenta computacional Easy Java Simulations (EJS), foram elaboradas de forma a explorar algumas das principais consequências da relatividade restrita: contração espacial, dilatação temporal e simultaneidade. Cada simulação é acompanhada de um roteiro experimental para aplicação da mesma. Além disso, elaborou-se uma apresentação em slides para uma aula introdutória envolvendo os conceitos e consequências da relatividade restrita. O produto resultante foi aplicado em uma turma do terceiro ano do ensino médio da Escola de Educação Básica Feliciano Pires, em Brusque SC. Mesmo sendo uma escola pública e uma turma do turno noturno, o produto mostrou-se eficiente, gerando um interesse maior pela Física.<br>Abstract : The main objective of this work is to describe the application of a virtuallaboratory focused on the teaching of restricted relativity in secondaryeducation. The idea is to make use of smartphones as an ally of theteacher and not a villain as seen in schools. Thus, the proposal of theconstruction of virtual simulators to supplement the teaching referring toa subject that arouses great interest, but it is difficult to understand. Allthe computer simulations that compose the laboratory, developed usingthe Easy Java Simulations (EJS) computational tool, were elaborated inorder to explore some of the main consequences of the restrictedrelativity: spatial contraction, temporal dilatation and simultaneity. Eachsimulation is accompanied by an experimental script to apply it. Inaddition, a slide presentation was prepared for an introductory lectureabout the concepts and consequences of restricted relativity. Theresulting product was applied to a third-year high school class at theFeliciano Pires School of Basic Education in Brusque, Santa Catarina.Even though it was a public school and a night shift class, the productproved to be efficient, generating a greater interest in physics.Alloy, Marcelo DallagnolUniversidade Federal de Santa CatarinaWalendowsky, João Francisco2020-10-21T21:09:14Z2020-10-21T21:09:14Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis98 p.| il.application/pdf363679https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/214740porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-10-21T21:09:14Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/214740Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-10-21T21:09:14Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma proposta para o ensino da relativilidade restrita através de simulações desenvolvidas a partir da ferramenta computacional Easy Java Simulations
title Uma proposta para o ensino da relativilidade restrita através de simulações desenvolvidas a partir da ferramenta computacional Easy Java Simulations
spellingShingle Uma proposta para o ensino da relativilidade restrita através de simulações desenvolvidas a partir da ferramenta computacional Easy Java Simulations
Walendowsky, João Francisco
Física
Relatividade (Física)
title_short Uma proposta para o ensino da relativilidade restrita através de simulações desenvolvidas a partir da ferramenta computacional Easy Java Simulations
title_full Uma proposta para o ensino da relativilidade restrita através de simulações desenvolvidas a partir da ferramenta computacional Easy Java Simulations
title_fullStr Uma proposta para o ensino da relativilidade restrita através de simulações desenvolvidas a partir da ferramenta computacional Easy Java Simulations
title_full_unstemmed Uma proposta para o ensino da relativilidade restrita através de simulações desenvolvidas a partir da ferramenta computacional Easy Java Simulations
title_sort Uma proposta para o ensino da relativilidade restrita através de simulações desenvolvidas a partir da ferramenta computacional Easy Java Simulations
author Walendowsky, João Francisco
author_facet Walendowsky, João Francisco
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Alloy, Marcelo Dallagnol
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Walendowsky, João Francisco
dc.subject.por.fl_str_mv Física
Relatividade (Física)
topic Física
Relatividade (Física)
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Blumenau, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física, Blumenau, 2019.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2020-10-21T21:09:14Z
2020-10-21T21:09:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 363679
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/214740
identifier_str_mv 363679
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/214740
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 98 p.| il.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808651885809238016