Construção e evidências de validade de uma medida das dimensões da parentalidade para pais e mães de crianças pré-escolares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paraventi, Larissa
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/205032
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Florianópolis, 2018.
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spelling Construção e evidências de validade de uma medida das dimensões da parentalidade para pais e mães de crianças pré-escolaresPsicologiaParentalidadePais e filhosDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Florianópolis, 2018.Parentalidade envolve comportamentos paternos e maternos que promovem cuidado, disciplina e estímulo direcionados a assegurar o pleno desenvolvimento dos(as) filhos(as). A Teoria Bioecológica do Desenvolvimento Humano, os modelos de parentalidade existentes e a Teoria da Relação de Ativação fundamentam as reconhecidas implicações desse fenômeno para o desenvolvimento social e emocional da criança. Apesar dos avanços científicos direcionados à definição e mensuração deste construto, existe uma escassez de instrumentos para avaliação da parentalidade no contexto brasileiro. O objetivo deste estudo foi investigar as evidências de validade de um instrumento para medir as dimensões da parentalidade para pais e mães de crianças pré-escolares. Para tanto, propõs-se um estudo referente à construção de um instrumento de medida e à busca de suas evidências de validade. Caracterizado como exploratório, descritivo, transversal, com caráter de levantamento. A técnica para coleta de dados empregada foi pesquisa de campo com observação por meio de questionários e abordagem quantitativa dos dados. A amostra deste estudo foi composta por 336 participantes cujas famílias eram biparentais, heteroafetivas, com pelo menos um filho(a) entre quatro e seis anos de idade, da região Sul do Brasil. Os dados do Questionário Sócio-demográfico indicaram que, dessas pessoas, 50% eram mães com média de idade de 35,20 (DP ± 0,45) anos e 50% eram pais com média de idade de 37,99 (DP ± 0,52) anos. A construção do novo instrumento denominado Inventário das Dimensões da Parentalidade se deu por meio dos itens das dimensões Cuidados Diretos e Indiretos e Suporte Emocional do Questionário de Engajamento Paterno, do Questionário de Abertura ao Mundo e do inventário Child-Rearing Practices Report. Realizou-se uma análise fatorial exploratória para verificação de sua dimensionalidade, cujos principais procedimentos perpassaram por: análise preliminar da adequação dos dados, estimação do modelo, determinação da estrutura fatorial, rotação oblíqua promax dos fatores, retenção das variáveis nos fatores e análise da confiabilidade da estrutura fatorial. A solução de seis fatores se mostrou a mais adequada, cujas dimensões remetem a domínios da parentalidade e não estilos parentais, sendo elas: Suporte Emocional, Cuidados Básicos, Estímulo à Autonomia, Estímulo à Perseverança, Disciplina Coercitiva e Disciplina Indutiva. O pool de itens inicial era de 87 itens, após a retirada de 33 itens com propriedades inadequadas, a composição final do inventário foi de 54 itens. A precisão para cada dimensão, calculada por meio do Alfa de Cronbach e do Lambda-2 respectivamente, foi de 0,88 e 0,88 em Suporte Emocional, 0,86 e 0,86 em Cuidados Básicos, 0,78 e 0,79 em Estímulo à Autonomia, 0,74 e 0,75 em Estímulo à Perseverança, 0,77 e 0,78 em Disciplina Coercitiva e 0,72 e 0,73 em Disciplina Indutiva. A partir dos resultados obtidos, conclui-se que o instrumento apresenta boas propriedades psicométricas, com evidências de validade e precisão adequadas e favoráveis.Abstract : Parenting involves paternal and maternal behaviors that promote care, discipline and encouragement aimed at ensuring full development of the children. The Bioecological Human Development Theory, existing parenting models and Activation Relationship Theory support the recognized implications of this phenomenon for child's social and emotional development. Despite the scientific advances directed to the definition and measurement of this construct, there is a shortage of instruments to evaluate parenting in the Brazilian context. The aim of this study was to investigate the validity evidence of an inventory of parenting dimensions for parents of preschool children. To do so, a study was proposed concerning the construction of a psychological instrument and the search for its validity evidences. Characterized as exploratory, descriptive, transversal, with character of survey. The technique for data collection employed was field research with observation through questionnaires and quantitative data approach. The sample of this study consisted of 336 participants whose families were two-parent, hetero-affective, with at least one child between four and six years old, from the southern region of Brazil. Data from the Socio-demographic Questionnaire indicated that 50% of these people were mothers with a mean age of 35.20 (SD ± 0.45) years and 50% were parents with a mean age of 37.99 (SD ± 0,52) years. The construction of the new instrument called Inventário de Dimensões da Parentalidade was done through the items \"Direct and Indirect Care\" and \"Emotional Support\" dimensions of the Parental Engagement Questionnaire, the Openness to the World Questionnaire and the Child-Rearing Practices Report. An exploratory factorial analysis was performed to verify its dimensionality. Its main procedures were: preliminary analysis of data adequacy, model estimation, determination of factorial structure, promax oblique rotation of factors, retention of variables in factors and reliability analysis of the factorial structure. The six-factor solution was the most adequate, whose dimensions refer to domains of parenting and not parenting styles, and they are: Emotional Support, Basic Care, Stimulus to Autonomy, Stimulus to Perseverance, Coercive Discipline and Inductive Discipline. The initial item pool was 87 items, after the removal of 33 items with inappropriate properties, the final composition of the inventory was 54 items. The precision for each dimension, calculated by Cronbach's Alpha and Lambda-2 respectively, was 0.88 and 0.88 in Emotional Support, 0.86 and 0.86 in Basic Care, 0.78 and 0, 79 in Autonomy Encourage, 0.74 and 0.75 in Perseverance Encourage, 0.77 and 0.78 in Coercive Discipline and 0.72 and 0.73 in Inductive Discipline. From the obtained results, it is concluded that the instrument presents good psychometric properties, with adequate and favorable evidences of validity and precision.Vieira, Mauro LuísUniversidade Federal de Santa CatarinaParaventi, Larissa2020-03-31T13:25:36Z2020-03-31T13:25:36Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis141 p.| il., tabs.application/pdf358959https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/205032porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-03-31T13:25:36Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/205032Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-03-31T13:25:36Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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