Sistematização da aplicação do brand dna process no design de marca de cidades criativas: caso Projeto Rota da Inovação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tarachucky, Laryssa
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/135776
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Design e Expressão Gráfica, Florianópolis, 2015.
id UFSC_e473573bc361b87837cb882e50f47737
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/135776
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Sistematização da aplicação do brand dna process no design de marca de cidades criativas: caso Projeto Rota da InovaçãoDesenho industrialBranding (Marketing)CriatividadeCrescimento urbanoFlorianópolis (SC)Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Design e Expressão Gráfica, Florianópolis, 2015.Por sua capacidade de fortalecimento de diversos setores econômicos da cidade, a criação e gestão contínua de marcas territoriais vem recebendo ampla atenção mundialmente. E, por ser, assim como a cidade, produto de construção coletiva, interessa ao desenvolvimento e gestão da marca da cidade perceber e alinhar suas ações com políticas contemporâneas de desenvolvimento urbano. O estímulo do setor de inovação da cidade de Florianópolis/SC foi objeto de estudo do Projeto Rota da Inovação, que obteve no modelo de cidade criativa as respostas para as demandas essenciais da marca a ser criada. A presente pesquisa busca apresentar a relação entre design, branding e políticas urbanas e, com base na sistematização da experiência de construção da marca Floripa Conecta, descrever e analisar os fatores que conduziram o Projeto Rota da Inovação ao resultado gerado. Para tanto, busca-se compreender que tipo de ambientes facilitam a disseminação, adaptação e exaptação de boas ideias, como se dá a formação e evolução da imagem da cidade e, assim, reconhecer os aspectos que compõem o éthos criativo de um dado território. Esta pesquisa faz uso da técnica de pesquisa-ação, analisando a aplicação do Brand DNA Process no Projeto Rota da Inovação, realizado pelo LOGO/UFSC. Como resultado, apresenta-se uma análise da aplicação do Brand DNA Process como ferramenta de apreensão e comunicação da imagem urbana com vistas à adaptação da cidade a novos cenários, considerando o território como espaço de trocas sociais únicas e levando em conta a percepção de lugar e a influência da marca territorial na experiência de lugar tanto no contexto turístico quanto no contexto das relações socioculturais locais. São apresentadas também as principais necessidades de adaptação para a aplicação da metodologia a territórios e são feitas recomendações para futuros processos. Esta pesquisa é decorrente dos estudos realizados no curso de mestrado em Design (Pós-Design/UFSC), tratando do tema ?metodologia de projeto em design gráfico?. O tema proposto também é desenvolvido na linha de pesquisa ?Gestão estratégica do design gráfico?, no contexto do grupo de pesquisa LOGO ? Laboratório de Orientação da Gênese Organizacional.<br>Abstract : For its capacity of developing various economic sectors of the city, the creation and ongoing management of territorial brands has received widespread attention worldwide. And being product of collective construction ? as well as the city is ? it interests to the city brand development and management to understand and align its actions with contemporary urban development policies. Actions for stimulating Florianópolis? innovation sector were studied by the project named Projeto Rota da Inovação, which had in the creative city model answers to the essential demands of the brand supposed to be created. This research aims to present the relationship between design, branding and urban policies and, based on the systematization of Floripa Conecta brand building experience, to describe and to analyze the factors that led Projeto Rota da Inovação to its result. Therefore, this thesis seeks to understand what kind of environments facilitate the dissemination, adaptation and exaptation of good ideas, how the formation and evolution of the city's image happens and thus recognize the aspects that make up the creative ethos. The research makes use of action research technique, analyzing the application of Brand DNA Process to Projeto Rota da Inovação, conducted by LOGO/UFSC. As a result, it is presented an analysis of the application of Brand DNA Process as an urban image apprehension and communication tool in order to adapt the city to new scenarios, considering the territory as unique social exchange space and taking into account the perception of place and the influence of territorial brand on the experience of place in both tourism context and in the context of socio-cultural local relations. It is also presented the main adaptation needs to the application of this methodology to territories and some recommendations are made for future cases. This research is the result of studies in the master course in Design (Pós-Design/UFSC), dealing with the theme "design methodology in graphic design". The theme is also developed in the research track "Strategic Management Graphic Design" developed by the research group called LOGO.Gomez, Luiz Salomão RibasUniversidade Federal de Santa CatarinaTarachucky, Laryssa2015-10-27T03:05:57Z2015-10-27T03:05:57Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis164 p.| il.application/pdf335637https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/135776porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-10-27T03:05:57Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/135776Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732015-10-27T03:05:57Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Sistematização da aplicação do brand dna process no design de marca de cidades criativas: caso Projeto Rota da Inovação
title Sistematização da aplicação do brand dna process no design de marca de cidades criativas: caso Projeto Rota da Inovação
spellingShingle Sistematização da aplicação do brand dna process no design de marca de cidades criativas: caso Projeto Rota da Inovação
Tarachucky, Laryssa
Desenho industrial
Branding (Marketing)
Criatividade
Crescimento urbano
Florianópolis (SC)
title_short Sistematização da aplicação do brand dna process no design de marca de cidades criativas: caso Projeto Rota da Inovação
title_full Sistematização da aplicação do brand dna process no design de marca de cidades criativas: caso Projeto Rota da Inovação
title_fullStr Sistematização da aplicação do brand dna process no design de marca de cidades criativas: caso Projeto Rota da Inovação
title_full_unstemmed Sistematização da aplicação do brand dna process no design de marca de cidades criativas: caso Projeto Rota da Inovação
title_sort Sistematização da aplicação do brand dna process no design de marca de cidades criativas: caso Projeto Rota da Inovação
author Tarachucky, Laryssa
author_facet Tarachucky, Laryssa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gomez, Luiz Salomão Ribas
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Tarachucky, Laryssa
dc.subject.por.fl_str_mv Desenho industrial
Branding (Marketing)
Criatividade
Crescimento urbano
Florianópolis (SC)
topic Desenho industrial
Branding (Marketing)
Criatividade
Crescimento urbano
Florianópolis (SC)
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Design e Expressão Gráfica, Florianópolis, 2015.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-10-27T03:05:57Z
2015-10-27T03:05:57Z
2015
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 335637
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/135776
identifier_str_mv 335637
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/135776
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 164 p.| il.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652043700666368