Desenvolvimento da competência cidadã: um estudo com os formandos e egressos do curso de administração da Universidade Federal de Santa Catarina

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Magalhães, Thiago Gonçalves
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/169499
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Administração, Florianópolis, 2015.
id UFSC_e474e20ad243d66f31db5aac1b5918db
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/169499
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Desenvolvimento da competência cidadã: um estudo com os formandos e egressos do curso de administração da Universidade Federal de Santa CatarinaAdministraçãoEstudo e ensinoCidadaniaSanta CatarinaDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Administração, Florianópolis, 2015.Esta pesquisa apresenta a análise da contribuição do curso de administração ofertado pela UFSC, no tocante ao desenvolvimento de competência cidadã para o futuro administrador. A investigação contou com as categorias de análise: competências cognitivas, comunicativas, associativas, de aprendizagem, e o desenvolvimento da cultura cidadã e de participação ativa. Apoiada na vertente fenomenológica a pesquisa é caracterizada como qualitativa e quantitativa, e ainda aplicada e descritiva. É cross-sectional e compreendida como estudo de caso do curso de administração presencial. Na coleta de dados houve pesquisa de campo, documental, bibliográfica e na etapa qualitativa privilegiou-se entrevistas semi-estruturada e aprofundada com os professores/gestores do curso e com alunos formando/egressos, enquanto que na quantitativa utilizou-se a estratégia survey com os alunos formandos/egressos. O tratamento dos dados contou com a análise qualitativa, conquanto aos quantitativos utilizaram-se gráficos, tabelas e estatísticas. Foram analisadas as percepções destes a fim de verificar a contribuição do curso, bem como obter subsídios para analisar o desenvolvimento da competência cidadã nos alunos e poder propor melhorias no que tange ao desenvolvimento desta competência. A partir da análise é possível apontar que o curso de administração na percepção de suas alunos e professores que o curso contribui em partes para o desenvolvimento das competências cidadãs, pois as competências básicas de comunicação, associação, de aprendizagem há a contribuição com predomínio das gradações médio e muito, no entanto, as competências relacionadas ao desenvolvimento de uma cultura de participação ativa, e competências relacionadas ao contexto social, não há a contribuição efetiva do curso, principalmente porque o curso possui ênfase no contexto profissional. Assim, dentre as metodologias que contribuíram para o desenvolvimento da competência cidadã, destacam-se a participação em organizações estudantis, trabalhos em grupo, discussões e métodos que possibilitem o protagonismo do aluno. Como sugestões de melhorias, propõem-se uma maior divulgação e incentivo das oportunidades extraclasse para os alunos, o incentivo ao desenvolvimento de uma cultura de participação ativa no contexto social, a interdisciplinaridade entre os cursos, a utilização de metodologias que possibilitem os alunos a vivência do contexto da cidadania ativa, e por fim, propor-se um instrumento de diagnóstico da competência cidadã, a fim de possibilitar que o curso planeje ações no sentido para desenvolver as competências cidadãs.<br>Abstract : This research presents the analysis of the contribution made by the Business Administration major, offered by UFSC, concerning the development of Citizen Competence to the future business person. The study is composed by the following research categories: Cognitive competencies, communication competencies, associative competencies, learning competencies and the development of an active culture citizenship. The research was carried out according to the phenomenological approach and can be characterized as qualitative and quantitative, furthermore as applied and descriptive. It is a cross-sectional study, comprised of a case study. The data collection was made up of field work supported by documental and bibliographic research. The qualitative stage used semi structured and in depth interviews with the professors and students while the quantitative stage used the survey strategy with the students. The qualitative data treatment was performed by means of content analysis while the quantitative used graphs, charts and statistics. From the analysis it is possible to point out that the administration course in the perception of their students and teachers the course contributes in part to the development of civic skills, as the basic communication skills, association, learning for the contribution with a predominance of gradations medium and long. However, the skills related to the development of an active participation culture, and skills related to the social context, there is no effective contribution of the course, mainly because the course has an emphasis on professional context. Thus, among the methodologies that contributed to the development of citizen competence, we highlight the participation in student organizations, group work, discussions and methods that allow the student to be the protagonist. As suggestions for improvement of citizen competencies, we propose a better dissemination and encouragement of extracurricular opportunities for students, encouraging the development of a culture of active participation in the social context, interdisciplinarity between courses, the use of methodologies that allow students to experience the context of active citizenship, and finally we propose an instrument to diagnose the citizen competence in order to allow the course plan actions to develop citizenship skills.Dalmau, Marcos Baptista LopezUniversidade Federal de Santa CatarinaMagalhães, Thiago Gonçalves2016-10-19T13:02:10Z2016-10-19T13:02:10Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis208 p.| il., grafs., tabs.application/pdf339004https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/169499porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-10-19T13:02:10Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/169499Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-10-19T13:02:10Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Desenvolvimento da competência cidadã: um estudo com os formandos e egressos do curso de administração da Universidade Federal de Santa Catarina
title Desenvolvimento da competência cidadã: um estudo com os formandos e egressos do curso de administração da Universidade Federal de Santa Catarina
spellingShingle Desenvolvimento da competência cidadã: um estudo com os formandos e egressos do curso de administração da Universidade Federal de Santa Catarina
Magalhães, Thiago Gonçalves
Administração
Estudo e ensino
Cidadania
Santa Catarina
title_short Desenvolvimento da competência cidadã: um estudo com os formandos e egressos do curso de administração da Universidade Federal de Santa Catarina
title_full Desenvolvimento da competência cidadã: um estudo com os formandos e egressos do curso de administração da Universidade Federal de Santa Catarina
title_fullStr Desenvolvimento da competência cidadã: um estudo com os formandos e egressos do curso de administração da Universidade Federal de Santa Catarina
title_full_unstemmed Desenvolvimento da competência cidadã: um estudo com os formandos e egressos do curso de administração da Universidade Federal de Santa Catarina
title_sort Desenvolvimento da competência cidadã: um estudo com os formandos e egressos do curso de administração da Universidade Federal de Santa Catarina
author Magalhães, Thiago Gonçalves
author_facet Magalhães, Thiago Gonçalves
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Dalmau, Marcos Baptista Lopez
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Magalhães, Thiago Gonçalves
dc.subject.por.fl_str_mv Administração
Estudo e ensino
Cidadania
Santa Catarina
topic Administração
Estudo e ensino
Cidadania
Santa Catarina
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Administração, Florianópolis, 2015.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2016-10-19T13:02:10Z
2016-10-19T13:02:10Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 339004
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/169499
identifier_str_mv 339004
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/169499
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 208 p.| il., grafs., tabs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652350023270400