MAPEAMENTO DOS OBJETOS DE APRENDIZAGEM COM A TEMÁTICA SUSTENTABILIDADE EM UM PORTAL DO MEC

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Guilherme Philippe Garcia
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Heemann, Adriano
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/241469
https://ojs.sites.ufsc.br/index.php/mixsustentavel/article/view/2527
Resumo: A evolução tecnológica, em contexto local e global, traz novas ferramentas e meios de suporte ao ensino. Assim, surgem os Objetos de Aprendizagem (OA), recursos educacionais que desmaterializados se alinham à temática da sustentabilidade por sua capacidade de reuso. Em 2008 é implementado pelo Ministério da Educação o Banco Internacional de Objetos Educacionais (BIOE), com objetivo de manter e promover o compartilhamento e desenvolvimento de recursos educacionais. Neste trabalho apresentamos conceitos básicos sobre os objetos de aprendizagem, realizamos um mapeamento oferecendo uma visão sistemática de quais recursos são atualmente disponibilizados no portal, quais os formatos de mídia destes recursos e, por fim, apontamos considerações a respeito do contexto do BIOE e sua relevância para o meio acadêmico. Finalmente, sugerimos que o BIOE pode ser melhor explorado por meio de políticas que auxiliem o desenvolvimento e compartilhamento de recursos educacionais.
id UFSC_e479b1f97e9b10d02a31c1633cdb39ff
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/241469
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling 2018-04-132022-10-26T18:08:48Z2022-10-26T18:08:48Zhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/241469https://ojs.sites.ufsc.br/index.php/mixsustentavel/article/view/252710.29183/2447-3073.MIX2018.v4.n1.83-93A evolução tecnológica, em contexto local e global, traz novas ferramentas e meios de suporte ao ensino. Assim, surgem os Objetos de Aprendizagem (OA), recursos educacionais que desmaterializados se alinham à temática da sustentabilidade por sua capacidade de reuso. Em 2008 é implementado pelo Ministério da Educação o Banco Internacional de Objetos Educacionais (BIOE), com objetivo de manter e promover o compartilhamento e desenvolvimento de recursos educacionais. Neste trabalho apresentamos conceitos básicos sobre os objetos de aprendizagem, realizamos um mapeamento oferecendo uma visão sistemática de quais recursos são atualmente disponibilizados no portal, quais os formatos de mídia destes recursos e, por fim, apontamos considerações a respeito do contexto do BIOE e sua relevância para o meio acadêmico. Finalmente, sugerimos que o BIOE pode ser melhor explorado por meio de políticas que auxiliem o desenvolvimento e compartilhamento de recursos educacionais.application/pdfporUFSC - Federal University of Santa Catarinahttps://ojs.sites.ufsc.br/index.php/mixsustentavel/article/view/2527/1547Copyright (c) 2018 Guilherme Philippe Garcia Ferreira, Adriano Heemanninfo:eu-repo/semantics/openAccessMix Sustentável; Vol. 4 No. 1 (2018): Mix Sustentável (edição regular); 83-93MIX Sustentável; v. 4 n. 1 (2018): Mix Sustentável (edição regular); 83-932447-30732447-0899reponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCObjetos de AprendizagemBIOESustentabilidadeSustentabilidadeMAPEAMENTO DOS OBJETOS DE APRENDIZAGEM COM A TEMÁTICA SUSTENTABILIDADE EM UM PORTAL DO MECinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionFerreira, Guilherme Philippe GarciaHeemann, Adriano123456789/2414692022-10-26 15:08:49.1oai:repositorio.ufsc.br:123456789/241469Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-10-26T18:08:49Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.pt-BR.fl_str_mv MAPEAMENTO DOS OBJETOS DE APRENDIZAGEM COM A TEMÁTICA SUSTENTABILIDADE EM UM PORTAL DO MEC
title MAPEAMENTO DOS OBJETOS DE APRENDIZAGEM COM A TEMÁTICA SUSTENTABILIDADE EM UM PORTAL DO MEC
spellingShingle MAPEAMENTO DOS OBJETOS DE APRENDIZAGEM COM A TEMÁTICA SUSTENTABILIDADE EM UM PORTAL DO MEC
Ferreira, Guilherme Philippe Garcia
Objetos de Aprendizagem
BIOE
Sustentabilidade
Sustentabilidade
title_short MAPEAMENTO DOS OBJETOS DE APRENDIZAGEM COM A TEMÁTICA SUSTENTABILIDADE EM UM PORTAL DO MEC
title_full MAPEAMENTO DOS OBJETOS DE APRENDIZAGEM COM A TEMÁTICA SUSTENTABILIDADE EM UM PORTAL DO MEC
title_fullStr MAPEAMENTO DOS OBJETOS DE APRENDIZAGEM COM A TEMÁTICA SUSTENTABILIDADE EM UM PORTAL DO MEC
title_full_unstemmed MAPEAMENTO DOS OBJETOS DE APRENDIZAGEM COM A TEMÁTICA SUSTENTABILIDADE EM UM PORTAL DO MEC
title_sort MAPEAMENTO DOS OBJETOS DE APRENDIZAGEM COM A TEMÁTICA SUSTENTABILIDADE EM UM PORTAL DO MEC
author Ferreira, Guilherme Philippe Garcia
author_facet Ferreira, Guilherme Philippe Garcia
Heemann, Adriano
author_role author
author2 Heemann, Adriano
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Guilherme Philippe Garcia
Heemann, Adriano
dc.subject.pt-BR.fl_str_mv Objetos de Aprendizagem
BIOE
Sustentabilidade
Sustentabilidade
topic Objetos de Aprendizagem
BIOE
Sustentabilidade
Sustentabilidade
description A evolução tecnológica, em contexto local e global, traz novas ferramentas e meios de suporte ao ensino. Assim, surgem os Objetos de Aprendizagem (OA), recursos educacionais que desmaterializados se alinham à temática da sustentabilidade por sua capacidade de reuso. Em 2008 é implementado pelo Ministério da Educação o Banco Internacional de Objetos Educacionais (BIOE), com objetivo de manter e promover o compartilhamento e desenvolvimento de recursos educacionais. Neste trabalho apresentamos conceitos básicos sobre os objetos de aprendizagem, realizamos um mapeamento oferecendo uma visão sistemática de quais recursos são atualmente disponibilizados no portal, quais os formatos de mídia destes recursos e, por fim, apontamos considerações a respeito do contexto do BIOE e sua relevância para o meio acadêmico. Finalmente, sugerimos que o BIOE pode ser melhor explorado por meio de políticas que auxiliem o desenvolvimento e compartilhamento de recursos educacionais.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-04-13
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-10-26T18:08:48Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-10-26T18:08:48Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/241469
https://ojs.sites.ufsc.br/index.php/mixsustentavel/article/view/2527
10.29183/2447-3073.MIX2018.v4.n1.83-93
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/241469
https://ojs.sites.ufsc.br/index.php/mixsustentavel/article/view/2527
identifier_str_mv 10.29183/2447-3073.MIX2018.v4.n1.83-93
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.sites.ufsc.br/index.php/mixsustentavel/article/view/2527/1547
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Guilherme Philippe Garcia Ferreira, Adriano Heemann
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Guilherme Philippe Garcia Ferreira, Adriano Heemann
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFSC - Federal University of Santa Catarina
publisher.none.fl_str_mv UFSC - Federal University of Santa Catarina
dc.source.en-US.fl_str_mv Mix Sustentável; Vol. 4 No. 1 (2018): Mix Sustentável (edição regular); 83-93
dc.source.pt-BR.fl_str_mv MIX Sustentável; v. 4 n. 1 (2018): Mix Sustentável (edição regular); 83-93
dc.source.none.fl_str_mv 2447-3073
2447-0899
reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1766805300372832256