Redes Sociais como Suporte à Resiliência Corporativa: Um Método Baseado em Aprendizado de Máquina
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/253087 |
Resumo: | TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Araranguá, Engenharia de Computação. |
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Redes Sociais como Suporte à Resiliência Corporativa: Um Método Baseado em Aprendizado de MáquinaResiliência corporativaaprendizado de máquinaclusterizaçãosocial mediaTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Araranguá, Engenharia de Computação.As redes sociais desempenham um papel importante atualmente, deixando de ser apenas um espaço de compartilhamento de pensamentos e opiniões para promover um papel crítico na disseminação de informação com impacto na vida das pessoas. Evidencia também, potencial para agregar valor no âmbito corporativo, ao refletir a relação do público com as organizações. Para que uma empresa se mantenha competitiva no mercado, é preciso que a mesma adote estratégias resilientes, a ponto de superar as volatilidades do mercado e continuar na busca de seus objetivos. Desta forma, a análise das percepções do público nas redes sociais sobre inovação e experiência do cliente a respeito de uma empresa, pode contribuir e oferecer suporte à tomada de decisões estratégicas. Portanto, o presente trabalho visa estabelecer um elo entre a análise de redes sociais e a resiliência corporativa, com a proposição de um método baseado em técnicas de Processamento de Linguagem Natural e Clusterização de dados textuais. O método envolve a coleta de dados, a transformação em vetores densos (embeddings) e a clusterização dos embeddings através do algoritmo de K-means e da detecção de comunidades, bem como a avaliação dos resultados. Ao explorar diferentes técnicas de clusterização de dados viabilizam-se análises comparativas entre os clusters formados, identificando semelhanças e diferenças nas discussões sobre os tópicos encontrados por ambas. Para as análises, foram definidos um conjunto de agrupamentos como sendo relevantes, resultando na identificação e discussão dos principais tópicos descobertos, por exemplo, a influência de determinado esportista ou questões específicas quanto à experiência do cliente em relação a determinado produto. Como conclusão deste trabalho, argumenta-se que o método proposto apresenta um fluxo que possibilita a identificação e análise dos principais tópicos em agrupamentos gerados a partir de textos, mais especificamente mensagens de redes sociais.Araranguá, SC.Gonçalves, Alexandre LeopoldoUniversidade Federal de Santa Catarina.Bortolato, Bruno2023-12-13T17:55:37Z2023-12-13T17:55:37Z2023-11-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/253087Open Access.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2023-12-13T17:55:42Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/253087Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732023-12-13T17:55:42Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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