Saberes, espaços e recursos em saúde

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Ewerton Aires de
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/100444
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva, Florianópolis, 2012
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spelling Universidade Federal de Santa CatarinaOliveira, Ewerton Aires deDiehl, Eliana Elisabeth2013-06-25T19:13:24Z2013-06-25T19:13:24Z20122012311839http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/100444Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva, Florianópolis, 2012Amparado por um referencial teórico da antropologia da saúde, que destaca os elementos envolvidos no processo saúde-doença-atenção a partir da perspectiva dos sujeitos e grupos sociais, e por uma metodologia qualitativa, esse trabalho buscou identificar as atividades de autoatenção nos adoecimentos em crianças Kaingáng da Terra Indígena Xapecó (TIX), oeste de Santa Catarina. Os dados foram obtidos de setembro a dezembro de 2011, por meio de observação participante, entrevistas semiestruturadas, narrativas e conversas informais em três aldeias da TIX. Os resultados indicam que não há um único fator determinante no modo como esse grupo entende, diagnostica, vivencia e lida com as situações envolvendo alterações no estado de saúde das crianças, mas que existem vários fatores que exercem, recebem influência uns dos outros e determinam em que circunstâncias serão realizados encaminhamentos e o quê, como, por quem e onde será feito o encaminhamento. Ao mesmo tempo, esse conjunto de fatores recebe influência de um elemento principal, que são as maneiras como o grupo percebe o processo do adoecer, podendo ora aproximar-se, ora distanciar-se do que a biomedicina entende como doença. As atividades de autoatenção do grupo nas situações ligadas à saúde e ao adoecimento das crianças incluem os espaços do domicílio, da unidade básica de saúde ("postinho da aldeia") e das igrejas. A escolha do(s) espaço(s) vai depender de uma série de fatores, entre os quais estão: o tempo de ação e da eficácia do recurso utilizado; o tipo de agravo; a relação ou não com pessoas conhecedoras de "remédios caseiros", benzimentos e outras práticas curativas; e a orientação religiosa (basicamente dividida em ser crente ou ser católico), que determina diferentes tipos de recursos. Essa pesquisa traz elementos que dialogam com a noção de que as atividades de autoatenção desenvolvidas pelo grupo frente aos adoecimentos não são atos isolados, mas fazem parte de um processo amplo que envolve encontros, desencontros, aproximações, distanciamentos, apropriações, negociações e trocas entre as diferentes formas disponíveis de atenção à saúde. Estudos sob essa abordagem, que buscam apreender o ponto de vista dos sujeitos e grupos sociais, têm potencial contribuição para readequar e redirecionar as ações e serviços de saúde, bem como trazem elementos importantes para a capacitação dos trabalhadores em saúde.<br>Abstract : Supported by a theoretical referential of the health anthropology which feature the elements involved in the process health-illness-care, through the perspective of the subject and social groups and by a qualitative methodology, this research aimed to identify the activities of self care for the illness of the Kaingáng children at Terra Indígena Xapecó (TIX), Santa Catarina, Brazil. The data were obtained from September to December in 2011, through participant observation, semi-structured interviews, narratives and informal talks at three villages of the TIX. The results indicate that there isn't only one determinant factor in the way this group understands, diagnoses, lives and deals the situations involving changes in health conditions of the children, but, there are multiple factors exerting, receiving influence from each other and determining in which circumstances providences should be taken and what, how, who and where the providences will be taken. At the same time, these multiple factors receive influence from a main element, the combination of ways the group perceive the illness process and this can sometimes get near or far from the way biomedical knowledge understands it. The spaces used for these self care activities in situations related to health and illness of the children are: the domicile, basic health unit and churches. The decision for the space will depend on a number of factors such as: the duration and efficacy of the used resource; the seriousness of the harm; the relationship or not with people who knows about the application of medicinal plants, blessings and other healing practices; and the religious orientation (basically divided between being protestant or catholic) which determines the different kinds of resources. This research brings elements that dialogue wih the notion in which the self care activities developed by the group for the illness are not isolated acts, but a part of a wide process wich involves agreements, disagreements, approaches, detachments, appropriation, negotiation and exchanges among the different ways available for health care. Studies under this approach that search to apprehend the subjects and social groups points of view, can contribute to readjust and redirect the actions and health services, and bring out important elements to enable workers in health.158 p.| il., tabs.porSaúde coletivaIndios KaingangSaudeAspectos antropologicosIndios da America do SulSanta CatarinaServiços de saúdeSanta CatarinaSaberes, espaços e recursos em saúdeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL311839.pdfapplication/pdf4385980https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/100444/1/311839.pdf3da228061d2d0f090a995572e0f47b0eMD51123456789/1004442013-06-25 16:13:24.133oai:repositorio.ufsc.br:123456789/100444Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-06-25T19:13:24Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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