O Design em projetos de Tecnologias Assistivas: diretrizes da estética para redução do estigma
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/216594 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Design, Florianópolis, 2020. |
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O Design em projetos de Tecnologias Assistivas: diretrizes da estética para redução do estigmaDesignTecnologia assistivaEstéticaDeficiência físicaGestão do designEstigmatizaçãoDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Design, Florianópolis, 2020.Ao considerar a experiência do usuário e as funções dos produtos na sua totalidade, enfatiza-se nesta pesquisa a função estética. A estética dos produtos diretamente na relação do ser humano com os mesmos, modificando os significados atribuídos. Essa relação se apresenta de forma relevante em produtos de Tecnologia Assistiva, sendo estes promotores da autonomia e inclusão de pessoas com deficiência. Nesses produtos, os significados reconhecidos são socialmente depreciativos e transferidos àqueles que os utilizam. Essa exclusão dos indivíduos é denominada estigma, e afeta a autoestima dos usuários, interfere na sua qualidade de vida, podendo inclusive levar ao abandono do produto. Assim, estética e estigma se relacionam em uma associação causal que se dá pela interação entre ser humano e produtos, onde os significados do produto atrelam também características ao seu usuário. Nesse contexto, a Gestão de Design atua em nível tático nos processos que visam atingir o resultado tangível. Assim, a problemática de pesquisa tem como eixos principais: Design de produto, Estética, Tecnologia Assistiva, Estigma e Gestão de Design. Tendo como objetivo geral a proposição de diretrizes projetuais para aplicação de princípios da estética em projetos de Tecnologia Assistiva visando a redução do estigma. Os procedimentos adotados subdividiram-se em 4 fases: Fundamentação Teórica, Desenvolvimento dos instrumentos, Aplicação dos instrumentos e Análise dos Dados. Para tanto, realizaram-se revisões sistemáticas da literatura nas quais foram identificados métodos de mensuração da experiência estética e do estigma, posteriormente seguindo-se ao desenvolvimento de instrumentos de mensuração da experiência estética e do estigma para com as Tecnologias Assistivas determinadas, Aparelho auditivo, Órtese de membro superior e Cadeira de Rodas. Os instrumentos caracterizam-se como questionários e utilizam a escala Likert de mensuração, estes foram aplicados em meio on-line, não presencialmente, com os grupos classificados como Não-Usuários e Usuários dos produtos avaliados. Por fim, a análise dos dados foi realizada por meio de testes estatísticos que permitiram verificar o comportamento dos princípios da estética em Tecnologias Assistivas, assim como as relações com o Prazer estético. Onde destaca-se a relação positiva dos princípios Unidade e Autonomia com o Prazer estético, já o princípio Variedade apresenta relação negativa com o mesmo, e Tipicidade agrega um baixo valor para o Prazer estético. De igual forma, identificaram-se os estereótipos e emoções derivados das Tecnologias Assistivas avaliadas por parte de Não-usuários, e a Autoestima gerada a partir da avaliação pelos grupos de Usuários. Podendo se destacar diferenças significativas entre os estereótipos de Competência acerca do indivíduo de acordo com o produto sendo utilizado, para cada categoria. Para a Cadeira de Rodas tem-se também significância para o julgamento de Cordialidade e as emoções Compaixão e Admiração. Ainda, por meio de análise correlacional, foi possível identificar as associações entre a mensuração da estética e do estigma relacionados às Tecnologias Assistivas. Identificou-se que o aumento do Prazer estético se relaciona com a redução do estigma por parte dos Não-usuários e o aumento da autoestima por parte de Usuários. Consequentemente, geraram-se as diretrizes da estética para redução do estigma associado à TA, a partir dos princípios mensurados.<br>Abstract: Considering the user experience and the functions of the product in its entirety, the aesthetic function is emphasized in this research. Aesthetics play a fundamental role in people's well-being, besides, the aesthetic characteristics of products interfere with the relationship between humans and them, changing the meanings attributed. This relationship is relevant in Assistive Technology products, which promote autonomy and inclusion of people with disabilities. In this kind of product, the meanings attributed by society are socially disparaging and transferred to those who use them, reducing users to the stereotypes defined for the disability. This exclusion of individuals is called stigma, and affects users' self-esteem, interferes with their quality of life, and may even lead to the abandonment of the assistive device. Thus, aesthetics and stigma are related in a causal association that occurs through the interaction between human beings and products, where the meanings of the product also tie characteristics to its user. In this context, Design Management acts at a tactical level in the processes that aim to achieve a tangible result. Thus, the research problem has as main topics: Product design, Aesthetics, Assistive Technology, Stigma and Design Management. With the general objective of proposing design guidelines for applying aesthetic principles in Assistive Technology projects aimed at reducing stigma. The procedures adopted were subdivided into 4 phases: Theoretical Foundation, Instrument?s Development, Instrument?s Application, and Data Analysis. To this end, systematic reviews of the literature were carried out in which methods of measuring aesthetic experience and stigma were identified, subsequently following the development of instruments for measuring aesthetic experience and stigma for the chosen Assistive Technologies: Hearing Aid, Upper limb orthosis and Wheelchair. The instruments are characterized as questionnaires and use the Likert scale for measurement, these were applied online, not in person, with the groups classified as Non-Users and Users of the evaluated products. Finally, the analysis of the data was carried out through statistical tests that allowed to verify the behavior of the aesthetic principles in Assistive Technologies, as well as the relations with the Aesthetic Pleasure. The positive relation between the principles of Unity and Autonomy with aesthetic pleasure stands out, on the other hand, the Variety principle has a negative relationship with it, and Typicality adds a low value to aesthetic pleasure. Likewise, the stereotypes and emotions derived from Assistive Technologies assessed by Non-users were identified, and the Self-esteem generated from the evaluation by the groups of Users. Significant differences can be highlighted between the Competence stereotypes about the individual according to the product being used, for each category. For the Wheelchair, there is also significance for the judgment of Cordiality and the emotions of Compassion and Admiration. Still, through correlational analysis, it was possible to identify the associations between the measurement of aesthetics and stigma related to Assistive Technologies. It was identified that the increase in aesthetic pleasure is related to the reduction of stigma on the part of Non-users and the increase of self-esteem on the part of Users. Consequently, the aesthetic guidelines for reducing the stigma associated with AT were defined, based on the measured principles.Merino, Giselle Schmidt Alves DíazUniversidade Federal de Santa CatarinaCunha, Julia Marina2020-10-21T21:31:47Z2020-10-21T21:31:47Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis230 p.| il.application/pdf369274https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/216594porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-10-21T21:31:47Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/216594Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-10-21T21:31:47Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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