Um estudo sobre diferentes abordagens da prova dos nove presentes em livros didáticos de aritmética (1890-1970)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/175053 |
Resumo: | Dissertação submetida ao Programa de Pós Graduação em Educação Científica e Tecnológica da Universidade Federal de Santa Catarina para a obtenção do Grau de Mestre em Educação Científica e Tecnológica. Orientador: Prof. Dr. David Antonio da Costa |
id |
UFSC_e4e9605e154ef516ea0d1c0633754745 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/175053 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Um estudo sobre diferentes abordagens da prova dos nove presentes em livros didáticos de aritmética (1890-1970)Historia da educação matemáticaProva dos noveLivro didáticoAritméticaDissertação submetida ao Programa de Pós Graduação em Educação Científica e Tecnológica da Universidade Federal de Santa Catarina para a obtenção do Grau de Mestre em Educação Científica e Tecnológica. Orientador: Prof. Dr. David Antonio da CostaEsta pesquisa está inserida no campo da história da educação matemática e tem como objetivo compreender quais as diferentes abordagens da prova dos nove estavam presentes em livros didáticos de aritmética, editados no período de 1890 a 1970. Este recorte temporal compreende a época de implementação dos Grupos Escolares no Brasil até sua extinção, e foi um marco de grande importância para educação primária brasileira. A pesquisa apoia-se principalmente nas perspectivas teóricas de Michel de Certeau e Paul Veyne, fundamentais na compreensão dos estudos históricos; Alain Choppin, que se apresenta como referência nos estudos relacionados aos livros didáticos; André Chervel, no que se refere à história das disciplinas escolares e no fenômeno por ele denominado de vulgata, que servirá como base teórico-metodológica para as análises das fontes. Os resultados da pesquisa apontam que a prova dos nove era abordada de diferentes maneiras pelos autores das obras analisadas. Esses a definiam como uma forma de verificação das operações aritméticas. O conteúdo estava inserido, na maioria das vezes, no capítulo das operações fundamentais ou associado a divisibilidade, e em alguns casos, esteve ilustrado nas tabuadas.2017-04-24T20:10:06Z2017-04-24T20:10:06Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfLACAVA, Alana Godoy. Um estudo sobre diferentes abordagens da prova dos nove presentes em livros didáticos de aritmética (1890-1970). 159f. Dissertação (Mestrado). Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis/SC, 2017.https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/175053Lacava, Alana Godoyporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-04-24T20:10:06Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/175053Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732017-04-24T20:10:06Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Um estudo sobre diferentes abordagens da prova dos nove presentes em livros didáticos de aritmética (1890-1970) |
title |
Um estudo sobre diferentes abordagens da prova dos nove presentes em livros didáticos de aritmética (1890-1970) |
spellingShingle |
Um estudo sobre diferentes abordagens da prova dos nove presentes em livros didáticos de aritmética (1890-1970) Lacava, Alana Godoy Historia da educação matemática Prova dos nove Livro didático Aritmética |
title_short |
Um estudo sobre diferentes abordagens da prova dos nove presentes em livros didáticos de aritmética (1890-1970) |
title_full |
Um estudo sobre diferentes abordagens da prova dos nove presentes em livros didáticos de aritmética (1890-1970) |
title_fullStr |
Um estudo sobre diferentes abordagens da prova dos nove presentes em livros didáticos de aritmética (1890-1970) |
title_full_unstemmed |
Um estudo sobre diferentes abordagens da prova dos nove presentes em livros didáticos de aritmética (1890-1970) |
title_sort |
Um estudo sobre diferentes abordagens da prova dos nove presentes em livros didáticos de aritmética (1890-1970) |
author |
Lacava, Alana Godoy |
author_facet |
Lacava, Alana Godoy |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lacava, Alana Godoy |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Historia da educação matemática Prova dos nove Livro didático Aritmética |
topic |
Historia da educação matemática Prova dos nove Livro didático Aritmética |
description |
Dissertação submetida ao Programa de Pós Graduação em Educação Científica e Tecnológica da Universidade Federal de Santa Catarina para a obtenção do Grau de Mestre em Educação Científica e Tecnológica. Orientador: Prof. Dr. David Antonio da Costa |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-04-24T20:10:06Z 2017-04-24T20:10:06Z 2017 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
LACAVA, Alana Godoy. Um estudo sobre diferentes abordagens da prova dos nove presentes em livros didáticos de aritmética (1890-1970). 159f. Dissertação (Mestrado). Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis/SC, 2017. https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/175053 |
identifier_str_mv |
LACAVA, Alana Godoy. Um estudo sobre diferentes abordagens da prova dos nove presentes em livros didáticos de aritmética (1890-1970). 159f. Dissertação (Mestrado). Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis/SC, 2017. |
url |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/175053 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652208125771776 |