Diretrizes para gestão da informação em empresas juniores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vale, Mariene Alves do
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/227115
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Florianópolis, 2021.
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É uma pesquisa de natureza aplicada e abordagem qualitativa, de objetivo exploratório e descritivo, e tem como procedimento o estudo de caso. A coleta de dados conta com diferentes fontes de evidência, acessadas presencialmente e de modo remoto, e o tratamento e a análise são realizados sob a perspectiva da análise temática. As empresas juniores possuem algumas ações estruturadas, porém ainda insuficientes para uma adequada gestão da informação, sendo o processo de organização e armazenamento da informação o mais crítico na avaliação dos próprios empresários juniores. As instâncias de representação do Movimento Empresa Júnior exercem forte influência, desde a priorização de determinadas atividades até o uso de plataformas e ferramentas específicas. O guia construído baseia-se nas práticas bem-sucedidas nas empresas juniores pesquisadas e em modelos difundidos na literatura científica da área, contemplando os processos de obtenção, armazenamento, desenvolvimento de produtos, disseminação e descarte da informação. Além disso, contempla conteúdo sobre cultura organizacional, cogestão e relacionamentos, visto que esses aspectos impactam diretamente na gestão da informação no contexto pesquisado. O material serve de subsídio para o planejamento e a execução de processos internos e consultorias, tendo em vista o papel da informação no ambiente de negócios. Consequentemente, beneficia a rede da qual a empresa faz parte e contribui para o desenvolvimento de todo o seu ecossistema. Ainda proporciona acesso a conhecimentos de um segmento da gestão que os estudantes nem sempre tem oportunidade de ter contato em seu curso. Esses conhecimentos poderão ser difundidos ao longo do tempo em outras organizações, seja por meio da interação dos empresários juniores com os atores com os quais se relacionam, seja por meio da aplicação no seu cotidiano profissional ao se tornarem pós-juniores e egressos da graduação.Abstract: Junior enterprises are non-profit associations managed by undergraduate students. They promote differentiated learning and experiences for their members and contribute to social and economic development offering quality services at affordable prices, especially to micro and small businesses. However, the characteristic staff turnover affects information management, impacting internal management and provision of services. This study aims to build an information management guide for junior enterprises. It is a research of applied nature and qualitative approach, with exploratory and descriptive objectives, and has as procedure the case study. The data collection relies on different sources of evidence, accessed in person and remotely, and the treatment and analysis are realized under the thematic analysis perspective. Junior enterprises have some structured actions, but they are still insufficient for an adequate information management, being the process of organization and storage of information the most critical in the evaluation of the junior entrepreneurs. The instances of representation of the Junior Enterprise Movement exert strong influence, from the prioritization of certain activities to the use of specific platforms and tools. The guide built is based on successful practices in researched junior enterprises and on models disseminated in the scientific literature of the area, contemplating the processes of obtaining, storing, developing products, dissemination and disposal of information. In addition, it contemplates content about organizational culture, co-management and relationships, since these aspects have a direct impact on information management in the researched context. The material serves as a subsidy for the planning and execution of internal processes and consultancies, given the role of information in the business environment. Consequently, it benefits the network of which the enterprise is part and contributes to the development of its entire ecosystem. It also provides access to knowledge in a management segment that students do not always have the opportunity to have contact with in their course. These knowledges can be disseminated over time in other organizations, either through the interaction of junior entrepreneurs with the actors with whom they relate, or through the application in their daily professional life when they become post-junior and have completed the undergraduate degree.185 p.| il., gráfs., tabs.porCiência da informaçãoEmpresas junioresGestão da informaçãoGestão do conhecimentoDiretrizes para gestão da informação em empresas junioresinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALGUIAPCIN0251-D.pdfGUIAPCIN0251-D.pdfapplication/pdf1908394https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/227115/1/GUIAPCIN0251-D.pdf79a0d1cab947233da844e88b7f54e229MD51PCIN0251-D.pdfPCIN0251-D.pdfapplication/pdf13357945https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/227115/2/PCIN0251-D.pdf1ff0167f5afc9d3bfd29c8a96358d00eMD52123456789/2271152021-08-23 11:07:41.329oai:repositorio.ufsc.br:123456789/227115Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732021-08-23T14:07:41Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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