A questão portuária nacional: o caso do estado do Espírito Santo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado, Edson de Morais
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/168080
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Geografia, Florianópolis, 2016.
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spelling A questão portuária nacional: o caso do estado do Espírito SantoGeografiaPortosAspectos econômicosEspírito Santo (Estado)Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Geografia, Florianópolis, 2016.O transporte marítimo sempre possuiu relevância estratégica para as mais diversas civilizações, entretanto foi no mercantilismo que esta atividade ganhou uma dimensão planetária. O capitalismo manufatureiro, engendrado nesta conjuntura, deu origem às relações comerciais centro-periferia, mundializando a economia. Assim, os portos e a navegação adquirem um novo status, o de papel central nas relações comerciais, passando por verdadeiras revoluções. Este novo cenário é melhor compreendido quando apoiado na teoria dos ciclos longos (Kondratieff), onde as ondas de inovações, implementadas na fase expansiva de cada ciclo, propiciaram grandes alterações no cenário econômico-politico mundial, com grandes influências sobre o Brasil. Todo este processo influenciou na organização e reconfiguração da ordem espacial e econômica brasileira, onde, de início, a característica exportadora e latinfundiária-escravista de sua economia deu origem à esparsas cidades litorâneas de médio e grande porte desenvolvidas ao entorno de um porto-empório e voltadas ao comércio exterior até a década de 1930, quando surge um centro dinâmico nacional (São Paulo) integrando o território por via rodoviária. A revolução nas dimensões dos navios (pós Segunda-Guerra) tornou propício a integração transcontinental através dos supergraneleiros, superpretoleiros, etc., transformando o Brasil em um grande exportador de commodities minerais e agrícola, buscando modernizar seus portos e desenvolvendo, ao mesmo tempo, grandes complexos portuários, como é o caso do complexo portuário espírito-santense. Este estado, a partir de 1970, entra em um acelerado processo de industrialização, voltado a grandes empreendimentos dirigidos para o mercado externo (minério de ferro, petróleo, celulose, frutas tropicais, etc.). Neste meio, diante da demanda crescente e da posição geográfica estratégica, o estado passa a abrigar o maior complexo portuário nacional em número de portos e em volume de carga movimentada. Assim, este trabalho busca compreender todo este processo, analisando a gênese, o desenvolvimento e o atual panorama da questão portuária nacional e, especificamente, do estado do Espírito Santo, analisando seus impactos sobre a ordem espacial, social e econômica. Tal análise está baseada na teoria do Materialismo Histórico, dos ciclos longos (Kondratieff), da dualidade básica brasileira e na da formação sócioespacial proposta por Milton Santos.<br>Abstract : Shipping always had strategic relevance for many different civilizations, however with the commercialism that this activity has gained a global dimension. The manufacturing capitalism, engendered in this conjuncture, originate business relationship between center-periphery, globalizing the economy. So, ports and navigation acquire a new status, the central role in trade relations, through real revolutions. This new scenario is best understood when supported in the theory of long cycles (Kondratieff) where innovation waves, implemented in the expansion phase of each cycle, led to dramatic changes in the economic and political world scene with great influence on Brazil. This whole process has influenced the organization and reconfiguration of the Brazilian space and economic order, where, first, the export feature and landlordism-slavery of its economy gave rise to scattered large and medium-sized coastal cities that developed in the surroundings of a main port and aimed at foreign trade until the 1930s, when there is a national dynamic center (São Paulo) integrating the territory by road. The revolution in the size of the ships (post-Second War) entreated the transcontinental integration through bulkships, oiltankers, etc., transforming Brazil into a major exporter of minerals and agricultural commodities, seeking to modernize its ports and developing at the same time, large port complex, as is the case of the port complex Espirito-Santo's. This state, since 1970, enters into an accelerated process of industrialization, aimed at large enterprises targeted for the export market (iron ore, oil, cellulose, tropical fruits, etc.). This means, in the face of growing demand and strategic geographical position, the status changes to accommodate the country's largest port complex in the number of ports and cargo handled. This work seeks to understand the whole process, analyzing the origin, development and current situation of the national port issue and, specifically, the state of Espírito Santo, analyzing their impacts on the spatial, social and economics orderBastos, José MessiasUniversidade Federal de Santa CatarinaMachado, Edson de Morais2016-09-20T04:51:11Z2016-09-20T04:51:11Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis239 p.| il., grafs., mapas, tabs.application/pdf341974https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/168080porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-09-20T04:51:11Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/168080Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-09-20T04:51:11Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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