Diretrizes para o plano de alta hospitalar: uma proposta fundamentada no princípio da integralidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mello, Alda Isabel da Silveira
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/130883
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Gestão do Cuidado em Enfermagem, Florianópolis, 2013
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spelling Diretrizes para o plano de alta hospitalar: uma proposta fundamentada no princípio da integralidadeEnfermagemAlta do pacientePlanejamentoAssistência Integral à SaúdeDoencas cronicasDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Gestão do Cuidado em Enfermagem, Florianópolis, 2013Estudo de abordagem quali-quantitativa, do tipo exploratório-descritiva,que objetivou propor diretrizes fundamentadas no princípio da integralidade para o plano de alta hospitalar qualificada de enfermagem do Hospital Universitário Professor Polydoro de São Thiago da Universidade Federal de Santa Catarina. Utilizou, como suporte teórico, a compreensão da alta hospitalar sob a ótica da integralidade dos serviços de saúde (BRASIL, 1990). A pesquisa foi realizada com onze enfermeiros lotados nas clínicas médicas e cirúrgicas e 144 usuários do Sistema Único de Saúde internados nas clínicas médicas. A coleta de dados utilizou três estratégias: análise documental, oficinas temáticas e questionário Likert. A abordagem quantitativa constou de um levantamento documental para elencar e analisar, a partir do histórico de enfermagem, os problemas relacionados às Necessidades Humanas Básicas de usuários portadores de doença crônica, internados nos serviços de clínica médica da instituição. A abordagem qualitativa utilizou dos princípios da pesquisa-ação e foi operacionalizada em oficinas temáticas com o objetivo de propor, juntamente com os enfermeiros, as ações para a alta hospitalar qualificada, considerando o principio da integralidade dos serviços do Sistema Único de Saúde. A terceira estratégia objetivou validar, junto aos participantes as principais orientações para formulação de diretrizes para a alta hospitalar qualificada. Nos históricos de enfermagem encontrou-se a baixa ocorrência de identificação de problemas na Necessidade de Educação para a Saúde, passíveis de intervenções relacionadas ao autocuidado e encaminhamentos para a continuidade do tratamento após a alta hospitalar. O conteúdo resultante da discussão sobre conceitos integrativos e práxis assistencial nas oficinas, foi submetido à análise temática e agregado em seis categorias: usuários e familiares; equipe de enfermagem hospitalar; equipe de enfermagem em saúde coletiva; equipe multiprofissional; educação para a saúde e alta hospitalar. No questionário Likert, quarenta e cinco assertivas obtiveram concordância e subsidiaram a elaboração das diretrizes para a alta hospitalar qualificada de enfermagem. Nesse processo foram evidenciadas algumas dificuldades no planejamento de alta hospitalar: predominância da visão fragmentada dos profissionais; falta de aceitação e adesão às atividades educativas e a baixa valorização dos programas de saúde pelos usuários; dificuldades de acessibilidade dos usuários à equipe; grande demanda espontânea; a hegemonia médica influenciando as decisões da equipe multiprofissional; sobrecarga de trabalho; formação profissional; falta de educação permanente sobre alta hospitalar e Sistema Único de Saúde; falta de recursos; gestão caracterizada pela cultura curativa da instituição; desconhecimento da organização dos serviços da Atenção Primária de Saúde. Os resultados foram organizados em dois manuscritos, o questionário Likert e as Diretrizes para o planejamento da alta hospitalar qualificada de enfermagem.<br>Abstract: Exploratory, descriptive research of qualitative and quantitative approach, aimed to propose guidelines based on the integrality principle for the nursing qualified discharge from hospital plan of the university hospital Professor Polydoro de São Thiago, from Federal University of Santa Catarina, Brasil. Using the understanding of hospital discharge from the viewpoint of a comprehensive service as a theoretical support(BRASIL, 1990). The survey was conducted with eleven nurses from medical and surgical clinics and 144 users of the Unified Health System hospitalized in medical clinics. The data was collected using three strategies: document analysis, thematic workshops and Likert questionnaire. The quantitative step consisted of document research for analyzing and listing, based on the nursing history, the problems related to Basic Human Needs in patients with chronic diseases, hospitalized in the medical clinic of the institution. The qualitative step used the principles of action research and was operationalized in thematic workshops with the objective of proposing, along with nurses, actions for qualified discharge from hospital, from the perspective of a comprehensive service within the Unified Health System. The third strategy used a survey, with the aim of validating, with participants, the main guidelines for the formulation of rules for a qualified discharge from hospital. on the nursing history, it was found low occurrence of problem identification about the Need of Education for Health, likely related to self-care and referrals for continued treatment after discharge. In the qualitative research, the content resulting from the discussion in the workshops, about integrative concepts and healthcare practice, was subjected to thematic analysis and classified in six categories: Users and family, hospital nursing, public health nursing, multidisciplinary team, health education, and discharge from hospital. In the Likert questionnaire, forty-five assertions obtained agreement and supported the development of guidelines for nursing qualified discharge from hospital. This process showed some difficulties in hospital discharge planning: Predominance of professionals with fragmented views; lack of acceptance and adherence to educational activities, and low valuation of health programs by users; users' difficulty in having access to the team; great spontaneous demand; the medical hegemony influencing the decisions of the multidisciplinary team; excessive workload; professional training; lack of continued education in discharge from hospital and Unified Health System; lack of resources; management characterized by the healing culture of the institution; lack of knowledge about service organization of Primary Health Care. Results were organized in two manuscripts, the Likert questionnaire and the Guidelines for planning of nursing qualified discharge from hospital.Andrade, Selma Regina deUniversidade Federal de Santa CatarinaMello, Alda Isabel da Silveira2015-03-18T20:47:14Z2015-03-18T20:47:14Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis203 p.| tabs.application/pdf329587https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/130883porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-03-18T20:47:14Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/130883Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732015-03-18T20:47:14Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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