Consultoria em design estratégico no meio digital para empresa de porte nacional do ramo de empreendedorismo: um estudo de caso sobre o uso de metodologias criativas alinhadas à análise de dados

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Roveda, Eliza Böger
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/228211
Resumo: PCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Comunicação e Expressão. Design.
id UFSC_e53697a085176d533ae14ee95156d1f6
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/228211
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Consultoria em design estratégico no meio digital para empresa de porte nacional do ramo de empreendedorismo: um estudo de caso sobre o uso de metodologias criativas alinhadas à análise de dadosdesigndesign estratégicoconsultoria em CXjornada de compradesign de conteúdoPCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Comunicação e Expressão. Design.Este PCC trata de uma consultoria em design estratégico realizada para uma empresa de porte nacional do ramo do empreendedorismo, no meio digital. A consultoria teve como desafios propostos (i) melhorar a experiência do usuário, (ii) aumentar as vendas dos três principais produtos da instituição-cliente e (iii) aprimorar a jornada de compra dos usuários para que encontrassem estes e outros produtos com mais facilidade. O objetivo concentrou-se em otimizar o processo da jornada de compra e design de conteúdo por meio da análise de dados, utilizando o design estratégico. Baseou-se no framework de Teixeira, Benedet e Pinto (2016) para criação de personas, assim como outras ferramentas metodológicas do design, como o design de conteúdo e a jornada de compra. Realizou-se uma imersão nas estratégias de design no meio digital do cliente, por uma pesquisa de método misto, possibilitando a idealização das personas e sua aferição e ajustes com base em dados. As personas, então, serviram de base para a aplicação no funil de vendas e na jornada de compra. Como resultado do projeto foi desenvolvido um plano estratégico-tático, mapas visuais das jornadas de compra, Landing Pages necessárias para a coleta de dados e a redação de e-mails direcionados às três personas.This academic work is based on a strategy design counseling made on digital platforms for a brazilian national company in the field of entrepreneurship. This counseling had challenges such as (i) improving user experience, (ii) increasing sales of the three main products the client/company offers and (iii) improving buyers journey so that they would find these products more easily. The objective of this work is to optimize the buyers journey process and content design via data analysis, through strategic design. The persona creation was based on the framework of Teixeira, Benedet and Pinto (2016). Other design methodological tools were used as well, such as content design and buyer journey. There was an immersion on the client’s design strategies on digital using mixed methods, allowing the idealization of personas and its measurement and adjustments based on data. The personas, then, were the basis for the sales funnel and buyer journey. As the project result, a tactical-strategic plan was developed, besides visual maps of the buyer journey, landing pages for data collection and writing e-mails for the three personas.Florianópolis, SCTeixeira, Júlio MonteiroRibeiro, Leandro WernerUniversidade Federal de Santa CatarinaRoveda, Eliza Böger2021-09-27T19:20:50Z2021-09-27T19:20:50Z2021-09-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis101 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/228211info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2021-09-27T19:20:50Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/228211Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732021-09-27T19:20:50Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Consultoria em design estratégico no meio digital para empresa de porte nacional do ramo de empreendedorismo: um estudo de caso sobre o uso de metodologias criativas alinhadas à análise de dados
title Consultoria em design estratégico no meio digital para empresa de porte nacional do ramo de empreendedorismo: um estudo de caso sobre o uso de metodologias criativas alinhadas à análise de dados
spellingShingle Consultoria em design estratégico no meio digital para empresa de porte nacional do ramo de empreendedorismo: um estudo de caso sobre o uso de metodologias criativas alinhadas à análise de dados
Roveda, Eliza Böger
design
design estratégico
consultoria em CX
jornada de compra
design de conteúdo
title_short Consultoria em design estratégico no meio digital para empresa de porte nacional do ramo de empreendedorismo: um estudo de caso sobre o uso de metodologias criativas alinhadas à análise de dados
title_full Consultoria em design estratégico no meio digital para empresa de porte nacional do ramo de empreendedorismo: um estudo de caso sobre o uso de metodologias criativas alinhadas à análise de dados
title_fullStr Consultoria em design estratégico no meio digital para empresa de porte nacional do ramo de empreendedorismo: um estudo de caso sobre o uso de metodologias criativas alinhadas à análise de dados
title_full_unstemmed Consultoria em design estratégico no meio digital para empresa de porte nacional do ramo de empreendedorismo: um estudo de caso sobre o uso de metodologias criativas alinhadas à análise de dados
title_sort Consultoria em design estratégico no meio digital para empresa de porte nacional do ramo de empreendedorismo: um estudo de caso sobre o uso de metodologias criativas alinhadas à análise de dados
author Roveda, Eliza Böger
author_facet Roveda, Eliza Böger
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Teixeira, Júlio Monteiro
Ribeiro, Leandro Werner
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Roveda, Eliza Böger
dc.subject.por.fl_str_mv design
design estratégico
consultoria em CX
jornada de compra
design de conteúdo
topic design
design estratégico
consultoria em CX
jornada de compra
design de conteúdo
description PCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Comunicação e Expressão. Design.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-09-27T19:20:50Z
2021-09-27T19:20:50Z
2021-09-16
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/228211
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/228211
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 101 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652144545366016