Redes colaborativas como dinâmica de internacionalização da educação superior: um modelo para avaliar o potencial de compartilhamento de conhecimento
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/247527 |
Resumo: | Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2023. |
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Redes colaborativas como dinâmica de internacionalização da educação superior: um modelo para avaliar o potencial de compartilhamento de conhecimentoEngenharia e gestão do conhecimentoEnsino superiorConhecimento nas organizaçõesMineração de dados de textoRedes sociaisRepresentação do conhecimento (Teoria da informação)Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2023.As instituições de educação superior precisam compartilhar seus resultados de pesquisa para a sociedade. Além disso, é necessário que elas avaliem seus resultados de internacionalização, que têm nas redes colaborativas de pesquisa um dos principais fatores que impactam positivamente. Essas redes produzem ativos digitais, em coautorias internacionais, que não têm sido adequadamente registrados, sistematizados ou mesmo compartilhados em benefício do desenvolvimento socioeconômico. Nessa perspectiva, o objetivo desta pesquisa foi propor um modelo de avaliação do potencial de compartilhamento de conhecimento produzido em coautorias internacionais na forma de ativos digitais. Trata-se de uma pesquisa tecnológica amparada na abordagem metodológica da Design Science Research. Para a determinação do potencial de cada ativo digital, foram utilizadas fontes de informação externas, visando auxiliar na geração de índices que indiquem o potencial de compartilhamento de conhecimento. Indicadores altmétricos foram considerados na geração desses índices. A representação do domínio ocorreu por meio de uma ontologia. Nas tarefas de mineração de texto, o modelo Word Embedding foi utilizado. A partir de matriz de similaridade, um grafo foi gerado e a análise de rede social aplicada, para detectar agrupamentos, calcular indicadores de centralidade e explicitar o conhecimento. Como resultado, foi criado o Modelo de Avaliação do Potencial de Compartilhamento de Conhecimento (MAP2C). Para as etapas de demonstração e avaliação do modelo, foi desenvolvido um protótipo, aplicado em dois cenários de estudo. O primeiro foi composto por ativos produzidos pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), no contexto do Programa Capes-PrInt. O segundo envolveu ativos da área de Ciências Ambientais, produzidos pela UFSC. Para avaliar a efetividade do protótipo, o Tau de Kendall foi utilizado para analisar a concordância entre rankings. Um deles foi obtido de avaliações por especialistas, enquanto os demais foram calculados pelo protótipo com diferentes configurações. Em grande parte das comparações, foi possível observar um resultado estatisticamente significativo e confiável. Na análise da aplicabilidade do modelo, escalas em quantis foram criadas para os cenários, como um termômetro, para medir o potencial de disseminação de conhecimento dos ativos digitais. Com os resultados obtidos, pode-se afirmar que o modelo permite avaliar o potencial de compartilhamento de conhecimento dos ativos digitais produzidos com colaboração internacional. Os recursos gerados pelo modelo podem auxiliar gestores na tomada de decisão, na divulgação de resultados de pesquisa para a sociedade, na indicação de instituição mais qualificada para formação de futura rede e no direcionamento das oportunidades dentro da instituição, tais como projetos e oportunidades no exterior. No primeiro cenário, foi possível identificar redes consolidadas com a Espanha, na área de Sustentabilidade Ambiental. Em agrupamento com grande potencial, foi possível observar predomínio de colaborações de países anglo-saxônicos, na área da Saúde Humana. No segundo cenário, foi possível observar redes consolidadas com universidades portuguesas, enquanto, na escala em quantis, foi possível observar a evolução do índice de disseminação de conhecimento dos ativos digitais publicados entre 2016 e 2021.Abstract: Higher education institutions need to share their research results with society. In addition, it is necessary that they evaluate their internationalization results, which have research collaborative networks as one of the main factors with a positive impact. These networks produce digital assets in international co-authorships which have not been adequately registered, systematized, or even shared for socioeconomic development benefit. From this perspective, the purpose of this research was to propose an assessment model of the knowledge-sharing potential produced in international co-authorships in the form of digital assets. It is technological research supported by the Design Science Research methodological approach. To determine the potential of each digital asset, external information sources were used to help generate indexes that indicate the knowledge-sharing potential. Altmetric indicators were considered in the generation of these indices. The representation of the domain was made possible by using an ontology. As for the text mining tasks, the Word Embedding model was used. From the similarity matrix, a graph was generated and social network analysis was applied to detect clusters, calculate centrality indicators, and make the obtained knowledge explicit. Consequently, a Knowledge-Sharing Potential Assessment Model (MAP2C) was created. For the demonstration and evaluation stages of the model, a prototype was developed and applied in two study scenarios. The first scenario was composed of assets produced by the Federal University of Santa Catarina (UFSC) in the context of the Capes-PrInt Program. The second one used assets from the Environmental Sciences field also produced by the UFSC. To evaluate the effectiveness of the prototype, Kendall's Tau was used to analyze the agreement between rankings. One of them was obtained from expert evaluations, while the others were calculated by the prototype with different configurations. In most of the comparisons, a statistically significant and reliable result was observed. Analyzing the model's applicability, quantile scales were created for the scenarios, as a thermometer, to measure the knowledge dissemination potential of the digital assets. With the results obtained, it can be stated that the model allows the assessment of the knowledge-sharing potential of digital assets produced with international collaboration. The resources generated by the model can assist managers in decision-making, in the dissemination of research results to society, in pointing at the most qualified institution to form a future network, and in guiding opportunities within the institution, such as projects and works abroad. In the first scenario, it was possible to identify consolidated networks with Spain, in the Environmental Sustainability field of study. In a cluster with great potential, it was possible to observe a predominance of collaborations from Anglo-Saxon countries, in the Human Health field. In the second scenario, it was possible to observe consolidated networks involving Portuguese universities, while on the quantile scale, it was possible to observe the evolution of the knowledge dissemination index of the digital assets published between 2016 and 2021.Bastos, Rogerio CidRados, Gregório Jean VarvakisUniversidade Federal de Santa CatarinaLima, Claudio de2023-06-28T18:26:26Z2023-06-28T18:26:26Z2023info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis235 p.| il., gráfs.application/pdf380672https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/247527porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-06-28T18:26:26Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/247527Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732023-06-28T18:26:26Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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