O discurso afetivo na revista Vida Simples: estratégias discursivas para a (re)afirmação do contrato de comunicação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Viegas, Débora Cerutti
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/186999
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Jornalismo, Florianópolis, 2017.
id UFSC_e56858e0fe5151d06ed6b24ec266375e
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/186999
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling O discurso afetivo na revista Vida Simples: estratégias discursivas para a (re)afirmação do contrato de comunicaçãoJornalismoAnálise do discursoPeriódicosAfeto (Psicologia)EmoçõesDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Jornalismo, Florianópolis, 2017.A presente pesquisa investiga o discurso da revista Vida Simples (Editora Caras) onde interessa-nos analisar as estratégias discursivas de produção de sentidos e (re)afirmação do contrato de comunicação da revista com seus leitores. Através da fundamentação teórico-metodológica da Análise de Discurso de linha francesa (CHARAUDEAU, 2010, 2013; MAINGUENEAU, 2008; BENETTI, 2010), investigamos a constituição do contrato de comunicação a partir do acionamento da dimensão afetiva. Os conceitos de emoção, afeto e sentimento (DAMÁSIO, 2000, 2009; ESPINOSA, 1983) são articulados na pesquisa para compreendermos a dimensão afetiva e os vínculos afetivos no jornalismo. Como corpus da pesquisa, analisamos as capas (quatro chamadas de conteúdo em cada capa), a matéria de capa (?Capa?), o editorial (?Carta ao leitor?) e a seção ?Mensagens?. O período de análise é de um ano: de novembro de 2015 a outubro de 2016, contabilizando 12 edições da revista. A partir da análise das Formações Discursivas (FDs), identificamos cinco núcleos de sentidos: FD1 ?Autoconhecimento?; FD2 ?Vínculo e empatia?; FD3 ?Comportamento contemporâneo da sociedade?; FD4 ?Alerta e dificuldade?; FD5 ?Superação e otimismo?. Ao identificarmos estas FDs e o contrato de comunicação proposto pela revista caracterizamos o discurso afetivo da revista Vida Simples como um discurso que busca reiterar a empatia como efeito de sentido e mobiliza constantemente emoções e sentimentos, a fim de produzir um efeito patêmico, o que consideramos como a presença de um ?discurso afetivo? na revista Vida Simples.Abstract : The present study investigates the speech of Vida Simples magazine (Publisher Caras) where it is up to us to analyze discursive strategies of senses production and the magazine communication contract (re)affirmation with their readers. Through the theorist-methodological foundation of French line Speech Analysis (CHARAUDEAU, 2010, 2013; MAINGUENEAU, 2008; BENETTI, 2010), the communication contract constitution was investigated from the affective dimension activation. The research articulates the concepts of emotion, affection and feeling (DAMÁSIO, 2000, 2009; ESPINOSA, 1983) in order to understand the affective dimension and bonds in journalism. The analysis took the covers (four content titles in each cover), the cover subject (?Capa?), the editorial (?Carta ao leitor?) and the ?Mensagens? section as the research?s corpus. It was a one-year period analysis: from November, 2015 to October, 2016 which took in consideration 12 of this magazine editions. Through the Discursive Formations (DFs), it was possible to identify five sense nuclei: DF1 ?Self-Knowledge?; DF2 ?Bond and empathy?; DF3 ?Society?s contemporary behaviour?; DF4 ?Alert and difficulty?; DF5 ?Overcoming and optimism?. By the identification of these DFs and the communication contract proposed by the magazine, the Vida Simples affective speech was characterized as aiming to reiterate the empathy as a sense effect and mobilizing constant feelings and emotions, in order to produce a pathetic event, which can be considered as an ?effective speech? in Vida Simples magazine.Bertasso, DaianeUniversidade Federal de Santa CatarinaViegas, Débora Cerutti2018-06-14T04:04:23Z2018-06-14T04:04:23Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis156 p.| il.application/pdf352141https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/186999porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-06-14T04:04:23Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/186999Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732018-06-14T04:04:23Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv O discurso afetivo na revista Vida Simples: estratégias discursivas para a (re)afirmação do contrato de comunicação
title O discurso afetivo na revista Vida Simples: estratégias discursivas para a (re)afirmação do contrato de comunicação
spellingShingle O discurso afetivo na revista Vida Simples: estratégias discursivas para a (re)afirmação do contrato de comunicação
Viegas, Débora Cerutti
Jornalismo
Análise do discurso
Periódicos
Afeto (Psicologia)
Emoções
title_short O discurso afetivo na revista Vida Simples: estratégias discursivas para a (re)afirmação do contrato de comunicação
title_full O discurso afetivo na revista Vida Simples: estratégias discursivas para a (re)afirmação do contrato de comunicação
title_fullStr O discurso afetivo na revista Vida Simples: estratégias discursivas para a (re)afirmação do contrato de comunicação
title_full_unstemmed O discurso afetivo na revista Vida Simples: estratégias discursivas para a (re)afirmação do contrato de comunicação
title_sort O discurso afetivo na revista Vida Simples: estratégias discursivas para a (re)afirmação do contrato de comunicação
author Viegas, Débora Cerutti
author_facet Viegas, Débora Cerutti
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Bertasso, Daiane
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Viegas, Débora Cerutti
dc.subject.por.fl_str_mv Jornalismo
Análise do discurso
Periódicos
Afeto (Psicologia)
Emoções
topic Jornalismo
Análise do discurso
Periódicos
Afeto (Psicologia)
Emoções
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Jornalismo, Florianópolis, 2017.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2018-06-14T04:04:23Z
2018-06-14T04:04:23Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 352141
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/186999
identifier_str_mv 352141
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/186999
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 156 p.| il.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652345455673344