Análise da eficácia do regime de metas de inflação adotado pelo banco central do Brasil desde 1999
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/192884 |
Resumo: | TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Socioeconômico. Economia. |
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Análise da eficácia do regime de metas de inflação adotado pelo banco central do Brasil desde 1999Política MonetáriaRegime de Metas de InflaçãoRegra de TaylorTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Socioeconômico. Economia.Desde a década de 90, países tem adotado o Regime de Metas de Inflação (RMI) como mecanismo de controle inflacionário. A partir de 1999, o Brasil passou a utilizar o tripé macroeconômico (superávit primário, câmbio flutuante e Regime de Metas de Inflação). De 1999 a 2017, a inflação medida pelo IPCA ficou acima do centro da meta por 14 anos, sendo 4 deles acima também dos limites estabelecidos. Entre as consequências da aplicação do RMI, estão que as taxas de juros elevadas da economia brasileira podem ter gerado problemas endógenos, contribuindo para um aumento do déficit público. Apesar das recentes diminuições na taxa Selic, o juro real no Brasil foi sistematicamente elevado, sufocando o investimento privado e tornando baixa a dinâmica de crescimento econômico. Este trabalho avalia a eficácia do RMI no país e aborda as críticas estruturalista, pós-keynesiana e ortodoxa sobre este tema.Since the 90's countries have adopted the Inflation Target Regime as a mechanism of inflation control. From 1999 onwards, Brazil started to use the macroeconomic tripod (primary surplus, floating exchange rate and Inflation Target Regime). From 1999 to 2017, the inflation measured by the IPCA was above the goal center for 14 years, 4 of them also being above the established limits. Among the consequences of the implementation of the regime, are that the high interest rates of the Brazilian economy may have generated endogenous problems, contributing to an increase in the public deficit. Despite recent decreases in the Selic rate, real interest rates in Brazil were systematically high, stifling private investment and slowing economic growth. This paper evaluates the effectiveness of IMR in the country and addresses the structuralist, post-Keynesian and Orthodox criticisms on this topic.Florianópolis, SCVasconcelos, Daniel de SantanaUniversidade Federal de Santa CatarinaMelo, Jessica Bahia2019-01-09T10:39:44Z2019-01-09T10:39:44Z2018-12-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis82 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/192884porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-08-07T14:29:54Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/192884Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-08-07T14:29:54Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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