Evasão no curso de graduação em ciências econômicas - presencial - da Universidade Federal de Santa Catarina

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mallmann, Ana Aparecida Gomes
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/107027
Resumo: Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Administração Universitária, Florianópolis, 2013.
id UFSC_e5733be27f99817816471f4a29ed15fb
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/107027
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Evasão no curso de graduação em ciências econômicas - presencial - da Universidade Federal de Santa CatarinaAdministraçãoEvasao universitariaSanta CatarinaEstudantes universitáriosSanta CatarinaAvaliação institucionalEnsino superiorSanta CatarinaDissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Administração Universitária, Florianópolis, 2013.A evasão no ensino superior brasileiro tem sido uma das maiores preocupações dos gestores das universidades. Não uma causa única pela complexidade territorial e cultural que alicerça o sistema educacional nacional. Por essas razões, desenvolveu-se esta dissertação de mestrado, junto ao Mestrado Profissional em Administração Universitária (PPGAU), para compreender as causas da evasão no curso de graduação em Ciências Econômicas, modalidade presencial, da Universidade Federal de Santa Catarina. O público-alvo do estudo foram os alunos do turno diurno e noturno que evadiram no período de 2006 a 2012. Optou-se por alicerçar a pesquisa na literatura sobre ensino superior, avaliação institucional e evasão universitária. A técnica usada teve um caráter quantitativo-qualitativo, caracterizando-se como uma pesquisa descritiva. O instrumento de coleta de dados foi o do questionário estruturado, com perguntas fechadas no estilo Likert, bem como perguntas complementares abertas, remetido via Google Docs. A amostra ficou em 148 entrevistados de uma população composta de 559 participantes. A coleta de dados ocorreu nos meses de abril e maio de 2013. Os resultados da pesquisa apontaram fatores influenciadores do abandono/desistência: o fato do curso não ter atendido as suas expectativas; e desilusão com o curso por ser muito teórico e não integrado ao mercado de trabalho. Uma das alternativas elencada não foi representativa para o abandono/desistência do curso em questão, qual seja, a insegurança no campus, principalmente no turno noturno. As principais conclusões e recomendações do trabalho apontaram que é necessário ampliar o conteúdo ministrado com associação à prática empresarial sob o enfoque das Ciências Econômicas. Recomenda-se, com isso, a ampliação de palestras com profissionais que estejam exercendo a gestão econômica das empresas, bem como visitas técnicas que possibilitem a aproximação da base teórica com a prática empresarial. Portanto, esses aspectos precisam ser debatidos nas reuniões departamental a fim de que se defina uma comissão para a operacionalização dessas descobertas e que haja troca de informações com os demais cursos de Ciências Econômicas do Brasil. <br>Abstract : School desertion in Brazilian higher education has been one of the biggest concerns of universities' managers. There is not only one cause for the territorial and cultural complexity that is the basis of the national educational system. For these reasons, this Master's dissertation was developed, with the Master's Program in University Administration (PPGAU), to understand the causes of desertion in the on-site Economic Sciences course at the Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). The target audience of this study was the students in the day and night classes who fled in the period from 2006 to 2012. It was decided to base the research on the literature about higher education, institutional assessment and university desertion. The technique here used had a quantitative-qualitative nature, being characterized as a descriptive research. The data collection tool was a structuralized questionnaire, with closed questions in the Likert style, as well as supplementary opened questions, made via Google Docs. The sample was of 148 interviewed people in a population composed of 559 participants. The data collection took place in the months of April and May 2013. The results of the research pointed out contributing factors of deserters/waivers: the fact of the course not having their expectations met; disappointment for the course being too theoretical and not integrated with the labour market. One of the alternatives listed was not representative for the abandonment/desistance of the course at issue, which is the campus insecurity, mainly in the night classes. The main conclusions and recommendations of this work had pointed to some conclusions: it is necessary to extend the content taught to the business practice, with an approach to Economic Sciences, thus it is also recommended to extend the lectures with professionals who are practicing economic management of enterprises, as well as technical visits that can make possible the approach between the theoretical basis and the business practice. Therefore, these aspects need to be discussed in the departamental meetings and the creation of a commission for the implementation of these discoveries has to be put in place, in addition to information exchange with other Economic courses of Brazil.Rocha, Rudimar Antunes daUniversidade Federal de Santa CatarinaMallmann, Ana Aparecida Gomes2013-12-05T23:00:52Z2013-12-05T23:00:52Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis153 p.| il., grafs., tabs.application/pdf320587https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/107027porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-01-12T02:39:33Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/107027Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-01-12T02:39:33Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Evasão no curso de graduação em ciências econômicas - presencial - da Universidade Federal de Santa Catarina
title Evasão no curso de graduação em ciências econômicas - presencial - da Universidade Federal de Santa Catarina
spellingShingle Evasão no curso de graduação em ciências econômicas - presencial - da Universidade Federal de Santa Catarina
Mallmann, Ana Aparecida Gomes
Administração
Evasao universitaria
Santa Catarina
Estudantes universitários
Santa Catarina
Avaliação institucional
Ensino superior
Santa Catarina
title_short Evasão no curso de graduação em ciências econômicas - presencial - da Universidade Federal de Santa Catarina
title_full Evasão no curso de graduação em ciências econômicas - presencial - da Universidade Federal de Santa Catarina
title_fullStr Evasão no curso de graduação em ciências econômicas - presencial - da Universidade Federal de Santa Catarina
title_full_unstemmed Evasão no curso de graduação em ciências econômicas - presencial - da Universidade Federal de Santa Catarina
title_sort Evasão no curso de graduação em ciências econômicas - presencial - da Universidade Federal de Santa Catarina
author Mallmann, Ana Aparecida Gomes
author_facet Mallmann, Ana Aparecida Gomes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rocha, Rudimar Antunes da
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Mallmann, Ana Aparecida Gomes
dc.subject.por.fl_str_mv Administração
Evasao universitaria
Santa Catarina
Estudantes universitários
Santa Catarina
Avaliação institucional
Ensino superior
Santa Catarina
topic Administração
Evasao universitaria
Santa Catarina
Estudantes universitários
Santa Catarina
Avaliação institucional
Ensino superior
Santa Catarina
description Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Administração Universitária, Florianópolis, 2013.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-12-05T23:00:52Z
2013-12-05T23:00:52Z
2013
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 320587
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/107027
identifier_str_mv 320587
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/107027
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 153 p.| il., grafs., tabs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808651897745178624